8 passos para obter empréstimo para um imóvel de investimento

Algumas pessoas sortudas possuem propriedades – e muitas! Mas muitos investidores que compram para arrendar e pedem um empréstimo para um imóvel de investimento começam com pouco mais do que uma hipoteca na sua primeira propriedade BTL (do termo Inglês “Buy-To-Let”). Portanto, se pretende explorar a melhor maneira de iniciar um portefólio e obter uma hipoteca, continue a ler.

Poupe para obter empréstimo para um imóvel de investimento

A primeira coisa que precisa de fazer se estiver a pensar em obter qualquer hipoteca é economizar para um depósito. Porque, dependendo de quanto poderá economizar, poderá ter a melhor taxa. O mínimo absoluto de que precisará é de 5% do preço da sua propriedade. No entanto, se puder economizar 10% ou mais, poderá obter condições mais favoráveis.

Corte nas despesas, se for preciso

Embora isto pareça quase o mesmo que a nota anterior, precisa de provar a um credor hipotecário que tem folga no seu rendimento para poder pagar a hipoteca. Porque, se gastar todo o seu rendimento, não está em condições de receber um grande empréstimo. Portanto, cerca de seis meses antes de solicitar a sua hipoteca, corte tudo o que for desnecessário, como férias caras.

Verifique o seu relatório de créditos

Ter um excelente crédito é fundamental para ter uma hipoteca aprovada. Assim, para evitar surpresas desagradáveis, obtenha um relatório de crédito e verifique se está tudo em ordem. Se encontrar algum erro ou problema, poderá entrar em contacto com as empresas relevantes para pagar dívidas que tenha ou com detentores de informações financeiras imprecisas sobre si.

Veja quanto precisa de pedir emprestado

Se está ainda no início da sua carreira, o seu salário e o valor que pode ter emprestado serão menores. Então, use algumas calculadoras de hipotecas para saber quanto precisará de pagar mensalmente. Pode ainda dar um passo mais à frente e pedir a um credor hipotecário que lhe dê um acordo prévio. Então, é aqui que um credor concorda em lhe oferecer a quantia que emprestará, desde que os seus documentos e rendimentos estejam corretos e seja escolhida uma propriedade adequada.

Escolha o tipo de hipoteca para obter empréstimo para um imóvel de investimento

Tal como a maioria das coisas na vida, as hipotecas diferem significativamente umas das outras. Pode escolher uma hipoteca fixa, variável ou rastreadora. Uma taxa fixa é útil se conseguir bloquear uma taxa baixa. Uma hipoteca variável rastreia a taxa de juro do credor e a rastreadora segue a taxa de juro do Banco de Portugal. Então, se tiver alguma folga no seu rendimento, uma taxa variável pode ser melhor. Mas se não tiver muito dinheiro extra, é melhor fechar o negócio com uma taxa fixa.

Além destes tipos de hipoteca, quer que o imóvel seja seu no final do prazo? Nesse caso, precisará de pagar mais e obter uma hipoteca de reembolso. Porque a maioria das hipotecas BTL são apenas com juros e, após o prazo da hipoteca, o banco ainda requer o valor original do empréstimo de volta. Mas entretanto, a sua propriedade deve ter aumentado o suficiente para obter um lucro muito bom após um prazo típico de hipoteca de 15 a 25 anos.

Tenha a documentação pronta

Irá precisar de preparar a papelada para o banco processar o seu pedido de empréstimo. Então, os documentos de que vai precisar são os seguintes:

  • ID, como cartão do cidadão, carta de condução ou passaporte
  • Recibo de vencimento dos últimos 3 meses e declaração de IRS
  • Extratos bancários dos últimos 6 meses
  • Contas de serviços públicos relativas à sua morada atual

Se trabalha por conta própria, também precisará de de mostrar contas, fazer uma autoavaliação e entregar as declarações fiscais, assim como prova de potenciais futuros contratos.

Escolha uma propriedade adequada e submeta uma proposta

Depois de descobrir quanto pode pedir emprestado, pode começar a comprar o seu primeiro imóvel BTL. Mas não pode se inscrever sem enviar os detalhes da propriedade. Irá precisar de informações profissionais para garantir que a propriedade está sólida e não tem grandes problemas, como por exemplo humidade, podridão e problemas estruturais.

Receba a proposta de empréstimo

Depois de ter a sua proposta de empréstimo, está quase tudo pronto. Mas isso pode demorar cerca de quatro semanas. O seu advogado irá então providenciar para que o seu credor hipotecário transfira os fundos para o vendedor na data de conclusão do negócio.

Empréstimo para um imóvel de investimento: A não esquecer

Seguir estes passos irá ajudá-lo a ter a sua primeira hipoteca BTL aprovada. Aqui tem um breve resumo:

  • Economize um depósito de pelo menos 5%. Quanto maior for o seu depósito, melhores serão as taxas que poderá obter
  • Reduza os gastos, se necessário, para provar que pode pagar a hipoteca, mesmo durante os períodos em que não receber a renda
  • Verifique o seu relatório de crédito e lide com quaisquer imprecisões ou descuidos
  • Calcule quanto deseja pedir emprestado. Pode usar calculadoras de hipotecas para calcular a sua mensalidade aproximada
  • Escolha o tipo de hipoteca
  • Prepare a papelada, certificando-se de ter contas de serviços públicos, recibos de vencimento, documentos de identidade e extratos bancários
  • Escolha uma propriedade adequada e submeta a sua proposta

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS