antes de um inquilino entrar

Então encontrou um inquilino para o seu imóvel. Excelentes notícias! Mas ainda há algumas coisas que tem de fazer antes de um inquilino entrar, poder entregar-lhe as chaves e receber a sua renda mensal.

Fazer uma lista de verificação é fácil e garante que tudo está em ordem, para que se possa sentar e relaxar com o que deve ser um acordo mutuamente benéfico. Aqui está uma lista de verificação super fácil para marcar e riscar, conforme for avançando.

Fazer as reparações necessárias

É da sua responsabilidade garantir que o imóvel esteja em boas condições. Excusado será dizer que tudo, incluindo janelas ou portas partidas, tem que ser reparado.

Além disso, também se deve certificar de que quaisquer reparações relacionadas com a saúde e segurança do seu inquilino sejam realizadas. Deverá também certificar-se de que o imóvel foi pintado recentemente. Se comprou uma propriedade antiga e foi uma pechincha, então essa casa precisa de uma atenção especial. Por exemplo, verifique se foi removida a tinta toda, pois esta poderia ser à base de chumbo. E o pó também é visto como um perigo.

Aumente o nível de segurança do imóvel e veja se este tem portas à prova de ruído e trancas nas janelas. Porque um assalto não é propriamente do interesse da sua carteira nem da segurança do seu inquilino. Além disso, certifique-se de que a propriedade esteja livre de mofo e humidade.

Verificar canos, aquecimento e eletricidade

A seguir, garanta que todos os problemas de canalização, aquecimento e eletricidade na propriedade são reparados. Para além disso, a legislação diz que tem que ter uma certificação anual de gás. Também tem de verificar se os aparelhos elétricos estão certificados. Para além disso, não se esqueça da sua obrigação legal de ter os detetores de monóxido de carbono em pleno funcionamento.

Limpar o imóvel

Verifique se a propriedade está escrupulosamente limpa. Porque isso dá aos seus inquilinos um ponto de partida. E assim, indica-lhes como espera encontrar o imóvel quando o arrendamento terminar. Embora possa chamar amigos e familiares para ajudar na limpeza de uma propriedade, esta não será a primeira escolha de alguns para passarem o dia. Mas poderá sempre pode contratar uma empresa de limpeza para fazer isso.

Completar todas as inspeções necessárias

Deve certificar-se de que todas as inspeções dos aquecedores a gás, eletricidade e monóxido de carbono foram feitas. Para além disso, não se esqueça também de confirmar se o imóvel tem toda a documentação essencial e verifique se a casa não tem mofo, humidade, tinta à base de chumbo ou fugas de água.

Veja também se existem as saídas de incêndio adequadas, casas de banho e espaço suficientes para o número de inquilinos que vão residir no imóvel. Está no seu direito de explicar aos seus inquilinos que deseja realizar uma inspeção ao imóvel de seis em seis meses. Assim, garantirá que a sua propriedade será mantida como pretende, estará limpa e livre de atividades ilegais.

Mudar as fechaduras

Mesmo que seja apenas o caso de alterar o contrato de um inquilino para outro, vai precisar de trocar as fechaduras antes de um inquilino entrar. Porque nunca se sabe se um antigo inquilino poderia voltar a tentar entrar a qualquer momento. Se eles fizessem isso, você seria o responsável. Porque não estaria a cumprir o seu dever de proteger o seu inquilino atual.

Antes de um inquilino entrar, satisfazer os pedidos do mesmo

Também é importante preencher todas as solicitações do seu locatário, com as quais concordou quando lhe mostrou a casa. Por exemplo, colocar uma cancela ao pé da escada para os bebés. Ou uma aba para os gatos, caso tenha concordado que pode haver animais de estimação. Ou ainda alguns móveis.

Se for sobre pequenas alterações, é melhor fazer você mesmo. Afinal de contas, é a sua propriedade e você sabe o que está a fazer. Ou então pode chamar um carpinteiro, eletricista ou outro profissional de confiança. Os inquilinos não possuem uma propriedades e, como tal, não têm a melhor experiência para fazerem obras de qualidade. Basta um novato ansioso tentar usar um berbequim para perfurar a parede. Isso pode causar um dano grave ou fatal no imóvel.

Também é sempre um gesto simpático e pode ajudar a estabelecer um bom e respeitoso relacionamento com os seus inquilinos se os puder ajudar com alguns móveis, se eles precisarem.

Receber o primeiro mês de renda e a caução

No dia das mudanças ou antes, deverá cobrar a renda do primeiro mês e a caução que geralmente é equivalente à renda de um mês inteiro. Certifique-se de ter feito verificações do rendimento do inquilino para que saiba que ele é capaz de lhe pagar todos os meses seguintes.

Assinar o novo contrato de arrendamento

Cada novo inquilino requer um novo contrato de arrendamento. Existem modelos de documentos de arrendamento disponíveis com uma assinatura Rentila que são tudo o que precisa para alugar propriedades. O arrendamento deve estipular a duração do contrato e todas as obrigações que o senhorio e o inquilino têm. O contrato de arrendamento deve detalhar quem é responsável pela manutenção do imóvel. E se houver jardim, por exemplo, o contrato deve estipular quem fará a respetiva manutenção.

Verificar a lista de mudanças com o inquilino

Ao encontrar o inquilino no dia da mudança, deve percorrer a propriedade e fazer uma lista de verificação com o mesmo, incluindo uma lista do estado em que o imóvel se encontra. Assim, isso significa verificar cada divisão e as condições exatas em que esta se encontra. Depois, avaliar a mesma como excelente, muito bom ou bom, bem como quaisquer móveis e eletrodomésticos incluídos no negócio.

Dar os seus dados de contacto ao inquilino

Pode seguir o seu caminho feliz e seguro, mas não se esqueça de lhes fornecer os seus dados de contacto. Como estará ocupado, dê-lhes diretrizes claras sobre o que o devem informar e como o poderão fazer. Se for uma emergência, como um assalto ou uma cheia, então, diga-lhes que podem obviamente usar o seu número de telemóvel. Caso contrário, diga-lhes para enviarem um e-mail sobre outros problemas. É o caso de perguntas gerais sobre como fazer uma alteração no imóvel ou no jardim, por exemplo.

A não esquecer antes de um inquilino entrar

Certifique-se sempre de que tudo está legal e é seguro para os seus inquilinos antes destes se mudarem. Isto significa que:

  • A propriedade está limpa.
  • Possui as certificações necessárias de gás, eletricidade e monóxido de carbono.
  • Tem fechaduras seguras.
  • Tem um novo contrato de arrendamento em vigor e verificou as condições do imóvel.
  • E que seus inquilinos saibam quais as suas responsabilidades de manutenção e tenham os seus dados de contacto em caso de emergência.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS