Preocupações de um senhorio

Ser senhorio é um empreendimento enorme. Não é uma forma passiva de arrendamento em que o dinheiro da renda é depositado na sua conta bancária todos os meses e da qual é descontado o pagamento da hipoteca. Se fosse apenas isso! As preocupações de um senhorio são várias. Aqui listamos as maiores preocupações de um senhorio para 2020.

Impostos

Para além do IRS, ao entregar o modelo 2 da declaração do mesmo imposto, automaticamente as Finanças procedem à liquidação do imposto do selo devido pela celebração do contrato de arrendamento. O valor do imposto do selo corresponde a 10% do valor da renda mensal.

Para além disso, com os proprietários a enfrentarem cargas fiscais mais altas, inevitavelmente reduzindo as suas margens de lucro, muitos terão poucas opções além de aumentar as rendas num mercado em que a procura está a diminuir. O aumento da renda uma vez por ano é legal, se o valor do aumento for razoável e justo, e o senhorio deve avisar o inquilino com um mês de antecedência, se este pagar mensalmente.

No entanto, aumentar a renda pode levar alguns inquilinos a quererem mudar-se. Outros inquilinos podem simplesmente não conseguir pagar a renda aumentada, o que pode levar a atrasos no pagamento da renda.

Pagamento de rendas

Num mundo perfeito, os inquilinos perfeitos pagariam a renda atempadamente todos os meses. A maioria dos proprietários já se encontrou em situação de atraso ou falta de pagamento da renda por parte dos seus inquilinos. Esta continua a ser uma das maiores preocupações dos proprietários, ano após ano. Normalmente, os atrasos ​​do pagamento da renda não são causados ​​por inquilinos mal intencionados que desejam morar na sua propriedade sem pagar. Nos últimos anos, o custo de vida em Portugal continuou a subir, com os salários estagnados.

De facto, a maioria dos inquilinos prioriza o pagamento da renda antes de outras contas. Portanto, se o inquilino estiver com dificuldades para pagar a renda, uma abordagem compreensiva é frequentemente essencial, em vez de despejar as pessoas. Pode muito bem acontecer que uma conta inesperada, como a reparação de um veículo, possa ser o motivo pelo qual o inquilino está a ter dificuldade em pagar a renda. No entanto, se tiver uma boa comunicação com o seu inquilino e tentar encontrar uma solução, poderá reduzir o stress e a preocupação de ambas as partes.

Ninguém quer despejar ninguém, portanto, se puder encontrar uma solução, é melhor fazer isso mesmo. No entanto, você não é obrigado a abrigar pessoas que não têm meios para pagar a renda e pode eventualmente ser necessário solicitar que os inquilinos saiam.

Não deixe que as rendas em atraso fiquem fora de controle, pois o seu inquilino descobrirá que a dívida é inatacável, pois eles também podem fazer algumas poupanças para arrendar outro imóvel. Da mesma forma, não deixe que as dificuldades do seu inquilino o levem a um ponto de rutura financeira.

Recusa em sair

Se for forçado a despejar um inquilino por qualquer motivo, poderá acontecer que um inquilino se recuse a sair. Essa não é uma ocorrência tão rara quanto possa imaginar, dado que cerca de 17% dos proprietários já enfrentaram essa situação desagradável. Muitos inquilinos podem simplesmente não ter os meios para seguir em frente e podem atrasar a sua saída enquanto economizam para arrendar casa noutro sítio.

Durante todo o tempo em que não estiver a receber a renda, terá o prejuízo do despejo, o que é um negócio desfavorável. Como cerca de 17% dos proprietários já enfrentou esse problema, é aconselhável tomar providências para essa eventualidade. Escolha uma apólice de seguro para senhorios que cubra a perda da renda e as custas judiciais, e isso tornará a situação muito menos preocupante financeiramente.

Reparações

Outra grande preocupação que os proprietários têm é o custo das reparações quando um inquilino se vai embora.

Caso o senhorio não cumpra com este encargo no período de seis meses (a contar da data da recepção da comunicação por escrito por parte do inquilino), este ver-se-á obrigado a pagar ao inquilino uma indemnização correspondente a 10 anos de renda.

Períodos sem arrendamento

Com os pagamentos da hipoteca a precisarem de ser pagos todos os meses, uma das maiores preocupações de um proprietário é o período em que o seu imóvel para arrendar permanece vazio e este não tem rendimento para suportar o pagamento da hipoteca.

Compreensivelmente, um período prolongado de alguns meses pode facilmente levar muitos proprietários a atingirem o ponto de rutura financeira. E demora apenas um curto período de tempo para que os proprietários com as suas finanças sobrecarregadas tenham que enfrentar a recuperação de uma propriedade por parte da entidade bancária que realizou o empréstimo.

Para evitar períodos vazios, tente escolher, dentro do possível, inquilinos com maior probabilidade de permanecerem por mais tempo e seja um bom proprietário, para não dar aos seus inquilinos motivos para saírem.

Obviamente, as circunstâncias de todos mudam de tempos a tempos, portanto, é necessário procurar novos inquilinos. Se inspecionar regularmente o seu imóvel arrendado a cada poucos meses, garantirá que não tenha surpresas desagradáveis ​​e dispendiosas quando um inquilino sair e poderá rapidamente voltar a arrendar a sua propriedade.

Lista de preocupações de um senhorio: Importante não esquecer

Antes de avançar como proprietário em 2020, deve pensar em algumas coisas que fazem parte de algumas preocupações de um senhorio. Prestar muita atenção às suas finanças pode ajudá-lo a evitar dificuldades financeiras.

  • Proteja-se de ter que suportar reparações excessivas, verificando periodicamente o seu imóvel arrendado. O seguro para os proprietários pode ajudá-lo com quase todos os problemas e cobrir a maioria das eventualidades.
  • A boa comunicação com os inquilinos com rendas em atraso pode ajudar a evitar o despejo.
  • Para evitar períodos vazios, tente escolher, dentro do possível, inquilinos com maior probabilidade de permanecerem por mais tempo.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS