inquilinos problemáticos

Arrendar uma casa é um negócio sem igual. Ou seja, é algo que requer um investimento bastante grande, e a pessoa a quem você vende (ou seja, o seu inquilino) pode fazer ou destruir o seu negócio. Basicamente, está a confiar uma parte significativa das suas finanças a outra pessoa. Desta forma, um inquilino problemático pode destruir o seu ninho de ovos de ouro. Arrendar a inquilinos problemáticos também lhe pode causar stress ou até mesmo afetar seriamente a sua saúde física e mental. Por isso, tem que fazer tudo o que puder para evitar isso. Mas como fazê-lo, exatamente?

Referenciação de inquilinos

A referenciação de inquilinos é vital para garantir que possa saber mais sobre os seus inquilinos. Qualquer pessoa pode chegar à sua propriedade e parecer apresentável e adequado durante meia hora. Referenciar, no entanto, vai muito além de alguém que possui um par de sapatos elegantes e um sorriso simpático por um período limitado de tempo.

É aqui que muitos proprietários cometem um grande erro e confiam no instinto. A referenciação fornece duas informações principais. Quando arrenda o seu imóvel, está à procura de dois atributos principais num inquilino. Em primeiro lugar, eles podem pagar a renda? E em segundo lugar, eles podem tratar da sua propriedade como você deseja, sem se comportarem de forma anti-social com os vizinhos?

A referenciação fornece-lhe a situação de emprego e a referência de crédito, para que possa verificar se uma pessoa está a trabalhar e se paga as suas contas. Em segundo lugar, as referências dos proprietários anteriores irão tranquilizá-lo de que esses inquilinos podem respeitar o imóvel onde investiu.

Referenciar é rápido, fácil e barato, por isso não passe esta etapa crucial ao escolher os seus locatários. Se um inquilino não puder fornecer informações para referência, é melhor não lhe arrendar o imóvel e esperar até encontrar um inquilino que possa.

Verifique regularmente

A frequência com que verifica a sua propriedade só depende de si. Existe uma linha ténue entre ser incómodo e ser amigável. Se não acompanhar uma propriedade durante anos, pode não restar nada da mesma no momento em que a tentar recuperar. Embora não visem causar danos intencionalmente, muitos inquilinos simplesmente não sabem muito sobre a manutenção de uma propriedade. Eles podem não perceber que há sinais de podridão seca. Ou que a árvore no jardim secou e acabará desabando durante uma tempestade.

Ou, obviamente, eles poderiam, intencionalmente, ter deixado entrar alguns gatos que agora se transformaram em muitos gatos. A propriedade agora cheira como uma quinta, e os seus móveis e sofás estão tão arranhados que já não têm valor nenhum. E isso, apesar de não se ter estipulado a presença de nenhum animal de estimação por esse motivo.

Se os seus inquilinos souberem que o senhorio pretende fazer uma verificação regular, é menos provável que abusem da propriedade e da sua confiança. Mas, claro, a chave é sempre a comunicação. Informe os seus inquilinos que pretende verificar a propriedade trimestral ou semestralmente. Dessa forma, já não vai parecer uma pessoa intrometida que não confia inteiramente neles para cuidar do seu imóvel.

Se a sua propriedade parece e cheira como uma casa nova cada vez que a visita durante o primeiro ano, poderá ser seguro passar a ligar uma vez por ano. 

Mantenha o contacto

Na sequência da verificação do imóvel, está a manter o contato com os inquilinos. Quanto melhor for o seu relacionamento com os seus inquilinos, maior a probabilidade de que eles o procurem aos primeiros sinais de um problema.

Ao receber a renda mensal (de preferência por débito direto), porque não enviar uma mensagem de texto amigável, agradecendo e desejando que esteja tudo bem com o imóvel? E que, se tiverem alguma dúvida, para lhe ligarem ou enviarem mensagem.

Inquilinos problemáticos: tenha seguro

As três primeiras coisas que mencionámos foram pensadas para evitar problemas com o imóvel e deverão tranquilizá-lo. Mas nada o pode ajudar mais a dormir descansado do que saber que se o pior acontecer,  estará totalmente seguro.

Muitos proprietários tiveram problemas porque tentaram economizar no seguro. Certifique-se de obter o melhor seguro possível, que cubra bem todas as eventualidades. Isso inclui danos à propriedade, bem como inquilinos que decidam apropriar-se do imóvel. Descobrirá que muitas seguradoras que cobrem propriedades arrendadas têm departamentos que, para além de pagarem, também oferecem um serviço que quase despeja  os inquilinos por si, assumindo o controlo das questões jurídicas.

Portanto, se o stress o mantém acordado à noite, descarte os medicamentos para dormir e melhorer a cobertura do seu seguro. 

Contrato de arrendamento

E, finalmente, um contrato de arrendamento é uma necessidade absoluta. É um contrato entre o senhorio e os inquilinos que torna tudo legal e honesto. Se não tiver um contrato de arrendamento, pode muito bem estar a abrir as suas portas a invasores.

O contrato de arrendamento estipula tudo por escrito para que não haja problemas no futuro. No contrato de arrendamento, pode definir todas as condições para o referido arrendamento. Isso inclui as datas, a duração, quem é responsável pelo quê, como a manutenção do jardim, os utensílios e acessórios e o seu estado, e se os animais de estimação são permitidos, por exemplo.

O Rentila tem contratos de arrendamento disponíveis para os seus clientes no momento da adesão. E se tiver apenas uma ou duas propriedades, é totalmente gratuito.

Como evitar inquilinos problemáticos: a não esquecer

Para garantir que não tenha problemas no futuro com inquilinos problemáticos, certifique-se de cobrir todas as bases.

  • A referenciação é uma necessidade absoluta, permitindo que tenha a certeza de que os inquilinos podem pagar a renda e cuidar da sua propriedade.
  • Verifique regularmente – visite a propriedade regularmente para que um pequeno pormenor não se torne num grande problema.
  • Mantenha o contato – crie um relacionamento com os seus inquilinos para que eles se sintam mais inclinados a entrar em contato consigo.
  • Faça um seguro – se o pior acontecer, tenha um seguro que cubra todas as situações.
  • Contrato de arrendamento – certifique-se de ter um contrato claro por escrito que o proteja legalmente.

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