Arrendar um imóvel mobilado

Depois de comprar a sua nova casa para arrendar, pode desejar mobilá-la pelos padrões de um boutique hotel antes de o fazer. Da mesma forma, suponha que já está perto do seu orçamento máximo e já investiu bastante na reparação de outras áreas da casa. Neste caso, pode ser uma opção bastante atraente arrendar o imóvel com um aspeto limpo, espaçoso e completamente sem mobília. Então, como decidir qual é a melhor opção? Arrendar um imóvel mobilado ou não mobilado?

Neste breve guia, examinamos as vantagens e desvantagens de cada opção para facilitar a sua decisão.

O que significa não mobilado?

Em primeiro lugar, antes de olharmos para as vantagens e desvantagens de cada escolha, precisamos de definir melhor o que é mobilado e o que não é. Existe também o meio termo. Então, vamos lá ver.

Uma propriedade sem mobília tem soalho, uma casa de banho e uma cozinha equipada. Alguns senhorios incluem uma cozinha totalmente equipada num imóvel sem mobília, composta por placa, forno e exaustor. Se tem um orçamento apertado, não precisa de instalar o as máquinas de lavar e o frigorífico, mas isso pode desanimar alguns inquilinos.

E parcialmente mobilado, como fica?

Uma casa parcialmente mobilada possui casa de banho e cozinha. Além disso possui alguns elementos de que um inquilino precisaria. Como por exemplo um sofá e uma mesa de jantar e talvez uma cama num dos quartos. Pode escolher esta opção se tiver várias propriedades e por acaso tiver alguns móveis a mais que use para todas as suas propriedades coletivas.

O que significa completamente mobilado?

Significa um imóvel totalmente mobilado, com tudo o que um inquilino precisa para se mudar. Ou seja, tem sofás e poltronas suficientes para acomodar quantas pessoas lá viverem. E tem camas em todos os quartos. Tem também roupeiros nos quartos e possivelmente mesas de cabeceira e uma cómoda.

Pode ainda ter estantes de livros e uma mesa de centro. Além de placa, forno e exaustor, a cozinha terá também outros eletrodomésticos, como por exemplo um combinado, um micro-ondas e uma chaleira. Pode adicionar ainda alguns tachos, panelas, loiças e utensílios. Pode optar ainda por adicionar roupa de cama nos quartos para que o inquilino possa literalmente mudar-se lavando apenas a sua mala pessoal.

Vantagens de não mobilar

Mais rápido e económico

Se preferir um retorno mais rápido sobre o investimento do arrendamento do seu imóvel, a sua casa também parecerá espaçosa e atraente sem móveis. Se optar por mobilar o imóvel, também terá um seguro mais alto para cobrir o conteúdo e as paredes.

Atrai inquilinos que ficam mais tempo

Os inquilinos que se mudam para uma propriedade sem móveis geralmente ficam mais tempo. Portanto, vale a pena considerar isso antes de se esforçar para mobilar a propriedade. Deve ter em conta a quem está a tentar arrendar antes de ir em frente e mobilar o imóvel.

Menos trabalhoso

Sem móveis, não há necessidade de fazer inventários e verificar se os aparelhos elétricos funcionam corretamente.

Desvantagens de não mobilar

Renda mais baixa

O principal a ter em conta ao deixar a propriedade sem móveis é que nunca alcançará o valor máximo de renda que poderia alcançar. Poe exemplo, pode gastar cerca de 100.000 euros para conseguir uma renda mensal de 500 euros. No entanto, gastando apenas alguns milhares de euros a mais em móveis, poderia facilmente adicionar mais 100 euros a esse valor da renda, razão pela qual muitos proprietários optam por mobilar as suas propriedades.

Vantagens de mobilar

Atraente para todos os setores

Se escolheu um imóvel barato no centro da cidade, onde os estudantes costumam viver, isso irá ditar qual o setor ao qula está a arrendar. Os estudantes e os profissionais jovens raramente têm tempo e dinheiro para começar a acumular móveis. Então, vai precisar de mobilar totalmente a propriedade se tiver uma boa oportunidade de arrendar um imóvel mobilado a este tipo de cliente.

No entanto, muitos proprietários podem muito bem viver sem estes tipo de inquilinos. Portanto, depende apenas de qual é o seu mercado de eleição.

Rendas mais elevadas

É lógico que, se estiver a mobilar um imóvel, poderá conseguir receber uma renda mais alta. Afinal, está a arrendar também os seus móveis e eletrodomésticos, para além da propriedade. Pode optar por mobilá-lo basicamente numa loja económica como a IKEA. Ou, se tiver uma grande propriedade numa boa área da cidade, pode querer mobilar bem a propriedade para conseguir a renda mais elevada possível.

Air BnB

Se o seu imóvel for mobilado de acordo com os padrões de hotéis boutique, pode considerar arrendá-lo no Air BnB. Embora isso possa ser um pouco stressante, dado que isso permite apenas períodos curtos de arrendamento, alcançará um rendimento extremamente elevado por noite ou por semana. Isso significa que provavelmente pode conseguir tanto rendimento numa semana como num mês.

Portanto, a sua propriedade sofrerá muito menos desgaste. É claro que dá muito mais trabalho, pois cada vez que recebe um novo ocupante, terá que limpar o imóvel imaculadamente e providenciar roupa de cama limpa. No entanto, se detesta a ideia de ver a sua propriedade danificada por inquilinos de longa data, então esta pode ser a sua melhor opção.

Desvantagens de mobilar

Custo

Mobilar uma propriedade tem custos. Sendo assim, vai ter que preparar um orçamento de uma quantia substancial para camas, roupeiros, sofás e mesas.

Danos, uso, desgaste e manutenção

Quando se trata de danos e desgaste, há um limite para a durabilidade dos móveis. O sofá cuidadosamente escolhido que tem em casa pode durar dez anos. Mas um sofá mais barato num imóvel arrendado provavelmente começará a parecer um pouco deformado e sujo após cerca de três a cinco anos.

Da mesma forma, produtos de linha branca mais baratos, como micro-ondas, chaleiras e torradeiras, provavelmente deixarão de funcionar nos primeiros anos. E são coisas que terá que substituir. Para além disso, se foi você quem forneceu a máquina de lavar, então é você quem vai receber uma chamada quando ela parar de funcionar e inundar a cozinha.

Arrendamentos mais curtos

Apesar de todos os seus esforços para fazer uma casa parecer aconchegante para que alguém se possa mudar a qualquer momento, infelizmente, pela mesma lógica, os inquilinos também podem sair a qualquer momento. Quando uma propriedade não está mobilada, é preciso muito mais esforço para fazer uma mudança e, por esse motivo, os inquilinos tendem a ficar mais tempo em casas não mobiladas.

Arrendar um imóvel mobilado ou não: A não esquecer

Antes de decidir se vai mobilar o seu imóvel, é melhor determinar para que tipo de cliente pretende arrendar. Se desejar obter um valor de renda o mais alto possível, terá que mobilar o imóvel. Mas isso pode gerar muitos aborrecimentos e despesas. Aqui estão alguns pontos-chave a serem recordados:

  • Propriedades sem mobília atraem inquilinos por mais tempo;
  • Numa propriedade mobilada terá que fornecer um inventário dos móveis;
  • Para atrair alunos, irá precisar de mobilar e equipar completamente a sua propriedade;
  • Terá que substituir móveis gastos, e isso não é dedutível nos impostos;
  • Terá também que estar disponível para lidar com as reparações de máquinas de lavar e outros produtos de linha branca que fornecer;
  • Pode considerar mobilar o seu imóvel segundo um padrão muito elevado e arrendá-lo por curtos períodos de tempo no AirBnB. No entanto, isso é mais arriscado;

 

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS