fluxo de caixa adequado para os seus arrendamentos

Neste artigo, vamos explorar a razão pela qual o fluxo de caixa é fundamental nesta área, delinear a sua essência e elucidar como avaliar qual o montante do fluxo de caixa adequado para os seus arrendamentos.

Assim, embarcar numa viagem ao domínio do investimento imobiliário de compra para arrendamento (BTL) requer compreender o conceito fundamental de fluxo de caixa. Embora a simples menção da matemática possa evocar memórias de confusão infantil, compreender os meandros do fluxo de caixa é indispensável para navegar com sucesso no panorama do investimento imobiliário.

Continue a ler

despejar um inquilino em portugal

As opções legais disponíveis para despejar um inquilino em Portugal são tradicionalmente complexas e dispendiosas, pelo que o processo pode ser bastante assustador.

No entanto, compreender o quadro jurídico e seguir os procedimentos corretos pode facilitar a tarefa. Assim, quer seja por falta de pagamento da renda, por incumprimento do contrato ou por outros motivos, é essencial conhecer os passos a seguir. Eis um guia completo sobre como despejar um inquilino em Portugal.

Continue a ler

Janeiro de 2024

Todos os meses, a Rentila oferece-lhe uma visão geral da imprensa imobiliária. Assim, no programa deste mês de janeiro de 2024 temos: Casas eficientes, casas flutuantes e outras tendências emergentes no mercado imobiliário, a evolução dos preços do arrendamento e outros temas de interesse imobiliário. Continue a ler

documentos que os senhorios devem apresentar num arrendamento

Embora possa parecer que arrendar uma propriedade é bastante simples, ser senhorio implica uma série de responsabilidades legais que se destinam a protegê-lo a si e ao seu inquilino.

Vamos então ver os 9 documentos que os senhorios devem apresentar num arrendamento.

Continue a ler

Dezembro de 2023

Todos os meses, a Rentila oferece-lhe uma visão geral da imprensa imobiliária. Assim, no programa deste mês de dezembro de 2023 temos: o aumento das rendas antigas e a sua relação com a inflação, os direitos e deveres dos inquilinos e dos senhorios num arrendamento, o mercado das residências de estudantes e outros assuntos e conselhos para o setor imobiliário. Continue a ler

definir o preço de arrendamento correto

Quer se trate de um arrendamento tradicional ou de um arrendamento para férias, definir o preço de arrendamento correto de um imóvel é um processo mais complexo do que parece. No entanto, definir uma renda razoável é uma das tarefas mais importantes para os proprietários.

Por um lado, obviamente que não se deve fixar um preço demasiado baixo para o imóvel, pois o lucro seria reduzido ou mesmo nulo. Por outro lado, um preço demasiado elevado pode repelir o interesse dos potenciais inquilinos do imóvel.

A seguir, vamos explorar os passos básicos para definir o preço correto para arrendar o seu imóvel. Então, é fundamental compreender que há muitos fatores que influenciam a definição do preço, o que torna difícil determinar o exato valor de mercado.

Continue a ler

novembro de 2023

Todos os meses, a Rentila oferece-lhe uma visão geral da imprensa imobiliária. No programa deste mês de novembro de 2023: O abrandamento da inflação, as novas leis da habitação em Portugal e Espanha e as suas semelhanças, o programa Arrendar Para Subarrendar, entre outros assuntos do mercado imobiliário. Continue a ler

Rotação de inquilinos

A rotação de inquilinos é um fator crucial da gestão imobiliária. Este fenómeno, não só afeta a estabilidade financeira do senhorio, como também pode ter impacto na relação senhorio-inquilino. Então, neste artigo, vamos explorar estratégias eficazes para reduzir a rotação dos inquilinos, minimizar a desocupação e, em última análise, maximizar os lucros.

Continue a ler

Outubro de 2023

Todos os meses, a Rentila oferece-lhe uma visão geral da imprensa imobiliária. No programa deste mês de outubro de 2023: Como vai evoluir o preço das rendas em 2024, regras para ter animais de estimação em casas arrendadas, o despejo de inquilinos com mais de 65 anos, os direitos e deveres dos senhorios e dos inquilinos, entre outros temas. Continue a ler