Investir em alojamentos para estudantes? Dicas para senhorios

Os alunos não são exatamente o pináculo da sociedade. Passando pelo menos três anos sem trabalhar depois de saírem dos cuidados protetores dos pais, eles são sinónimos de muita bebida, ainda não controlada, e ainda precisam da mãe para limpar o quarto e lavar as calças. Então, porque carga de água você iria querer investir em alojamentos para estudantes e arrendar a estes fofinhos curiosos, que já são adultos? Essa é a grande questão.

Mas, se pretende construir um portefólio de propriedades de um milhão de dólares, os alunos precisam de um sítio para morar. E o arrendamento a estudantes apresenta uma das melhores possibilidades de lucro em termos de arrendamentos. Então, vamos ver como os alunos podem ser uma ótima maneira de aumentar o seu portefólio, assim como algumas dicas importantes.

Porque devo arrendar a estudantes?

Imagine comprar uma casa grande e algo decadente de seis quartos com três salas de estar e três casas de banho por uma pechincha num leilão.

Arrendar a uma família

Se quiser seguir o caminho do arrendamento como casa de família vai gastar uma fortuna a preparar esta enorme casa para arrendar. Depois de instalar luzes e acessórios de alta qualidade, pode ter dificuldade em procurar um inquilino de longo prazo.

É altamente improvável que qualquer família que possa pagar por esse tipo de casa pretenda pagar uma renda elevada durante muito tempo. Só estarão à procura de um imóvel até que concluam a venda e a compra da sua casa própria. Ou estão apenas numa viagem de negócios em Portugal durante uns meses. Ou a passar por uma reforma prolongada na sua residência permanente. Pouco depois de ter arrendado a casa, vai ter que procurar novos inquilinos novamente, e por não ser a casa ideal para muitos, é provável que passe muito tempo sendo visitada, mas não alugada.

Arrendar a um grupo de estudantes

Transforme aquela casa pobre numa residência de estudantes para 6 ou 8 pessoas, e vai ver que terá lucros excelentes. O preço da renda para um aluno é, em média, de 320 euros por mês e cerca de 3500 por ano. Multiplique isso por seis e terá um rendimento mensal de 1920 euros e um total anual de mais de 21000 euros em rendas. E se baseasse isso em oito alunos, então teria uma renda mensal de 2560 e um rendimento anual de 28000 euros, já que não há necessidade de fornecer três salas aos alunos.

Os alunos geralmente pagam melhor a renda do que imagina. Ou deveríamos dizer que os seus pais a pagam. E não faz muito sentido que os pais entreguem o dinheiro aos filhos para pagar a renda. Normalmente, os pais fazem uma transferência mensal fixa. 

Quando os alunos vão para a universidade no primeiro ano, a universidade geralmente oferece alojamento nesse ano. Mas com acomodação limitada, os alunos do segundo, terceiro e quarto ano procuram propriedades para arrendar. Portanto, você poderá conseguir ter um contrato de arrendamento razoavelmente longo.

E, nesta perspetiva de clientes, as expectativas padrão em termos de luzes e acessórios simplesmente são mais simples. A casa pode sofrer desgaste, mas se não custou quase nada mobilar a casa com móveis em segunda mão, não perderá muito se estes precisarem de ser substituídos.

Quais são as desvantagens de investir em alojamentos para estudantes?

Os alunos são basicamente jovens adultos e geralmente não possuem bens. Portanto, tem que lhes fornecer todos os básicos do imóvel. Mas não vá além do mais barato dos produtos da IKEA. São perfeitamente aceitáveis e de certa forma até é esperado que a casa esteja mobilada com móveis em segunda mão.

Como já mencionámos, deve esperar muito mais desgaste que o normal. Também tem o problema de que, se o dano excessivo significar que a porta do frigorífico fica pendurada, o aspirador fica partido e os tapetes comuns precisam de ser substituídos, como pode provar quem é o responsável e receber com justiça o dinheiro da caução? Mas, pelo facto de poder arrendar por um valor tão elevado, deverá ter fundo de maneio para cobrir quaisquer substituições mais baratas.

Agora que já falámos dos prós e contras do arrendamento a estudantes, a seguir vamos dar uma olhadela a algumas dicas importantes para arrendar neste mercado.

Que tipo de propriedade é mais adequada a estudantes?

Em primeiro lugar, poucos alunos têm carros. Então, a propriedade precisa de estar a 30 minutos a pé da universidade principal.

Adicionalmente, a propriedade terá pelo menos três quartos para poder ter um bom lucro com vários arrendamentos. Se arrendar uma propriedade pequena, com três ou quatro quartos, provavelmente irá arrendá-la a um pequeno grupo de alunos que são amigos. Isso significa que, na prática, só precisará de encontrar um locatário. Se for um grupo, todos precisarão de contratos separados. Além disso, espera-se que um grupo de amigos seja mais capaz de concordar em pagar as contas e de se darem bem uns com os outros.

Se tem uma casa grande, aí sim, os seus lucros podem ser maiores. Mas tem mais possibilidades de se tornar uma casa de festas. Isso pode fazer com que alguns alunos possam ficar insatisfeitos e quererem mudar-se. E você pode perder o inquilino.

Como promover o seu espaço para estudantes

Pode comercializar a sua propriedade nas plataformas comuns, como a Idealista ou a Uniplaces. Também é bom se puder entrar em contacto com a universidade e ter o imóvel aprovado por eles. Assim, eles colocarão o seu imóvel numa lista que será distribuída a todos os alunos que desejam arrendar um quarto.

Assegurar a renda mensal e proteger as suas receitas

Embora alguns estudantes também trabalhem, não é provável que isso seja mais do que um emprego em part-time num bar ou restaurante local. Os alunos contam com empréstimos e geralmente com os pais para pagar as contas do arrendamento, conforme mencionado anteriormente. Se um estudante passa essa responsabilidade aos pais, certifique-se de saber quem é a pessoa responsável pelo pagamento da renda. E quem são os fiadores do contrato de arrendamento. Isso significa que no caso de haver contas acumuladas não pagas ou danos de maior, o fiador é o responsável final.

Alguns alunos podem assumir esse encargo sozinhos. Nesse caso terá que os consultar.

Como mobilar o seu imóvel para estudantes

Já mencionámos que os móveis usados ou baratos são a melhor opção num arrendamento a estudantes.

Aqui está uma lista básica do que precisará de fornecer:

  • Tapetes/cortinados/candeeiros
  • Máquina de lavar roupa
  • Combinado
  • Fogão
  • Camas
  • Roupeiro ou cómoda
  • Uma mesa e cadeira para cada quarto
  • Sofá
  • Aspirador
  • Caixotes do lixo

Requisitos legais

Deverá certificar-se de que a caldeira/esquentador e os aparelhos a gás são certificados como seguros por um engenheiro registado, tal como em qualquer arrendamento. Também tem de cumprir as regras de casas em ocupação múltipla. Essas regras incluem:

  • Instalações adequadas para cozinhar e lavar roupa;
  • Áreas comuns e instalações compartilhadas limpas e em bom estado de conservação;
  • Detetores de incêndio;
  • Propriedade não sobrelotada;

Investir em alojamentos para estudantes: a não esquecer

O arrendamento a estudantes pode ser muito lucrativo, mas certifique-se de seguir estas dicas para ter sucesso:

  • Como acontece com todas as propriedades, pense na localização e escolha um imóvel num raio de 30 minutos a pé da universidade principal;
  • Proteja os seus arrendamentos referenciando e obtendo fiadores;
  • Cumpra todas as regras necessárias;
  • Mobile completamente a propriedade a um custo baixo e tenha um fundo de maneio para o desgaste dos móveis;
  • Entre em contacto com a universidade para incluir a sua propriedade na lista de imóveis aprovados por eles.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS