As causas comuns de stress dos senhorios

Este blog aborda as causas mais comuns de stress dos senhorios e algumas dicas para ajudar. Se está a pensar em tornar-se um proprietário porque acha que será uma experiência livre de stress, em que se pode sentar e receber a renda mensalmente, pense novamente.

Ser proprietário pode ser tão stressante como um trabalho das 9h às 17h. Claro que não há patrões a darem-lhe ordens sobre como ser um senhorio. Mas um emprego não envolve gastar uma quantia significativa da renda e ser responsável pelos pagamentos mensais da hipoteca durante anos.

Encontrar uma propriedade

Antes de comprar um império para arrendar, vai precisar de uma propriedade e de escolher entre centenas de moradias e apartamentos no mercado. É um facto bem conhecido que nós, humanos, achamos que a escolha (mesmo quando não há consequências) pode ser stressante. E há consequências por não se escolher o imóvel certo. Pode não conseguir encontrar locatários e, se não comprou pelo preço certo, até mesmo lançá-lo no mercado pode-lhe causar uma perda de dar dó.

Há muitas coisas que o podem ajudar a escolher o imóvel certo. Deve ter em consideração a quem é que vai arrendar e que coisas são importantes para essas pessoas. A localização é sempre importante, portanto, certifique-se de que haja escolas locais, se estiver a comprar uma casa para uma família. Da mesma forma, um estudante irá querer estar perto de rotas de autocarros e da universidade, enquanto que os profissionais irão querer estar perto de boas ligações de transportes. Para obter mais informações sobre como escolher o imóvel certo, veja no nosso blog – 7 dicas para encontrar um imóvel para arrendar.

Encontrar um inquilino

Depois de encontrar uma propriedade e de a remodelar e decorar, o seu próximo trabalho é encontrar inquilinos, o que é outra fonte de stresse para muitos senhorios. Na verdade, a maioria dos proprietários inquiridos num estudo descreveu que encontrar inquilinos é de uma dificuldade moderada a extremamente difícil.

O primeiro ponto a tratar é criar um anúncio de boa qualidade que possa ser colocado em sites como o Idealista, o OLX ou outros. Certifique-se de que as desarrumações da remodelação foram arrumadas e que a propriedade esteja limpa. Boas fotos, nítidas e com boa luz, são essenciais. Pode verificar qual é a melhor hora do dia no seu imóvel, que varia de acordo com a orientação solar, pois é sempre melhor ter o sol por trás de si ao tirar a foto.

Deve fazer o marketing da sua propriedade declarando as suas características e mantendo a verdade. Exagerar e não mencionar os aspetos negativos nunca é uma boa ideia. Se tirar uma foto de um parqueamento, mas não possuir um espaço no mesmo para os seus inquilinos, perderá o seu tempo e o de outras pessoas. Além disso, se decidiu que não deseja determinados tipos de inquilinos, como estudantes ou fumadores, é melhor declarar isso no anúncio, para não ter um maior número de candidatos a inquilinos que não deseja.

Escolher os inquilinos leva ao stress dos senhorios

É fundamental que os inquilinos paguem a renda e que mantenham o imóvel em boas condições. Este é outro assunto que pode levar ao stress dos senhorios.

Os inquilinos que desejam assumir a propriedade podem candidatar-se.

Durante a candidatura, o inquilino será solicitado a fornecer o seu histórico de emprego e a provar que o seu rendimento e taxa de esforço são adequados para pagar a renda. Para isso, também tem que fornecer um histórico de crédito dos últimos anos ou o mapa de responsabilidades de crédito no Banco de Portugal, atualizado. Se faltar algo, poderá pedir-lhe um fiador, como um pai, por exemplo. Este também passará por uma verificação de crédito e será legalmente responsável pela renda, caso o inquilino não pague ou não possa pagar.

Saber as suas responsabilidades legais

Não há nenhum exame ou teste que precise fazer para se tornar um proprietário. E uma empresa hipotecária não está interessada em saber se você conhece a lei que envolve o arrendamento de imóveis. Há muitas leis sobre o setor do arrendamento, e mais de metade dos proprietários inquiridos achou stressante conhecerem as suas responsabilidades legais. Para além disso, as leis mudam constantemente e você tem que as acompanhar, para não entrar em conflito com as leis relativas à tributação, direitos do inquilino e segurança da propriedade.

Mas pode acompanhar as mudanças através das notícias ou inscrevendo-se em fóruns de proprietários.

Tratar de assuntos de manutenção

Não seria ótimo se as coisas nunca dessem problemas? Infelizmente, eles acontecem. Muitos proprietários acham muito stressante um inquilino ligar a exigir uma reparação no imóvel. Assim, tem que garantir que a propriedade não seja danificada e que o inquilino esteja seguro e que não se incomode com uma reparação imediata.

No entanto, quando procura um técnico para fazer de imediato a manutenção, também deve pensar no seu negócio. Afinal, você está a gerir um negócio para obter lucro, e as reparações caras podem prejudicar os lucros. Na verdade, 78% dos proprietários entrevistados disseram que encontrar uma reparação com bom preço foi difícil e 72% das situações e afirmaram que encontrar técnicos fiáveis também foi um desafio.

Se é um novo proprietário, isso é ainda mais difícil. Crie uma lista de diferentes fornecedores desse tipo de serviços e tenha pelo menos dois nomes para cada serviço que possa vir a precisar, como canalizadores, eletricistas, técnicos de gás, estucadores, técnicos de telhados e jardineiros. Porque os bons técnicos geralmente estão ocupados e podem não conseguir comparecer em caso de emergência.

Causas comuns de stress dos senhorios: A não esquecer

Eis uma breve visão geral das principais causas de stress dos senhorios:

  • Para encontrar inquilinos, certifique-se de criar uma descrição excelente, informativa e verdadeira da propriedade, com fotos bem iluminadas que mostrem bem a propriedade.
  • Encontrar um imóvel pode ser difícil, mas leia alguns de nossos outros artigos para saber o que os inquilinos estão à procura. Assim, o seu imóvel ficará apelativo assim que entrar no mercado de arrendamento.
  • A escolha dos inquilinos pode ser complicada, mas deve ficar tudo bem se verificar as condições financeiras dos mesmos e pedir ao inquilino para fornecer um fiador, se achar necessário.
  • Ser proprietário pode ser um campo minado em termos legais. Deve garantir que a propriedade esteja segura realizando várias verificações e fornecendo alarmes de fumo e de monóxido de carbono. Pode acompanhar as novas leis sobre os direitos dos inquilinos e outras questões legais que o afetam inscrevendo-se nos fóruns de proprietários, onde há proprietários experientes que podem partilhar os seus conselhos e conhecimentos.
  • Antecipe-se quando se trata de reparações, preparando uma lista de excelentes profissionais que já tenha usado anteriormente.
.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS