antes de ser senhorio

Ser senhorio não é uma decisão fácil. Mas pode dar-lhe uma renda mensal e permitir a rentabilização de imóveis para fundos de aposentação. Antes de tomar essa grande decisão de negócios, carreira e finanças, leia o nosso guia rápido sobre coisas que deve saber antes de se tornar um senhorio.

Junte-se a uma associação

Ser senhorio é muito mais do que comprar uma propriedade e cobrar pelo seu arrendamento. Há muito  que aprender e armadilhas a evitar. Pode encontrar ajuda e orientação aqui no Rentila, mas ao aderir a uma associação, poderá beneficiar de descontos em cursos que lhe darão um conhecimento especializado em assuntos como legislação tributária, segurança elétrica e cursos básicos sobre arrendamento.

A Associação Nacional de Proprietários oferece ainda outros benefícios aos seus sócios. Pedem uma jóia inicial de 30 euros e uma quota mensal de 3 euros.

Não economize nos seguros 

Se estiver a comprar para alugar, o banco que lhe conceder o empréstimo insistirá para que tenha seguro. Mas só precisa de fazer um seguro para cobrir a responsabilidade, o edifício e o conteúdo. No entanto, muito mais coisas podem dar problemas, para além dos danos de uma tempestade. O problema mais provável de acontecer com os imóveis para arrendar são os inquilinos. É muito fácil os inquilinos causarem danos intencionalmente ou de outra forma que exceda a caução de um mês de renda.

E também pode ter inquilinos que, intencionalmente ou por falta de fundos, não pagam a renda e se recusam a sair. Um processo de despejo demorado pode levar meses, durante os quais você não terá rendimento para pagar a sua hipoteca mensal. Por um prémio adicional, o seguro pode cobrir essas eventualidades. Assim, se o seu inquilino se atrasar com o pagamento da renda, já não precisa de entrar em pânico.

Verifique bem os seus inquilinos 

Tendo comprado uma propriedade, independentemente de quanto tempo, amor e dinheiro foram gastos para a renovar e redecorar, esse ainda é o seu investimento. Por isso, precisa de saber se os seus inquilinos serão bons pagadores e se não danificarão a sua propriedade. Só porque um inquilino está bem vestido e com um sorriso super simpático, isso não significa nada.

Mas fazer a verificação criminal também é uma opção. Embora perguntar ao seu possível inquilino se ele tem alguma condenação criminal não aplicada possa ser uma pergunta difícil de fazer, qualquer inquilino que esteja empregado já terá tido a experiência de lhe perguntarem algo semelhante antes de começar o seu trabalho. Se não lhe perguntar, corre o risco de invalidar o seguro do seu imóvel. E por um bom motivo, se o seu possível inquilino tiver condenações por danos criminais, incluindo incêndio criminoso. Qualquer pessoa livre de condenações criminais por roubo, fraude, agressão, roubo e violência doméstica – a quem você provavelmente escolheria não arrendar – provavelmente não ficará ofendido.

Por fim, também poderá pedir referências a proprietários anteriores, assim como comprovativos de rendimentos, para que saiba que eles têm condições de pagar a renda e as contas. Se parecer que são muitos documentos, significa apenas que os inquilinos forneceram alguns documentos, e valerá a pena garantir que terá inquilinos bem referenciados, que cuidarão bem da sua propriedade e que poderão pagar a renda.

Olhe pelos seus inquilinos

Se conseguiu uns bons inquilinos, cuide deles. Confie neles para cuidar da sua propriedade e não apareça sem avisar para bisbilhotar. Se precisar de verificar alguma coisa, certifique-se de avisar primeiro o seu inquilino. Para além disso, seja rápido a lidar com quaisquer reparações e problemas.

Um cartão de Natal custa uns cêntimos e também ajuda muito em termos de simpatia. Poderá até comprar um pequeno presente após a instalação deles, tal como umas flores. Todas essas coisas ajudarão a manter os seus inquilinos pelo maior período de tempo possível, assim como a manter um relacionamento amigável com os mesmos.

Saiba quem contactar numa emergência

Ao entrar neste tipo de negócio, uma das coisas que precisa de saber antes de se tornar um senhorio, é um conjunto de profissionais de confiança. Se o seu pai é canalizador, o seu cunhado é eletricista e você é ótimo a fazer pequenas reparações, ótimo. Caso contrário, use um serviço como a Habitissimo.

A plataforma funciona através da divulgação do trabalho que precisa. Depois, vários profissionais qualificados na área entrarão em contato consigo e dar-lhe-ão um orçamento. A plataforma é baseada na avaliação dos clientes, para garantir que se recebe um bom serviço a um preço razoável. Também poderá manter os detalhes de contacto dos profissionais  ou usar o serviço repetidamente.

Antes de ser senhorio, certifique-se de que não infringe a Lei

Existem várias coisas com as quais precisa de estar em conformidade ao ser senhorio e que acarretam penalidades rígidas. Por essa razão, deverá armazenar os dados de um inquilino com precisão e segurança.

Também precisará de pedir um certificado energético da propriedade, que custa de 28 a 65 euros + IVA. Um certificado energético avalia itens como isolamento, vidros duplos e sistemas de aquecimento. Assim, fornece-nos um guia de quão eficiente é a propriedade e as prováveis contas anuais de energia.

Lembre-se de que está a gerir um negócio

Se tiver apenas alguns inquilinos, é fácil de cair na armadilha de pensar que não está a gerir um negócio. Mas está, não se esqueça disso. Se escolher os inquilinos com sabedoria, estes podem permanecer no imóvel durante muitos anos. Mas cinco anos depois já é justo aumentar um pouco o valor da renda sem ofender. Da mesma forma, se o seu inquilino estiver a passar por dificuldades financeiras, seja compreensivo e prestativo, mas não deixe que o atraso do pagamento seja superior a uns meses.

Lista do senhorio: Coisas importantes a não esquecer antes de ser senhorio

Se seguir este guia de informações antes de se tornar um senhorio, terá uma boa probabilidade de evitar erros comuns. Aqui está um resumo de coisas a não esquecer:

  • Fazer parte de uma associação poderá ajudá-lo a fazer contactos e a aprender mais sobre este novo negócio.
  • Os prémios adicionais no seu seguro de senhorio podem garantir os seus recebimentos de renda e cobrir qualquer eventualidade, dando-lhe mais tranquilidade.
  • Examinar os seus inquilinos é crucial para evitar danos à propriedade e faltas de pagamento da renda.
  • Trate bem os seus inquilinos, para que eles não queiram sair, economizando assim milhares de euros em voltar a anunciar e a decorar.
  • Use uma plataforma como a Habitissimo para encontrar profissionais de renome em qualquer área.
  • Certifique-se de que está a cumprir a legislação em vigor e obtenha todos os certificados de que precisa.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS