Criar, modificar e apagar um arrendamento
Criar um Contrato de Arrendamento
Para criar um contrato de arrendamento na Rentila, siga estes passos: vá à secção “Arrendamentos” e clique no botão “Novo Arrendamento”.
Ao criar um arrendamento, terá de introduzir as seguintes informações:
- O tipo de arrendamento,
- O imóvel em causa,
- A duração do arrendamento,
- O valor da renda e encargos,
- A caução,
- O(s) arrendatário(s) (pode adicionar vários arrendatários no caso de arrendamento partilhado).
Além disso, também pode indicar:
- Cláusulas específicas,
- Parâmetros do recibo (ou fatura),
- Informações de seguro,
- Informações do fiador,
- Anexar documentos relacionados com o arrendamento,
As informações introduzidas durante a criação do arrendamento serão automaticamente pré-preenchidas no modelo de contrato correspondente.
Ao criar o arrendamento, o software gera automaticamente na secção Finanças:
- A caução,
- A primeira renda, se for proporcional (por exemplo, se o arrendamento começar no dia 21 e a renda cobrir o período do dia 21 até ao fim do mês).
Se a data de início do arrendamento for anterior, o sistema gera automaticamente um histórico de rendas para o período já decorrido. Estas rendas serão criadas com o estado “Pago”.
Pode importar vários arrendamentos através de um ficheiro CSV, Excel ou OpenOffice. Utilize os seguintes modelos para a importação:
Recibo de Renda
Pode definir a data em que pretende gerar o aviso de cobrança e a renda, adicionando um atraso (em dias) antes da data do recibo.
A data do recibo (por defeito, o dia 1) define o período do arrendamento e é configurada na ficha do arrendamento. Por exemplo, se escolher o dia 1 do mês, o período no recibo será do dia 1 ao último dia do mês em curso. Se escolher o dia 15, o período será do dia 15 ao dia 14 do mês seguinte.
A data de geração da renda determina quando a linha correspondente aparece na secção Finanças. Por exemplo, se escolher “D-6”, a renda será gerada 6 dias antes da data do recibo. Esta configuração também é feita na ficha do arrendamento.
A data de pagamento na ficha do arrendamento indica a data-limite em que o inquilino deve efetuar o pagamento (por defeito, dia 1 do mês). Esta data é utilizada para determinar se uma renda está em atraso. O sistema marcará uma renda como “Em atraso” 7 dias após a data de pagamento. Por exemplo, se a data de pagamento for o dia 6, será marcada como “Em atraso” após o dia 13.
Recibos para períodos futuros e vencidos
Por defeito, as rendas e os avisos de cobrança são gerados para períodos futuros, ou seja, no início do período. Você decide quando registar o pagamento e emitir o recibo.
Ao criar o arrendamento, pode também escolher gerar as rendas para períodos vencidos, ou seja, no fim do período.
Título do documento: Recibo de Renda ou Fatura
Ao criar o arrendamento, no separador “Recibo”, pode escolher entre os rótulos “Recibo de Renda” ou “Fatura” para o comprovativo de pagamento.
Pode ativar a numeração das faturas. Esta numeração pode ser distinta (única para cada arrendamento) ou global para o senhorio. Pode ainda definir um prefixo (por exemplo, “FT23-”) e será adicionado um contador automático após esse prefixo.
Se alterar o prefixo no arrendamento, o contador será reiniciado e voltará a começar em 1. Esta função é útil quando muda o prefixo todos os anos, por exemplo “FT2023-”, “FT2024-”.
Modificar um Arrendamento
Se pretender modificar um arrendamento existente, vá à secção “Arrendamentos”, clique na ação “Editar” à direita do arrendamento pretendido, faça as alterações necessárias e, por fim, clique em “Guardar”.
Tenha em atenção que estas alterações apenas se aplicam a pagamentos futuros. As rendas já geradas na secção Finanças devem ser alteradas manualmente, uma a uma.
Eliminar um Arrendamento
Para eliminar um arrendamento, vá à secção “Arrendamentos” e clique na ação “Eliminar” à direita do arrendamento pretendido.
Se o arrendamento estiver associado a um inventário/auto (check-in/check-out) ou a um relatório de inspeção, estes devem ser eliminados previamente e o lixo deve ser esvaziado. Caso contrário, o software não permitirá eliminar o contrato.
Note que esta ação implica a perda do histórico desse arrendamento. Por isso, regra geral, é preferível arquivar os arrendamentos em vez de os eliminar.
Modelo de Contrato de Arrendamento
Quando cria um novo arrendamento na Rentila, o software gera automaticamente um modelo de contrato pré-preenchido.
Pode pré-visualizar este modelo no formulário de criação e edição do arrendamento.
Além disso, pode descarregá-lo em formato Word, PDF ou OpenOffice a partir da secção “Arrendamentos”, acedendo à coluna “Modelos” à direita.
O senhorio e o inquilino podem assinar o contrato de duas formas:
- Fazendo uma assinatura digital no respetivo espaço Rentila;
- Ou imprimindo e assinando em papel.