Conta de inquilino

O senhorio pode convidar o seu inquilino para aderir à Rentila e conceder-lhe acesso aos seus dados. O inquilino pode então aceitar o convite e criar o seu perfil.

Uma vez iniciada a sessão, o inquilino fica ligado ao senhorio e tem acesso à sua própria área de membro. Na conta do inquilino, as secções acessíveis são as seguintes:

  • Senhorio: para obter informações sobre o senhorio.
  • Arrendamentos: para ver informações sobre os arrendamentos atuais.
  • Recibos: para descarregar os seus recibos de renda.
  • Documentos: para partilhar documentos entre o inquilino e o senhorio.
  • Intervenções: para criar/pedir uma intervenção.
  • Tarefas: para criar/completar uma tarefa.
  • Mensagens: para enviar e receber mensagens.
  • Candidaturas: para acompanhar os pedidos de arrendamento em curso.

A conta de inquilino é uma ferramenta conveniente para os proprietários, permitindo-lhe poupar tempo e melhorar a eficiência da sua gestão.

Uma vez que o inquilino esteja ligado à Rentila, a conta torna-se propriedade deste.

  • Não é possível desligar um inquilino.
  • Não pode alterar o seu e-mail (que serve como identificador de login).
  • Não pode negar-lhe o acesso.
  • Não pode eliminar a sua conta.

Porquê conceder acesso à conta do inquilino?

Devido ao novo regulamento europeu sobre a proteção de dados pessoais (RGPD), que entrou em vigor a 25 de maio de 2018, é importante informar os utilizadores, neste caso os inquilinos, sobre a utilização dos seus dados. Em geral, estes devem dar consentimento para o tratamento dos seus dados, ter acesso aos mesmos ou poder opor-se.

Se o inquilino solicitar o acesso, somos legalmente obrigados a facultar-lhe o acesso à plataforma.

O senhorio tem também a obrigação legal de fornecer certas provas e documentos ao seu inquilino, mesmo após a sua partida.