gerir o seu imóvel de arrendamento

Então, você está a começar a construir o seu império de compra para arrendamento. Assim, tem um imóvel pronto para os inquilinos alugarem, mas deve gerir o seu imóvel de arrendamento sozinho ou deixá-lo nas mãos de um profissional de confiança? Bem, assim como a maioria das coisas na vida, há prós e contras nessa decisão. Se está indeciso, reserve um momento para ler o nosso pequeno guia.

Prós da gestão própria

Vamos começar com os prós da auto gestão do seu imóvel.

Uma oportunidade para aprender

Se esta é a sua primeira propriedade, é compreensível que se sinta intimidado pela perspetiva de gerir o seu imóvel de arrendamento. Então, poderá pensar que esse é o momento perfeito para usar um agente. No entanto, embora gerir propriedades seja uma profissão, não é uma cirurgia ao cérebro e muitas pessoas fazem-no. Assim, é também uma excelente oportunidade para aprender, o que acontecerá caso tenha apenas uma propriedade.

Sim, pode cometer algum erro estranho no início, mas essa é geralmente a melhor maneira de aprender. Se quiser usar um agente imobiliário quando tiver muitas propriedades, já terá, depois, uma melhor capacidade de garantir que estes estejam a fazer um bom trabalho.

Sem taxas de gestão

A principal vantagem de gerir o seu próprio imóvel são as taxas. Se tiver a sorte de possuir a sua própria propriedade, as taxas podem ser pagas facilmente. Mas, se tiver uma propriedade BTL e está a trabalhar com margens, os 7-15% cobrados por um agente de gestão de propriedades podem espremer demasiado os seus resultados.

É o seu bebé

Se pesquisou, comprou e renovou a sua propriedade com amor, talvez queira continuar a ter 100% de controlo sobre o seu investimento. Quando é o seu negócio, e não apenas o trabalho de um agente, tem mais tempo e vontade de fazer o que é melhor para si. Porque pode até já ter trabalhadores de confiança para arranjar a propriedade mas preferir as coisas feitas por si. Pelo menos dessa forma, poderá ter a certeza de que as coisas necessárias são feitas porque foi você as fez.

Contras da gestão própria

Agora, vamos explorar as desvantagens de auto gerir o seu imóvel.

Restrições de tempo ao gerir o seu imóvel de arrendamento

Gerir uma propriedade pode ser um assunto demorado. Se trabalha a tempo inteiro, pode ter dificuldade em gerir mais do que uma propriedade. Pode descobrir que não tem tempo para aproveitar o benefício financeiro de possuir propriedades, pois o seu tempo livre é ocupado ao geri-las.

Problemas legais

Lembre-se de que se pode meter em montes de problemas legais se cometer algum erro. Portanto, todos os pequenos pormenores burocráticos devem ser resolvidos. Se não tiver a certeza, para começar, pode achar que o risco é muito alto e preferir usar um agente.

Basta haver um incêndio em casa ou uma fuga de gás, que são relativamente comuns. Se houvesse uma fatalidade e descobrissem que você não fez as devidas diligências, que forneceu alarmes e que fez as verificações necessárias – então para além da propriedade ardida ou de alguém eventualmente morrer, você provavelmente iria para a prisão.

Enfrentar sozinho assuntos sensíveis

Nem tudo na vida corre bem, e mesmo com a melhor gestão, às vezes as coisas dão problemas. Se o seu inquilino está com dificuldade em pagar a renda ou, pior ainda, se precisa de o despejar por falta de pagamento, às vezes o inquilino e o proprietário podem estar completamente investidos nos seus objetivos, e isso pode-se tornar pessoal e perturbador para todos. Quem não se sentiria culpado, zangado ou potencialmente manipulado como proprietário? Se existir um gestor de propriedades envolvido, este poderá lidar com isso de uma posição muito menos pessoal.

Pode poupar menos do que pensa

Na maioria das vezes, essas coisas resumem-se ao custo. Se os gestores de propriedades fossem grátis, haveria uma aceitação da oferta quase 100% garantida. Portanto, a escolha de gerir por si próprio geralmente baseia-se em economizar no custo dos honorários do agente. No entanto, pode acontecer que não economize dinheiro. Imagine o cenário altamente possível de que a sua propriedade precise de algumas reparações por ano.

Uma coisa que os agentes fazem muito bem é ter uma rede de fornecedores que podem lidar com reparações e manutenção a um preço com desconto. Isso pode fazer reduzir facilmente o pagamento mensal aproximado que teria que pagar a um agente. Além disso, estes podem ajudá-lo a descobrir quaisquer benefícios fiscais que lhe sejam aplicáveis. Também podem defendê-lo em disputas legais, economizando-lhe milhares de euros.

Além disso, os agentes são especialistas em marketing e têm sempre inquilinos à procura de imóveis. Se a sua propriedade está no mercado há mais de um mês, pode ter que acabar por contactar um agente que possa arranjar um inquilino, quem sabe, dentro de alguns dias.

Os erros podem sair caros

Sugerimos anteriormente que uma excelente maneira de aprender é cometer erros. Mas um dos piores erros que pode cometer é não selecionar os seus inquilinos de forma eficaz. E depois ficar com uma propriedade ocupada por inquilinos que não pagam. Esta é uma receita potencial para a ruína financeira.

Pode acontecer que o anúncio do seu imóvel gere muito poucos candidatos, enquanto que um agente imobiliário pode escolher o seu inquilino a partir de uma lista de vários inquilinos altamente adequados. Ele consegue executar verificações de crédito, histórico de emprego, registos públicos, registos de despejo, antecedentes criminais, entre outros.

Gerir o seu imóvel de arrendamento: a não esquecer

Aqui está um resumo rápido do nosso guia sobre os prós e contras de gerir o seu imóvel de arrendamento.

  • Se vai auto gerir o seu imóvel, pode esperar aprender como fazer isso, economizando taxas e tendo 100% de controlo sobre a sua propriedade.
  • Certifique-se de que todas as verificações de segurança necessárias foram concluídas, como o seu certificado anual de gás, teste PAT de produtos elétricos e fornecimento de alarmes de fumo e monóxido de carbono.
  • Se é uma pessoa ocupada com muitos compromissos, a autogestão pode não ser para si. E terá que se preparar para o caso de surgirem problemas com inquilinos que têm dificuldade ou que se recusam a pagar a renda.
  • Também deve considerar as vantagens de poupar recorrendo a um agente, se ainda não tiver uma lista de fornecedores, mas a preços razoáveis. Se não tiver a certeza sobre os seus compromissos fiscais, um agente imobiliário também o poderá ajudar.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS