Alquiler de bienes inmuebles: gestionar el alquiler de una propiedad

Gerir o arrendamento de uma propriedade pressupõe um trabalho que não é tão fácil como se poderá pensar à partida.

Tem que se tratar da redação do anúncio, das visitas, da gestão financeira e de estar informado para evitar surpresas desagradáveis.

A seguir, damos alguns conselhos sobre como administrar melhor a sua propriedade para arrendamento.

Otimizar a visibilidade do anúncio da sua propriedade

A primeira coisa a fazer é escrever e publicar um anúncio para encontrar um inquilino o mais rapidamente possível. Para aumentar as possibilidades de ter visitas, é essencial escrever um anúncio eficaz e publica-lo de imediato nas plataformas adequadas.

Regra geral, a sua propriedade acabará no meio de muitos outros anúncios. Para a destacar, tem que chamar a atenção desde as primeiras linhas. Coloque primeiro os elementos principais: o número de quartos, a área, a localização e o preço da renda. Depois, especifique se o imóvel inclui um estacionamento e dê alguns detalhes sobre a zona residencial, os transportes ou a existência de escolas.

Não se esqueça de juntar algumas fotos. Porque no setor imobiliário, mais do que em qualquer outro, as imagens ocupam um lugar central na eleição feita pelos futuros inquilinos. Para maximizar a visibilidade do seu anúncio, não hesite em fazer a sua difusão por vários anunciantes. Privilegie os sites na internet ou as revistas mais populares e fiáveis.

Organize as visitas e a chegada do inquilino à propriedade para arrendar

Depois de publicar o seu anúncio em diferentes plataformas especializadas, deverá organizar as visitas à sua propriedade. Se o seu imóvel está vazio, pode visita-lo quando desejar. Se a sua casa está ocupada, deverá agendar com o seu inquilino um dia e um horário para realizar a visita. Não pode entrar no imóvel a menos que o inquilino o tenha autorizado explicitamente.

Resolvido isto, pode organizar as visitas em grupo ou individualmente. Isto dependerá do número de pessoas que desejem visitar o imóvel, mas também da sua disponibilidade (e a do seu inquilino atual).

Escolha o inquilino e aceda a una garantia de pagamento da renda

Uma vez realizadas as visitas, deverá escolher o inquilino que pareça ser o mais sério e que tenha mais probabilidades de viver na sua casa. Para conhecer a solvência de um inquilino pode solicitar o seu recibo de vencimento e o contrato de trabalho, para comprovar a sua capacidade de pagamento e a estabilidade laboral. Além do mais, existem diferentes registos de faltosos que pode consultar. Assim, estará prevenido para pedir outro tipo de garantias ou inclusivamente recusar o inquilino.

A preocupação de muitos proprietários é lidar com a falta de pagamento das rendas. Para isto, há diferentes empresas que oferecem apólices de seguros com um leque de coberturas. Estes cobrem faltas de pagamento por parte do inquilino, danos ocorridos no imóvel ou gastos judiciais com o advogado no caso de existir desacordo, entre outros.

A lei permite que se estabeleçam garantias de pagamento adicionais no momento de assinar o contrato (por exemplo, o pagamento de uma ou duas mensalidades extra). Efetivamente, trata-se de cobrir as obrigações de pagamento não satisfeitas por parte do inquilino ou os defeitos que este possa provocar na casa. O seu montante é livremente acordado entre o proprietário e o inquilino.

E por último pode-se exigir uma garantia, que é um suporte dado por um terceiro sobre os pagamentos assumidos pelo inquilino. No caso deste deixar de pagar, será o fiador o responsável por saldar a dívida, como se fosse sua. No caso do arrendamento habitacional, existem dois tipos de garantias: pessoal e bancária.

Faça obras durante o arrendamento

A gestão adequada da sua propriedade também significa mantê-la em boas condições durante todo o período de arrendamento. Garante-se assim a sua preservação a longo prazo. E se for necessário realizar uma obra durante o arrendamento, não espere. Para comodidade do seu inquilino, mas também para evitar que este bloqueie o pagamento das rendas. E recorde que, quanto mais esperar para fazer as reparações, mais caras estas serão.

Se for necessário, ponha fim ao contrato de arrendamento

Segundo o artigo 1097º do Código Civil, o proprietário pode recuperar o seu imóvel sempre que desejar, desde que avise o inquilino com a devida antecedência. Além disso, essa intenção de renúncia deve ser comunicada por escrito, em carta registada com aviso de receção.

Com quantos dias de antecedência tem o proprietário que informar um inquilino que pretende rescindir ou não renovar um contrato de arrendamento?

Depende do prazo de duração inicial do contrato ou da sua renovação. Assim sendo:

  • 240 dias, se o prazo for igual ou superior a seis anos;
  • 120 dias, se o prazo for igual ou superior a um ano e inferior a seis anos;
  • 60 dias, se o prazo for igual ou superior a seis meses e inferior a um ano;
  • Um terço do prazo de duração inicial do contrato ou da sua renovação, tratando-se de prazo inferior a seis meses.

Administrar você mesmo ou delegar a gestão da sua propriedade arrendada?

Administrar a sua propriedade requer uma certa disponibilidade. Sendo assim, não se pode limitar a organizar visitas e esperar pelo pagamento da renda. Pelo contrário, é necessário redigir o contrato de arrendamento e implementar uma monitorização rigorosa dos aspetos financeiros, legais e tributários. O proprietário também deve permanecer disponível para o seu inquilino, já que uma boa comunicação é essencial para evitar conflitos.

A principal razão para querer gerir os seus próprios imóveis é evitar o custo de delegar o serviço e o seu impacto no rendimento gerado pelo arrendamento. E também porque ninguém cuidará do seu imóvel tão bem como você próprio.

No entanto, se sente que não terá tempo para se encarregar da administração do seu imóvel, procure um profissional ou uma agência especializada. Os mesmos se encarregarão de tudo, desde as visitas até à receção das rendas, realizando também as reparações necessárias. Usar os serviços de um profissional é ainda mais atrativo se possuir várias propriedades ou se não vive próximo das mesmas. Estes serviços têm, no entanto, um custo: cerca de 7-8% da renda anual arrecadada.

Ferramentas de gestão

Mas saiba que agora é mais simples e eficaz encontrar soluções para gerir você mesmo as suas propriedades para arrendar. Especialmente com as ferramentas de gestão de propriedades online como a Rentila!

Pode ocupar-se de A a Z do arrendamento do seu imóvel. Otimize o seu rendimento de arrendamento e não pague custos desnecessários!

Administrar a sua propriedade é a solução mais económica e a Rentila oferece-lhe todas as ferramentas necessárias para o ajudar a simplificar e otimizar a sua gestão de arrendamentos. Isto é feito através da  monitorização de renda e pagamentos, recibo de renda, reservas, seguimento de gastos, lembretes, assistência com a declaração de impostos da propriedade, seguro de falta de pagamento de rendas… Assim, as diferentes etapas da duração do contrato de arrendamento estão cobertas no nosso site.

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS