Voltar ao blog

Legal

Gerencie os seus imóveis com facilidade e confiança

O software de gestão de imóveis intuitivo e eficiente, confiado por milhares de senhorios em todo o Reino Unido e Europa.

Registo gratuito
  • Índice
  • Arrendamento vazio ou mobilado?
  • Como decidir? Ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens
  • Vantagens de arrendar com móveis
  • 1. Maior rentabilidade
  • 2. Combinar arrendamento a longo prazo com arrendamento temporário
  • 3. Um tipo de habitação mais atrativa  para certos inquilinos
  • Desvantagens de arrendar com móveis
  • 1. Mais incidentes
  • 2. Mobilar e mudar os móveis
  • 3. Arrendamentos mais curtos
  • 4. Os riscos de arrendar a estudantes
  • Vantagens e desvantagens do arrendamento vazio (sem móveis)
  • 1. Arrendamentos mais longos
  • 2. Menos incómodos
  • 3. Menor risco de alojar “faltosos profissionais”
  • 4. Menor rentabilidade e menos facilidade para arrendar
  • Conclusão
  • Related Posts

Arrendar um imóvel vazio ou mobilado: O que escolher?

Alquilar una propiedad vacía o amueblada: ¿Qué elegir?

O mercado imobiliário oferece uma ampla gama de propriedades para arrendamento: estúdios, apartamentos, casas… E os inquilinos podem optar entre arrendar o imóvel vazio ou mobilado. Cada opção tem as suas vantagens e desvantagens. Então, que tipo de arrendamento escolher: arrendamento com móveis ou arrendamento sem móveis?

Arrendamento vazio ou mobilado?

O arrendamento vazio refere-se a uma propriedade imobiliária despida. Ou seja, é colocada à disposição do inquilino sem móveis nem equipamentos. Assim, este deve trazer o que necessita para a sua vida quotidiana.

Em Portugal pode encontrar as duas opções, tanto em apartamentos como em moradias, embora seja mais comum encontrar imóveis vazios do que mobilados. Os imóveis mobilados, para além de contarem com os móveis e instalação de cozinha e de casa de banho, estão equipadas também com peças de mobiliário tais como cama, sofá, mesa, cadeiras e outros complementos habituais de uma casa.

Como decidir? Ambas as opções oferecem vantagens e desvantagens

A eleição deve fazer-se de acordo com vários critérios, incluindo o perfil, as necessidades do inquilino, a facilidade de gestão do arrendamento, o rendimento para o proprietário, entre outros.

Ao arrendar um imóvel mobilado, é conveniente realizar um inventário completo com todo o equipamento da casa porque esta lista servirá como garantia em caso de danos, subtrações ou imperfeições.

Vantagens de arrendar com móveis

1. Maior rentabilidade

Em teoria, arrendar um apartamento mobilado deveria ser algo mais rentável do que arrendá-lo vazio, principalmente porque se pode pedir uma renda mais elevada quando a casa está totalmente equipada. O incremento na renda multiplicado pela vida útil dos móveis, deve ser maior do que o custo dos móveis para que realmente este tipo de arrendamento seja mais rentável.

2. Combinar arrendamento a longo prazo com arrendamento temporário

Pode-se arrendar tanto a longo prazo como para estadias curtas. Inclusive podem combinar-se ambas as opções, especialmente em cidades turísticas. Por exemplo, numa cidade costeira pode-se arrendar a casa a estudantes durante os meses de outubro a junho, e a turistas de julho a setembro. Assim, como as rendas são muito elevadas no verão, pode-se conseguir uma grande rentabilidade. Mas não esquecer o trabalho extra de limpeza e de acolhimento de cada hóspede.

3. Um tipo de habitação mais atrativa  para certos inquilinos

Certos grupos de inquilinos procuram arrendar um imóvel mobilado porque necessitam de flexibilidade, rapidez e evitam ter que equipa-lo com móveis. Esta seria a melhor opção para pessoas como professores, estudantes ou empregados, que vão residir para um local de forma temporária. Além disso, estas categorias apresentam, de um modo geral, um menor risco de incumprimento.

Desvantagens de arrendar com móveis

1. Mais incidentes

Ter móveis e equipamentos em casa implica que estes se possam deteriorar, romper ou ter qualquer outro tipo de problema. Como o proprietário tem que se responsabilizar por tudo o que disponibilizou no imóvel, tem que responder a mais solicitações por parte dos inquilinos na hora de resolver pequenos incidentes.

2. Mobilar e mudar os móveis

Antes de colocar o imóvel para arrendar, obviamente há que investir em mobila-lo. E com o passar do tempo, terá que renovar esses móveis.

3. Arrendamentos mais curtos

Grande parte dos inquilinos que procuram uma casa para arrendar não querem ficar por muito tempo. Assim sendo, os arrendamentos são mais curtos e obrigam o proprietário a procurar novos inquilinos com maior frequência. Isto pode levar a que haja semanas sem rendimentos, e no caso de usar agências imobiliárias como intermediários, custos anuais superiores.

4. Os riscos de arrendar a estudantes

Alguns estudantes são muito cuidadosos, e outros, infelizmente, têm pouco cuidado com a habitação, seu mobiliário e acabamentos. Para além disso, podem organizar festas e incomodar os vizinhos, o que indiretamente pode repercutir-se na relação do proprietário com a vizinhança.

Vantagens e desvantagens do arrendamento vazio (sem móveis)

1. Arrendamentos mais longos

Neste caso as pessoas levam os seus próprios móveis ou investem em mobiliário novo. Por este motivo, são inquilinos que ficam mais tempo.

2. Menos incómodos

Por não ter móveis, há menos incidências e um menor risco de estragos. Como os arrendamentos são mais longos, a procura por um novo inquilino é menos frequente. Tudo isto implica menos incómodos para o proprietário.

3. Menor risco de alojar “faltosos profissionais”

Há pessoas  que procuram apartamentos mobilados porque não têm dinheiro para comprar móveis nem têm muitos recursos. Isto pode representar um maior risco de incumprimento. Inclusive existem: os faltosos “profissionais”, que se aproveitam da lentidão do sistema judicial apenas para ficarem nas casas sem pagar. Arrendar sem móveis pode ser uma forma de evitar este grupo, que não se preocupa em comprar os seus próprios móveis.

4. Menor rentabilidade e menos facilidade para arrendar

Arrendar uma casa vazia implica uma rentabilidade menor para o proprietário. Também é mais difícil arrendar uma casa sem móveis, porque muitos inquilinos refreiam-se quando pensam que têm que investir para equipar a casa.

Conclusão

Se tem uma casa para arrendar, simplesmente identifique as suas prioridades. Cada necessidade específica corresponde a uma solução adaptada ao seu caso. Há alguns exemplos de cenários que ajudarão nesta decisão:

O inquilino é um indivíduo ou uma família. Procura um imóvel para arrendar a longo prazo. E tem os seus próprios móveis. Os arrendamentos vazios são a forma mais segura e económica de o fazer. Desta forma, pagará uma renda mais barata do que por um imóvel mobilado. Assim, valoriza o seu investimento na aquisição dos seus móveis.

O inquilino é um estudante, uma pessoa solteira ou um casal jovem. Esta pessoa ainda não tem os meios para investir em mobiliário. Também pode ser uma pessoa que está de passagem, para uma colocação profissional ou uma obrigação profissional. O inquilino está à procura de alojamento funcional por um curto período de tempo. A fórmula adaptada a estes casos é o arrendamento mobilado.

O proprietário tem um imóvel para arrendar, vazio ou mobilado. Ele favorece o critério de rentabilidade. O valor do arrendamento de uma propriedade mobilada é 15 a 20% maior que que o de uma casa vazia. Como tal, desta forma rentabiliza o seu investimento. O risco de faturas não pagas é raro porque estas categorias de arrendatários planificam o seu orçamento com antecipação. Pelo contrário, para o arrendamento mobilado, devemos esperar encontrar um novo inquilino por ano, o que implica gastos. Para além disso, o risco de ter a casa desocupada é maior.

Gerencie os seus imóveis com facilidade e confiança

O software de gestão de imóveis intuitivo e eficiente, confiado por milhares de senhorios em todo o Reino Unido e Europa.

Registo gratuito

Mais da Rentila

Gere várias propriedades? Assim pode manter tudo em ordem

Gere várias propriedades?

Para quem administra várias propriedades, a organização torna-se um aspeto fundamental. Um simples esquecimento na renovação de um contrato, a perda de um documento ou um atraso no tratamento de uma incidência podem gerar consequências legais, económicas ou de reputação.

A boa notícia é que existem soluções concebidas especificamente para proprietários e investidores como você, que desejam manter o controlo total sem recorrer necessariamente a uma agência externa.

Ler mais

Deduções fiscais que todos os proprietários devem conhecer e como o Software ajuda

deduções fiscais

Apresentar a declaração de rendimentos é parte integrante de ser proprietário e, infelizmente, não há como evitar isso. Mesmo que tenha um contabilista, continua a ser responsável por registar as despesas e apresentar as provas.

Pode reduzir os seus impostos declarando todas as despesas permitidas. Pode ser difícil controlá-las, mas existem maneiras de facilitar a gestão da sua declaração de impostos como proprietário, desde o uso de tecnologia (como software de gestão de propriedades) até à compreensão das regras.

Ler mais

Gerencie os seus imóveis online com a Rentila – de forma fácil e eficiente.

Software de gestão de imóveis online, intuitivo e fiável, utilizado por milhares de senhorios.

Registo gratuito