melhorar a eficiência energética

Porquê melhorar a eficiência energética? A crise do custo de vida em Portugal tem sido em parte impulsionada por aumentos substanciais dos preços da energia. E isso é uma má notícia para si como proprietário. Poderá pagar pela energia como parte do preço do arrendamento, o que significa um forte aumento das suas despesas gerais. No entanto, a maioria dos arrendamentos não inclui as contas de energia, mas se os seus inquilinos tiverem dificuldades em pagar as suas contas de energia, poderá descobrir que não lhe podem pagar a renda a tempo ou de todo.

Melhorar a eficiência energética

Ter o seu imóvel arrendado com a maior eficiência energética possível é bom para o planeta, para si e para os seus inquilinos. Por isso, quanto melhor for a eficiência energética da propriedade, mais adequadamente os seus inquilinos podem aquecer a propriedade e manter-se quentes sem que o calor e o dinheiro fujam. Se estiver atualmente à procura de novos inquilinos, pode apostar que no topo da lista da maioria dos inquilinos está o custo da climatização do imóvel. Assim, ter um imóvel com eficiência energética comprovada é super importante se quiser que o seu imóvel seja ao mesmo tempo atraente e acessível.

Para além destes fatores essenciais para tornar o seu imóvel para arrendar mais eficiente em termos energéticos, os senhorios precisam de estar cientes que o certificado energético é obrigatório desde 2013. O documento é emitido por técnicos autorizados pela Agência para a Energia (ADENE) e atesta a eficiência energética de um imóvel, numa escala que vai de A+ (muito eficiente) a F (pouco eficiente). É válido por 10 anos para edifícios de habitação e tem de ser apresentado na ocasião da celebração do contrato de compra/venda, arrendamento ou locação financeira.

Vejamos então as várias formas de melhorar a eficiência energética do seu imóvel para arrendar.

O imóvel certo

Se estiver atualmente à procura de adquirir mais uma propriedade BTL (Buy-To-Let), então algumas propriedades serão naturalmente mais eficientes do que outras. De um modo geral, quanto mais nova for a casa, melhor será a sua eficiência energética. Quase todas as propriedades construídas a partir de 2012 têm um certificado de desempenho energético de nível superior A ou B (EPC). Contudo, apenas 40% das propriedades mais antigas têm a mesma norma de desempenho de nível superior A ou B.

Para além de escolher propriedades mais recentes e verificar a classificação EPC das propriedades mais antigas, também se deve considerar o tipo de propriedade. Um apartamento será mais eficiente do ponto de vista energético do que uma moradia isolada ou geminada. Da mesma forma, uma moradia isolada será menos eficiente em termos energéticos do que uma moradia geminada ou em banda.

À prova de correntes de ar

Uma forma barata de impedir a fuga de calor é considerar algumas medidas à prova de correntes de ar. Poderiam ser utilizadas várias medidas para evitar correntes de ar, tais como a colocação de tiras de borracha nas janelas e portas. Pode assegurar-se de que as caixas de correio não têm correntes de ar, utilizando uma caixa de correio com uma escova ou então uma caixa eletrónica.

Se houver fissuras nos rodapés, pode usar silicone ou calafetagem de decoração para os preencher. Os cortinados mais pesados são uma forma barata e fácil de impedir a fuga de calor através das janelas. Também poderá querer considerar tapetes ou alcatifas se tiver mosaicos ou pavimento de madeira.

Válvulas nos radiadores

Depende dos seus inquilinos o quão alto ou baixo regulam o termostato da caldeira, mas isto tem o efeito de aquecer todos os radiadores da casa a essa temperatura. Se forem instaladas válvulas nos radiadores, os seus inquilinos podem desligar o calor em divisões que não estejam ocupadas.

Isolamento do sótão

Como o calor aumenta, estima-se que 25% do calor em casa se perca em sótãos mal isolados. Isolar um sótão é razoavelmente rápido e fácil. Tudo o que é preciso fazer é colocar isolamento. Pode usar lã de vidro, celulose ou parede de rocha para o fazer. A espessura correta recomendada é de 27 cm para a lã de vidro, 22 cm para a celulose e 25 cm se utilizar parede de rocha.

Melhorar a eficiência energética com vidros duplos

Todas as propriedades modernas já têm vidros duplos, mas se tiver uma propriedade mais antiga, talvez com alguma divisão em terraços, vale bem o custo da instalação de vidros duplos para melhorar vastamente o desempenho energético e a segurança da propriedade. Muitos inquilinos não irão arrendar uma casa sem vidros duplos, devido a estas preocupações.

O vidro duplo funciona tendo duas placas de vidro com uma pequena quantidade de ar no interior. O calor requer um excelente condutor para se deslocar, e o espaço limitado entre as duas placas de vidro limita a capacidade de fuga do calor. A natureza durável das molduras de PVC ou alumínio também evita a perda de calor.

Lâmpadas LED

Uma das formas mais fáceis de reduzir as contas de eletricidade é colocar lâmpadas LED. Irá saber se pegou numa lâmpada para mudar que acabou de explodir. Se for uma lâmpada convencional, está a arder em chamas. Enquanto a lâmpada produz luz, muita energia é perdida como calor. As lâmpadas de LED reduzem este desperdício de energia e dinheiro, convertendo 95% da energia em luz.

Contadores inteligentes

Os contadores inteligentes são uma excelente forma de os inquilinos gerirem as faturas em tempo real. Com os contadores inteligentes, sabe exatamente a energia que está a utilizar, por isso não há choque quando a conta chega. Antes dos contadores de energia, as faturas eram frequentemente estimadas, e as leituras reais dos contadores podiam ser obtidas com pouca frequência se o contador não fosse lido ou se o cliente não fornecesse uma leitura precisa. Isto pode levar ao endividamento e à impossibilidade de pagar a conta quando esta chega.

Permitir ou providenciar um contador inteligente na propriedade permitirá aos seus inquilinos saber o que estão a gastar e poderem reduzir, se necessário. Uma dívida energética em espiral poderá resultar na saída dos seus inquilinos ou na impossibilidade de pagar a sua renda, pelo que esta simples medida gratuita é uma bênção. Pode solicitar um contador inteligente ao seu fornecedor de energia.

Como melhorar a eficiência energética: A não esquecer

Tornar o seu imóvel para arrendar mais eficiente do ponto de vista energético tem muitas vantagens. Os inquilinos estão à procura de casas que se possam dar ao luxo de aquecer. A crise da energia e do custo de vida não tem fim à vista. Assim, se quiser que a sua casa seja acessível aos inquilinos, é vital que os ajude, oferecendo-lhes imóveis que lhes permitam manter-se quentes e pagar as contas da energia, assim como a sua renda.

O que pode incluir:

  • Certifique-se de que as propriedades adquiridas têm uma classificação EPC de A ou B. Pode fazê-lo procurando propriedades mais recentes construídas a partir de 2012 ou verificando propriedades mais antigas. Os apartamentos são mais eficientes do ponto de vista energético do que os semi-destacados, tipicamente mais eficientes do que as moradias isoladas.
  • As medidas à prova de correntes de ar, tais como janelas de vedação, portas, caixas de correio e rodapés, são baratas e eficazes. Também se pode considerar cortinados e tapetes mais pesados.
  • As válvulas nos radiadores permitirão aos inquilinos controlar o aquecimento em cada divisão e poupar dinheiro nas contas de energia.
  • Os sótãos mal isolados podem perder 25% do calor da casa, mas podem ser isolados a baixo custo utilizando rolos de celulose, vidro ou lã de rocha.
  • Os vidros duplos são uma opção mais cara, mas tornará a sua propriedade muito mais atraente para os inquilinos devido ao aumento da segurança e do desempenho energético.
  • As lâmpadas LED são uma forma rápida de reduzir as faturas e podem ser cerca de 80% mais eficientes do que as lâmpadas normais.
  • Uma forma excelente para os seus inquilinos gerirem as faturas de energia é contactando o seu fornecedor de energia para providenciar a instalação gratuita de um contador inteligente.
.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS