Arrendamento de curta ou longa duração

Ao investir em imóveis, obviamente que deseja gastar o seu dinheiro com sabedoria e obter um retorno sobre o investimento que lhe compense. Se planear arrendar a sua propriedade, pode estar a debater-se entre as opções de arrendamento de curta ou longa duração. De facto, há uma série de fatores a serem considerados nesta decisão e este artigo poderá ajudá-lo a escolher.

A diferença entre os arrendamentos de curta e longa duração

Os arrendamentos de curta duração geralmente baseiam-se no turismo, onde as pessoas alugam a propriedade por um curto período de tempo, como por alguns dias, semanas ou, no máximo, por três meses. Plataformas como o Airbnb cobram dinheiro aos proprietários para listarem as suas propriedades e para as comercializarem a utilizadores pelo mundo inteiro.

Os arrendamentos de longa duração, por outro lado, alugam os imóveis por pelo menos um ano. Os proprietários normalmente anunciam no Idealista ou na Casa Sapo para encontrarem inquilinos de longa duração, assinarem um contrato de arrendamento legal e receberem todos os meses a renda acordada.

Prós e contras do arrendamento de curta duração

Os arrendamentos de curta duração têm o potencial de serem extremamente lucrativos, pois cobram uma taxa muito mais alta do que um arrendamento de longa duração. Na verdade, algumas propriedades podem gerar tanto rendimento numa semana como uma propriedade poderia gerar num mês com um arrendamento de longa duração, especialmente se o seu imóvel estiver numa localização turística popular. No entanto, os arrendamentos de curta duração são altamente dependentes das épocas turísticas.

Os arrendamentos de curta duração estão com elevada procura, não apenas para turistas, mas também para nómadas digitais e pessoas que pretendam ter uma experiência mais descontraída enquanto viajam em negócios. Como os seus inquilinos se estão a mudar constantemente, há uma oportunidade de conhecer constantemente novas pessoas. Certamente que oferece alguma flexibilidade, pois os locatários podem estender facilmente a estadia, não sendo necessária nenhuma notificação. Você também pode usar o imóvel sempre que quiser, para si, amigos ou familiares.

Períodos vazios

No entanto, essa flexibilidade também vem com períodos sem ocupação que são arriscados. Como a pandemia mostrou, os imprevistos podem deixá-lo sem receber rendas por longos períodos de tempo, principalmente se a sua propriedade depender do turismo sazonal. Se depender do arrendamento como a sua principal fonte de rendimento, essa pode ser uma opção arriscada.

Os cancelamentos também podem ser um problema. Se os seus próximos hóspedes cancelarem à última da hora, é muito pouco provável que outra pessoa reserve em tão pouco tempo, deixando-o sem os seus ganhos estimados.

Receção e manutenção

Com muitos convidados a passarem pelo imóvel todas as semanas, a sua propriedade também terá mais desgaste. Isso pode aumentar os custos de manutenção e, se estiver a gerir a propriedade por si próprio, mantê-la limpa e em bom estado pode consumir-lhe muito tempo.

Como anfitrião, terá que gastar tempo a enviar mensagens aos seus hóspedes, a partilhar os detalhes da localização da propriedade e a entregar as chaves. Se tiverem perguntas, também deve estar disponível para responder rapidamente às mesmas. Embora o Airbnb e outras plataformas forneçam alguma proteção aos proprietários, qualquer reclamação ou perda fica ao critério do Airbnb (ou através de quem arrendar), o que pode não funcionar a seu favor.

Prós e contras do arrendamento de longa duração

Um arrendamento de longa duração geralmente requer menos trabalho do que um arrendamento de temporada. Há um pouco mais a fazer antes de se mudarem, mas, uma vez que estejam instalados, podem ficar por pelo menos uns anos.

Depois de encontrar um inquilino e resolver a parte da gestão (referências, contrato, caução), apenas terá que visitar o imóvel para inspeções de rotina ou de manutenção. A maioria dos proprietários realiza um inventário no início e depois faz uma verificação intermédia cerca de seis meses depois, para ficar a par de tudo.

O seu inquilino pode entrar em contacto consigo sobre uma necessidade de manutenção ou emergências no imóvel, mas cabe a si decidir como gostaria de tratar disso. Muitos proprietários gostam de cuidar da manutenção sozinhos, especialmente se moram perto e conhecem pessoas do ramo. Outros preferem entregar as chaves a um profissional que resolva os problemas de manutenção em seu nome, mas isso geralmente sai mais caro do que a opção anterior.

Encontrar o inquilino adequado

Uma das maiores vantagens de um arrendamento de longa duração em relação a um arrendamento de curta duração é que pode selecionar os seus inquilinos e selecionar as pessoas certas a quem alugar a sua casa. Nas visitas, poderá conhecer os seus potenciais inquilinos e ter uma ideia se estes serão adequados ou não para a sua propriedade.

A referência do inquilino fornece verificações de crédito e de emprego, bem como uma referência do seu proprietário anterior, dando-lhe a tranquilidade de saber que o seu inquilino tem um bom histórico de arrendamentos e que pode pagar a renda tranquilamente.

Responsabilidades legais

A maior diferença entre os arrendamentos de curta e longa duração são as responsabilidades legais. Na longa duração, tem mais regras a seguir, incluindo inspeções de segurança, regulamentos específicos do contrato, etc.

Pode precisar de uma hipoteca para arrendar ou de um consentimento se quiser alugar a sua casa. Mesmo que esteja à procura de um arrendamento de curta duração, precisa de verificar se este não está contra os termos da sua hipoteca.

Um rendimento constante

Um arrendamento de longa duração dá-lhe mais estabilidade financeira e um rendimento constante. Isso pode ajudar no planeamento tributário anual e facilitar o orçamento, pois saberá o dinheiro que está a entrar todos os meses.

Tal como acontece com os arrendamentos de curta duração, pode haver períodos de inatividade, mas o risco é muito menor. Se encontrar um bom inquilino que queira ficar, um arrendamento de longa duração é um gerador de renda que lhe consome menos tempo.

Claro que terá que pagar algumas reparações e verificações de segurança ao longo do tempo, e existe sempre o risco de o seu inquilino não pagar a renda, mas a caução do arrendamento fornece-lhe uma rede de segurança financeira.

Os inquilinos podem não morar na sua propriedade para sempre, mas as mudanças serão muito menos frequentes do que num arrendamento de curta duração. Além disso, se comercializar a sua propriedade corretamente e a mantiver em boas condições, poderá aumentar a renda e maximizar ainda mais o seu lucro.

Arrendamento de curta ou longa duração? A não esquecer

Os benefícios dos arrendamentos de curto e longo prazo dependem de vários fatores. Localização, custos, manutenção e flexibilidade são apenas algumas coisas a considerar. Se ainda está a pensar sobre qual é o melhor para si, faça estas perguntas a si próprio:

  • Tem tempo livre para preparar a propriedade para novos inquilinos todas as semanas ou precisa de algo menos frequente?
  • A propriedade está perto de si para a poder manter ou vai precisar de alguém para a limpar e manter por si? A zona recebe muitos turistas ou é um local residencial?
  • Precisa de uma renda regular que possa receber todos os meses ou pode gerir um fluxo sazonal? Fica feliz por lidar com muitas pessoas e pagamentos diferentes ou prefere uma pessoa ou família por um período mais longo?
  • O arrendamento de curta duração é contra os termos da sua hipoteca?
  • Existem cláusulas no seu seguro que podem não estar de acordo com o arrendamento de curta duração?
  • Quer saber quem mora no seu imóvel e fazer as verificações de referência, ou está feliz por ter muitos convidados diferentes ao longo do tempo?

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS