gerir propriedades sem ajuda

Usar um gestor de propriedades pode prejudicar seriamente as suas margens de lucro. Porque os gestores de propriedades normalmente cobram 10-30% do valor da renda. Assim, com esse tipo de custo, será forçado a aumentar o valor do arrendamento, tornando a sua propriedade menos competitiva. E é fácil de gerir as suas propriedades sem ajuda. Comece por gerir apenas uma propriedade e, à medida que o seu portfólio aumenta, já estará mais organizado e poderá, assim, escalar a tarefa. Veja então o nosso guia rápido sobre como gerir propriedades sem ajuda.

Definição e gestão de inquilinos

  1. Calcule o valor da renda tendo em consideração todos os seus custos
  2. Publicidade – Depois de tirar algumas fotos atraentes e bem iluminadas, adicione uma foto que se destaque e anuncie em sites como o OLX, Imovirtual ou Idealista.
  3. Triagem dos inquilinos – É importante examinar bem os inquilinos, pois são as pessoas em quem basicamente vai confiar para pagar a sua hipoteca! Portanto, reserve um tempo para fazer algumas verificações.
  4. Elabore um contrato. Pode verificar qual será o contrato de locação mais adequado no nosso guia, assim como obter uma cópia.
  5. Mudança – Faça um inventário de acessórios fixos ou outros, para os inquilinos assinarem. Explicite todos os requisitos e regras, como não permitir animais de estimação ou qualquer tipo de manutenção.
  6. Receba a caução e o primeiro mês de renda. Os grandes proprietários podem querer gastar algum dinheiro num cartão de boas-vindas ao  novo lar e num ramo de flores.
  7. Cobrança da renda – Configure um débito direto ou ordem permanente para cobrar a renda.
  8. Durante o arrendamento – Certifique-se de que os seus locatários saibam como entrar em contato consigo se houver alguma emergência, problema ou reparação necessária. Responda aos seus inquilinos em tempo útil e tenha à mão fornecedores de serviços com boa reputação. Pode encontrar profissionais experientes na sua área em Zaask.pt.
  9. Pagamento atrasado da renda – Não há necessidade de despejar inquilinos por estes se atrasarem alguns dias a pagar a renda, pois o despejo e encontrar novos inquilinos é um negócio caro. Comunique e seja acessível, mas não deixe que as rendas atrasadas ​​permaneçam  por mais de dois meses.
  10. Fim do arrendamento – Verifique a propriedade e devolva a caução ao inquilino no prazo estipulado, se tudo estiver em ordem. Se houver danos para além do uso e desgaste, poderá fazer deduções na caução a devolver. {LIGAÇÃO}

Gerir propriedades

Para além de gerir inquilinos, também é preciso manter o imóvel. Os seus inquilinos irão informá-lo se houver algum eletrodoméstico avariado, como o fogão ou a máquina de lavar, assim como quaisquer fugas ou problemas de canalização.

Mas não precisa de estar sempre a aparecer. Isto porque os seus inquilinos provavelmente não gostarão disso. No entanto, pode tomar providências para verificar a sua propriedade uma ou duas vezes por ano. Um bom momento para verificar o imóvel é quando o engenheiro do gás vier inspecionar a caldeira e os aquecedores e emitir o certificado anual. Nessa altura, pode aproveitar então para fazer uma verificação geral da propriedade e verificar se as telhas estão em bom estado.

Se a propriedade tiver um jardim, pode garantir que os inquilinos estão a tratar devidamente do mesmo. Ou, se achar difícil ficar longe de seu investimento, pode fazer você mesmo os trabalhos de jardinagem. Mas, mais uma vez, respeite a privacidade do seu inquilino. Senão, pode ter que procurar novos inquilinos.

Gerir as finanças

Quando se gere um negócio próprio tem que se manter o controle das finanças. Na verdade, é bastante simples calcular as receitas, que são, neste caso, o pagamento da renda. E se os seus inquilinos se atrasarem, certifique-se de manter registos dos pagamentos feitos, assim como dos atrasos.

A seguir, tem que comparar isso com as suas despesas, para que os seus livros estejam em ordem para os formulários de impostos. Se tiver várias propriedades poderá então considerar o uso de um contabilista. No entanto, os cálculos são bastante simples.

As suas despesas são:

  • Pagamentos de hipotecas
  • Seguros
  • Certificações de saúde e segurança, incluindo certificado anual de gás
  • Reparações e manutenção – Quaisquer pagamentos feitos a prestadores de serviços
  • Contas – se oferece um arrendamento com tudo incluído, inclua gás, eletricidade, água e wi-fi nos seus custos
  • Custos com publicidade
  • Peças e acessórios de substituição – devido a danos ou desgaste

Certifique-se de manter os recibos de tudo. Então, depois de deduzir as despesas da receita bruta do arrendamento, essa é a receita tributável que precisa declarar. Será então tributado de acordo com essas receitas, seja a uma taxa básica ou superior, dependendo de suas outras fontes de receita.

A não esquecer

Pode poupar muito dinheiro se gerir as suas próprias propriedades sem ajuda de outrem. Siga este guia simples e rápido para obter informações mais detalhadas. Veja os links do artigo.

  • Gestão dos inquilinos – Fazendo uma boa avaliação dos mesmos, verificando os pagamentos da renda e fazendo reparações rapidamente.
  • Gerir as suas propriedades – Verificando a sua propriedade quando for fazer a manutenção do jardim ou quando obtém o certificado anual de gás.
  • Organização das finanças – Guardando todos os seus recibos e certificando-se de que os deduz como custos antes de declarar o seu rendimento tributável.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS