coliving

Se é um senhorio que pretende aumentar as suas margens de lucro, então precisa de conhecer o Coliving. O Coliving é um mercado novo em Portugal e os proprietários experientes estão ansiosos para entrar neste setor de arrendamentos altamente rentável. Neste guia rápido, irá encontrar uma explicação completa sobre Coliving, específica para senhorios. Vamos então começar!

Coliving explicado

O Coliving não é novo, na realidade, e alguns senhorios em Portugal já fazem isso há anos. Na verdade, durante décadas, foram adquiridas e usadas como moradia estudantil propriedades à volta das universidades. Com universidades em várias cidades, todos os tipos de casas de 3 a 20 quartos podem ser usadas como alojamentos estudantis. Estas casas  incluem normalmente quartos individuais com casa de banho, cozinha e área de estar partilhadas.

Então, o Coliving é apenas uma extensão desse mercado para diferentes setores, que também beneficiam do aspecto social da convivência e da redução do valor da renda a pagar. Em vez de quartos, a área de estar separada é geralmente uma suíte, com uma pequena sala de estar.

Espaços e utilizadores típicos de Coliving

Estudantes universitários/profissionais

O Coliving costuma focar-se nos estudantes universitários. Atrai muitos jovens, especialmente aqueles que se mudam para uma nova cidade, depois de conseguirem o primeiro emprego e sem uma rede de amigos. Mas também lhes agrada ao bolso. Um apartamento pequeno pode não ser acessível e, portanto, a sua única outra opção será hospedarem-se num quarto.

Profissionais em Lisboa

O preço das rendas em Lisboa é bastante elevado. As rendas são tão altas que uma boa parte das pessoas em Lisboa vivem como hóspedes. Isso geralmente ocorre em casas de baixa qualidade e está longe de ser satisfatório, muitas vezes levando a disputas e outros problemas. Um outro mercado são os profissionais em Lisboa. De facto, estes poderiam facilmente pagar um apartamento, mas apreciam um Coliving de luxo. Os apartamentos em espaços de Coliving podem atingir valores de mais de 2.000 por mês.

Ao viver em Coliving, os alunos universitários ou recém-formados têm também a capacidade de trabalhar até altas horas em projetos difíceis, tais como pesquisas, direito, medicina ou programação.

Baby Boomers

O Coliving não é uma coisa nova para os Baby Boomers em Portugal. Os inquilinos que recebem subsídios e assistência domiciliária podem optar por serem movidos para um espaço de Coliving semelhante. Este é geralmente conhecido como moradia assistida. Mas aqueles Baby Boomers com mais recursos costumam optar por comprar apartamentos pequenos. Então, os residentes mais velhos beneficiam do aspeto comunitário e fazem a recepção uns dos outros.

Porque é que os senhorios devem considerar o Coliving?

Contas feitas

O custo de aquisição de um imóvel adequado para os baby boomers típicos dos subúrbios ou os profissionais próximos da cidade será muito maior do que para estudantes. Isso é um dado adquirido. Mas uma renda mensal para os estudantes geralmente dará ao senhorio cerca de 350 por mês ou menos.

Estima-se que as pessoas em Portugal gastem cerca de 35% do seu rendimento com a renda da casa. No entanto, os que têm rendimentos mais baixos podem pagar uma percentagem ainda maior. Os graduados geralmente ganham entre 10 000  e 20 000 euros no seu primeiro emprego, o que significa que já têm mais dinheiro para gastar no arrendamento.

Os arrendamentos fora de Lisboa custam a partir de 200 euros, enquanto em Lisboa custam 400 euros ou mais. Portanto, o senhorio poderia embolsar cerca de 1600 euros por um espaço de quatro quartos, principalmente em casas melhoradas e bem localizadas. E isso será muito mais do que provavelmente se obteria na maioria das casas de quatro quartos. E obviamente, quantos mais quartos tiver, maior será o seu rendimento.

Outras vantagens

Embora os espaços de convivência para jovens profissionais exijam mais especificações do que as casas estudantis baratas, estes têm muitas vantagens. E, geralmente, os alunos são famosos pela imundície. Diretamente do ninho e sem escritório para entrar às 9 da manhã, os alunos têm à sua disposição as bebidas alcoólicas mais baratas da cidade. Então,  são encorajados a beber até vomitarem. Incapazes de beber com moderação, os alunos estão longe de serem os inquilinos ideais.

Ainda um pouco infantis, eles levam a roupa suja para casa aos fins de semana. E limpar uma casa cheia com colegas que se recusam a limpar é, na melhor das hipóteses, considerado fútil ou ser impopular entre os colegas. Embora os senhorios possam ter bons lucros alugando casas com vários quartos, só há 9 ou 10 meses de renda para cobrar. E tudo bem, já que vai passar um mês a resolver os estragos. E só depois é que poderá arrendar ao próximo grupo de alunos, quando chegar o novo semestre.

Menos estragos

Como os locatários típicos são recém-formados, será bom alugar pequenos apartamentos que estes possam pagar porque muitos deles ainda se estão a adaptar à vida de normal de trabalho. Picar o ponto às 9 da manhã significa que as noites de bebedeira estão fora de questão durante a semana. Ir trabalhar todos os dias, em vez de ir assistir a umas palestras, já é suficiente stressante para os recém-formados. Portanto, fins de semana a fazer limpezas na casa é uma coisa à qual ainda têm que se habituar.

É precisamente aí que a vida em comunidade num espaço grande se torna uma grande vantagem, tanto para os inquilinos como para o senhorio. A vergonha é um excelente nivelador. Assim, a vida em comunidade ajuda as pessoas a melhorarem os seus comportamentos para níveis aceitáveis. Se as cozinhas forem projetadas com máquinas de lavar loiça, os inquilinos abusarão menos do meio ambiente. Também causarão menos danos e desarrumação. Portanto, o dinheiro gasto em eletrodomésticos e acessórios de cozinha de boa qualidade e de longa duração vai compensar.

Acompanhe a sua propriedade

Também pode disponibilizar o serviço de limpeza dos quartos, uma vez por semana ou a cada quinze dias, mais ao “estilo hotel”, em vez do serviço estudantil. Poucos inquilinos recusarão este serviço. Assim, pode garantir que a sua propriedade permanece limpa. E tudo isso é contabilizado no seu preço com tudo incluído, que os inquilinos já estão à espera de pagar a mais e ficam felizes por pagar. Para além disso, é perfeitamente aceitável pagar a uma empregada de limpeza o salário mínimo, por isso não é uma grande despesa.

Extras e aditivos 

Os espaços de Coliving geralmente oferecem suítes que têm uma área comum e uma cozinha e podem ter cerca de três a seis quartos. E estas suítes podem ser conectadas umas às outras, todas com a utilização de facilidades como um estúdio de ioga ou um ginásio. Os espaços de Coliving mais luxuosos, com um grande número de quartos, também podem ter uma piscina.

Todas estas facilidades são oferecidas como adoçantes de boca gratuitos. É também o caso do wi-fi 5G super rápido e dos espaços de trabalho comunitários. Para além disso, muitos espaços de Coliving também têm um bar, uma sala de café e oferecem pequeno-almoço e jantar. Imagina-se um hoteleiro? Então essas também podem ser fontes de receita lucrativas em espaços de Coliving. Mas precisa de ter quartos suficientes para que este serviço compense financeiramente.

Coliving – A não esquecer

  • O Coliving é um mercado emergente para os proprietários explorarem, com oportunidades para margens de lucro muito maiores.
  • Precisará de pesquisar o seu mercado local antes de investir num projeto como este. No entanto, os ganhos financeiros são claros.
  • Precisará de decidir sobre os inquilinos desejados e procurar agentes imobiliários especializados neste tipo de investimento.
  • Para proprietários que adoram design de interiores, os espaços partilhados oferecem a oportunidade de criar acomodações leves, arejadas e num estilo de Boutique Hotel. 

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS