desvantagens de ser senhorio

Tal como em tudo na vida, há sempre a parte boa e a parte má. Existem muito bons aspetos em ser proprietário, mas também há algumas desvantagens. Veja quais são as vantagens e desvantagens de ser senhorio para decidir se isso é para si.

Vantagens de ser senhorio

Opção de ter múltiplas propriedades

Possuir uma propriedade adicional oferece-lhe algumas opções. Se você ou alguém da família precisar de um lugar para morar, poderá mudar-se para uma das suas propriedades. Ou por exemplo, se um membro da família não conseguir passar pelas verificações de crédito e outras referências. Nesse caso, poderá ajudá-lo. Ou talvez esteja a renovar a casa dos seus sonhos e seria bom poder mudar-se para uma das suas propriedades por algumas semanas ou meses.

Excelente para entusiastas de bricolage

Adora meter as mãos na massa, derrubar paredes, arrancar as tábuas do soalho, pintar e fazer jardinagem? Então, renovar propriedades para as arrendar é uma maneira de desfrutar de um hobby e de gerir um negócio ao mesmo tempo. Assim, ao comprar propriedades decadentes e instalar casas de banho, cozinhas e vidros duplos, verá o sucesso do seu investimento a disparar.

Plano de pensões e rendimento mensal

As taxas de juro têm estado baixas há mais de uma década. Após a crise financeira global, a taxa Euribor a 12 meses caiu de 4% em 2007 para 3% em 2009 e para 0,5% em 2020. Esta nunca se recuperou e a 0,75% favorece os investidores e tomadores de imóveis em vez dos poupadores que não obtêm retorno ao colocarem o seu dinheiro no banco. Se está à procura de constituir uma pensão, contribuir com dinheiro todos os meses já não vai dar para construir a pensão que era costume com as taxas anteriores de cerca de 5%.

Mas a taxa de juro baixa faz com que o investimento em imóveis se torne num plano sólido. Se procura apenas construir um plano de pensões modesto, então adquirir algumas propriedades de baixo preço deve ser fácil de gerir.

E com excelentes taxas, deverá ser capaz de aumentar o seu rendimento mensal para pagar luxos extra, tais como férias.

Desvantagens de ser senhorio

Equidade negativa e stress

Mas ser senhorio é um negócio de longo prazo. Ao longo de uma hipoteca de 20-25 anos apenas com juros, o aumento no valor de uma propriedade comprada para arrendar deve cobrir facilmente o valor devido, sobrando bastante. Mas, durante os primeiros dez anos após a compra da propriedade, poderá ver os preços dos imóveis cair para menos do que pagou pelos mesmos.

Se tiver várias propriedades no seu portfólio com património líquido negativo, corre o risco de falência. O famoso ex-marido de Anthea Turner, Grant Bovey, assistiu ao colapso do seu império de compra e arrendamento de imóveis, no valor de 100 milhões de libras. Declarou falência a dever mais 50 milhões.

Para além disso, é fácil ficar stressado se houver uma desaceleração da economia. Se os inquilinos perderem o emprego e não puderem pagar, poderá ficar sem rendimentos e sem a possibilidade de despejo em várias propriedades.

Normalmente, poderá sobreviver a alguns anos de património líquido negativo sem problemas, desde que não tenha comprado no topo do mercado ou construído o seu império de forma ambiciosa.

Contabilidade e impostos

Não há como escapar ao fisco sendo senhorio. Porque o fisco vai querer uma parte dos seus lucros. Além disso, se ser proprietário é uma atividade secundária para si, além do seu emprego em tempo integral, então os seus rendimentos provenientes do arrendamento podem ser totalmente tributados a uma taxa mais alta.

Mas a boa notícia é que há muitas deduções fiscais, incluindo:

  • Depreciação na forma de desgaste (geralmente cerca de 10% da receita bruta do arrendamento)
  • Limpeza e jardinagem
  • Substituição de tubos de água e condutas
  • Substituição de móveis danificados
  • Seguro de edifícios e conteúdo
  • Processos contabilísticos
  • Repintura
  • Serviços profissionais

No entanto, se possui mais do que algumas propriedades, tudo isso se pode tornar bastante complicado nos seus formulários de autoavaliação. Pode ser um trabalho entediante, porque precisará de manter recibos e registos de forma precisa e lógica.

Manter os dados atualizados

Para além disso, deve manter os registos de dados sempre acessíveis. Faça isso física e digitalmente para que, se solicitado, os seus inquilinos possam:

  • Solicitar uma cópia das informações que possui
  • Encontrar a razão pela qual você guarda essa informação
  • Apagar os dados
  • Impedi-lo de usar esses dados

Mas conseguirá manter os seus registos atualizados se for organizado. Então, apague as informações dos inquilinos anteriores periodicamente, quando já não precisar mais delas ou quando já não forem necessárias.

Despesa financeira

Para muitas empresas, a posse de propriedades leva a despesas substanciais. Certamente não precisará de comprar uma propriedade imediatamente, mas vai precisar de ter muito dinheiro guardado para lidar com as emergências, tais como danos causados por tubos rebentados, tempestades ou inquilinos desonestos.

Regulamentações e riscos legais

Existem várias regulamentações que deve cumprir como senhorio. Se não o fizer, pode meter-se em situações ilegais e eventualmente ser preso. Por isso, precisa de certificações para aparelhos a gás e elétricos, assim como do desempenho energético. Também tem que cumprir as leis de proteção de dados e estar seguro no caso de um inquilino ser ferido e o querer processar.

Estar de prontidão

Embora, em princípio, só receba uma chamada dos seus inquilinos de vez em quando, isso pode variar. No entanto, se estiver a arrendar a pessoas mais jovens, estas podem não fazer ideia do que é uma torneira de passagem, qual a sua aparência ou onde a encontrar. Se, por exemplo, atender uma chamada uma ou duas vezes por ano de cada inquilino, então, se tiver seis propriedades, receberá chamadas todos os meses. Estas poderão ser desde chaves perdidas até eletrodomésticos com defeito e muito mais. Quando for de férias, precisará de alguém para tomar conta da fortaleza enquanto estiver fora.

Separações

Muitos casais começam a construir um portfólio de compras para arrendar na esperança de virem a ter uma reforma de ouro com fundos em abundância. Mas nem tudo na vida funciona como planeamos. Em Portugal, cerca de 59% dos casamentos terminam em divórcio. Dividir uma casa e uma hipoteca em duas já é bastante complicado. Mas dividir um portefólio de compra para deixar com vários níveis de ações e contribuições hipotecárias conjuntas será um assunto ainda mais complexo.

Vantagens e desvantagens de ser senhorio: A não esquecer

Eis um breve resumo dos prós e contras de ser um senhorio proprietário.

Vantagens de ser senhorio:

  • Tem a opção de ter uma segunda casa para si ou para os seus familiares.
  • Pode construir uma pensão num período em que poupar não seja uma opção particularmente viável.
  • Pode aumentar a sua renda mensal.
  • É muito divertido para os entusiastas de bricolage.

Desvantagens de ser senhorio:

  • O património líquido negativo é um risco e a falência acerca-se dos criadores de carteiras arriscadas.
  • Precisará de estar pronto para atender a pedidos de reparações e problemas dos seus inquilinos.
  • Ainda há impostos para pagar, possivelmente no escalão mais alto.
  • Precisará de fundos significativos disponíveis para lidar com emergências.
  • É responsável por cumprir as regulamentações. Se não o fizer, corre o risco de ser preso.
  • Se se se divorciar, haverá lugar a uma divisão complicada de bens.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS