10 dicas para um senhorio sem experiência

Se é um Senhorio sem experiência, há muitas coisas a aprender para maximizar os lucros do seu novo investimento. Dedique então alguns minutos do seu tempo a ver as nossas 10 dicas para os proprietários mais inexperientes.

Faça renovações sensatas

Ao fazer renovações, concentre-se nas alterações que irão aumentar o valor da propriedade e NÃO no que acha que ficaria bonito. Fazer sancas na sala pode ser perfeito para a iluminação, mas não vai adicionar nenhum valor ao imóvel. Assim, faça reformas que aumentem o valor, tais como vidros duplos, cozinha ou casas de banho novas.

Obtenha os melhores preços

A sua principal despesa será a sua hipoteca e os credores competem por investidores no mercado atual. Compre crédito e compare sites para obter as melhores ofertas. Veja se consegue taxas de juro baixas e certifique-se de que pode alterar os termos da hipoteca sem incorrer em custos exorbitantes.

Faça um seguro sobre a renda

A principal preocupação dos proprietários é que os inquilinos não queiram ou não possam pagar a renda. Além disso, há sempre o risco de o seu inquilino perder o emprego por qualquer motivo. Se o pior acontecer e ficar com um inquilino na sua propriedade que não tem meios para se mudar, existem apólices de seguro do proprietário que garantem o pagamento da prestação do crédito à habitação. Poderá também obter cobertura para os custos de despejo, se necessário. Se está segurado ao máximo, pode dormir tranquilo, sabendo que todas as eventualidades estão cobertas.

Obtenha os certificados

Antes de arrendar a sua propriedade, tem de se certificar de que todos os aparelhos elétricos têm a marcação CE, que a sua caldeira e todos os aparelhos a gás foram verificados e que possui um certificado anual de gás do proprietário. Também precisa de instalar alarmes de fumo e monóxido de carbono. Para além disso, precisa ainda de um certificado de desempenho energético.

Verifique os seus inquilinos

Os seus inquilinos são a sua única fonte de rendimento, portanto, tem que ter a certeza de que eles podem pagar a renda e que têm um bom histórico de pagamentos. Também tem que garantir que estes tenham o direito de arrendar.

Torne os pagamentos de renda mais fáceis

Receba os pagamentos de renda por débito direto ou por transferência bancária. Providencie para que os pagamentos da renda sejam cobrados a tempo, antes do vencimento do pagamento da sua prestação ao banco.

Estabeleça uma política de animais de estimação

É melhor não permitir animais de estimação na sua propriedade, pois, ao contrário dos seus inquilinos, não pode selecionar os animais de estimação destes. Os animais de estimação não cheiram bem, mesmo que não façam xixi e cocó dentro de casa. E até o gato mais bem comportado vai querer usar o seu sofá como poste para afiar as unhas. No entanto, não permita animais de estimação se arrendar a sua propriedade com móveis. E explique ao seu inquilino que qualquer dano nos cortinados ou portas deve ser pago por ele.

Verifique a sua propriedade

Como proprietário sem experiência que é, é natural que fique apreensivo com o seu investimento, mas não deve visitar a sua propriedade com muita regularidade para não se incomodar demasiado a si próprio. Para começar, veja se os seus inquilinos sabem onde está tudo, como água, gás, contadores de eletricidade, caixa de fusíveis e torneiras de segurança. Explique-lhes como funciona a caldeira e combine quem vai fazer a manutenção do jardim.

Também pode verificar a sua propriedade por combinação (deve avisar com 24 horas de antecedência) e ir inspecionar a propriedade depois do inverno para garantir que os algerozes e as telhas não ficaram danificados devido a alguma tempestade. Também pode verificar o interior do imóvel aquando da inspeção anual do certificado de gás. Se tem inquilinos há muito tempo, pode oferecer-se para substituir as alcatifas usadas ou pintar novamente. A manutenção da propriedade é necessária e incentivará os seus inquilinos a permanecerem na casa.

Faça um relatório com os inquilinos

É sempre boa ideia manter o melhor relacionamento possível com os inquilinos. Ao construir um relacionamento e ao ser acessível, pode evitar muitos problemas. Deixe-os saber que lidará bem até com pequenas fugas de água, para que estes não se sintam negligenciados e causem danos na propriedade.

Da mesma forma, se estes estiverem com dificuldades financeiras, poderão comunicar consigo, em vez de evitarem os seus SMS e emails. Se os seus inquilinos estiverem com dificuldades financeiras, tente elaborar um plano de pagamentos que lhe permita ir recebendo as rendas. Não há necessidade de os ameaçar com despejo, a menos que seja óbvio que os seus inquilinos não possam vir a pagar. Normalmente, dois meses de atraso no pagamento da renda é o momento certo para atuar. Antes disso, pode ir mantendo a comunicação.

Mantenha registos organizados

Como proprietário sem experiência, comece da forma que pretende continuar. Manter os registos de uma propriedade separadamente permitir-lhe-á avaliar o lucro que está a obter. Isso é bastante fácil de fazer e requer apenas uma contabilidade básica, pois tem apenas uma única fonte de receita, ou seja, pagamentos de renda. Certifique-se de que mantem todos os recibos e registos de instalações, acessórios, seguros, pagamentos de hipotecas, contas de serviços e outros fornecedores. Todas estas despesas são dedutíveis no IRS.

10 dicas para um Senhorio sem experiência: A não esquecer

Ao seguir estas dicas, ficará em boa posição como proprietário sem experiência. Veja outros artigos do Rentila para obter mais informações.

  • Renove com sabedoria para agregar valor;
  • Obtenha as melhores condições de crédito;
  • Obtenha cobertura extra no seguro;
  • Certifique-se de que tem todos os certificados necessários;
  • Faça uma triagem dos seus inquilinos para ter certeza de que estes podem e pagarão a renda;
  • Configure pagamentos eletrónicos de renda;
  • Estabeleça uma política de animais de estimação;
  • Inspecione a sua propriedade em relação a eventuais danos;
  • Construa um relacionamento com os seus inquilinos para que estes não o evitem se houver problemas;
  • Mantenha registos para analisar o lucro e declarar o seu rendimento tributável.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS