Como fazer com que o inquilino se sinta em casa

Quando se arrenda um imóvel, é quase como se estivesse a fazer uma venda. Faça uma boa venda e terá inquilinos que podem até ficar uma década ou mais. Imagine! Um inquilino perfeito, que permanece  e que paga a tempo e horas. Nunca há problemas, eles cuidam da propriedade e você não tem que se preocupar se ela está desocupada, tendo pagamentos de hipotecas a fazer. Para além de ter que fazer renovações caras e todo o trabalho de anunciar a propriedade novamente para encontrar novos inquilinos. Então, como fazer com que o inquilino se sinta em casa? Bem, apresentamos aqui  algumas dicas úteis para fazer com que os seus inquilinos fiquem mais tempo.

Estabeleça uma renda adequada no início

É sempre muito bom conseguir obter o valor mais alto possível para o arrendamento de um imóvel. Mas se decidir cobrar mais do que deveria, então não demorará muito até que os seus inquilinos descubram isso. Basta perguntarem ou procurarem outras propriedades semelhantes no mercado. Se os seus inquilinos acharem que podem conseguir um negócio consideravelmente melhor noutro sítio, não se sentirão apenas enganados, como podem muito bem achar que vale a pena pegarem nas suas coisas e seguirem em frente. Por isso, ao definir o valor da renda, certifique-se de que este esteja alinhado com outras propriedades existentes no mercado. Não seja demasiado ambicioso, pois pode ter que procurar novos inquilinos após cerca de meio ano.

Ajude e seja amigável

Se o seu inquilino não for da zona, não custa nada ajudá-lo! Ajude-o a saber onde está tudo. Pode mesmo até deixá-los entrar no seu carro e levá-los a algum sítio que eles queiram ir, tal como o melhor restaurante indiano local ou o melhor supermercado. Também não custa nada enviar-lhes um postal de Boas Festas. Pode até deixar um presente simpático, como por exemplo um enfeite, um ramo de flores ou uma garrafa de vinho.

Faça uma boa manutenção

Quando o seu inquilino ligar porque aconteceu alguma coisa, responda rapidamente. Mesmo que tenha apenas uma propriedade, faz sentido ter à mão uma lista de um bom empreiteiro, um eletricista e um canalizador. Não deixe os seus inquilinos à espera para arranjar as coisas e responder de forma amigável. Se tiver a sorte suficiente de ter um inquilino que já está no imóvel há alguns anos, então é provável que a pintura esteja um pouco maltratada. É uma situação vantajosa oferecer-se para voltar a pintar a propriedade, para que esta continue bonita e fresca para os seus inquilinos.

Use o seu bom senso

Se puder escolher os inquilinos que irão morar no seu imóvel, use o bom senso. Por exemplo, se está a arrendar a pessoas da zona, eles são exatamente isso. Eles são pessoas locais, que já têm raízes e ligações com a zona em questão – então eles são “permanentes”. É mais do que provável que essas pessoas não vão a lado nenhum. Portanto, tudo o que precisa de fazer é mantê-los na sua propriedade.

Os inquilinos mais velhos são geralmente menos propensos a mudanças. Da mesma forma, é improvável que inquilinos com filhos se desenraízem à pressa. Pessoas mais estruturadas com famílias têm maior probabilidade de manterem a sua propriedade em boas condições. Talvez os mais jovens tenham menos probabilidade de cuidar do seu imóvel. Os alunos, por outro lado, são famosos por destruírem propriedades e fazerem festas. E quando as pessoas moram sozinhas, tendem a viver com mais desarrumação. Portanto, se procura inquilinos que fiquem muito tempo – use o seu bom senso.

Não vá ver a propriedade constantemente

Tendo usado o seu bom senso para escolher um inquilino razoável, precisa também de confiar que o seu inquilino não vai arruinar a sua propriedade. Verificar a propriedade a toda a hora e tornar-se um incómodo é uma das melhores maneiras de afugentar o seu inquilino. Todo a gente precisa de privacidade.

Quando envia o engenheiro de gás verificar a caldeira anualmente para garantir que está a cumprir os seus requisitos legais, então não há problema em visitar o seu imóvel. Mas se aparece sem ser convidado com desculpas duvidosas para ver a propriedade, isso é uma maneira infalível de perder um bom inquilino.

Como fazer com que o inquilino se sinta em casa: Permita que a adaptem

Geralmente, é uma ideia melhor oferecer a sua propriedade em tons neutros. O branco magnólia é o melhor tom a escolher. É uma cor limpa e combina com a maioria dos móveis. É inofensiva, mas também não é particularmente pessoal. Também pode dizer aos seus inquilinos que podem adicionar o seu próprio estilo à propriedade, o que os fará sentirem-se em casa. Pergunte-lhes se gostariam de pendurar fotos ou adicionar um papel de parede e provavelmente estes ficarão mais tempo. Mas verifique se eles não vão danificar a sua propriedade.

Ajude os inquilinos a mobilarem o imóvel

Geralmente, é uma aposta mais segura arrendar a sua propriedade sem móveis. Claro que poderia oferecer o imóvel completamente mobilado, mas se os seus inquilinos tiverem que trazer os seus próprios móveis, eles tendem a recusar essa possibilidade. E essas pessoas são mais estáveis e não gostam tanto de fazer mudanças. Mas não é preciso muito para os ajudar a mudar os seus móveis quando chegam e ajudá-los a acomodarem-se na nova casa. Se eles não tiverem um ou dois móveis, como uma mesa de jantar, por exemplo, pode oferecer-se para os ajudar a arranjar esse móvel. Eles irão agradecer.

Oferecer a propriedade mobilada pode torná-la mais parecida com um hotel e deixá-lo vulnerável a danos na mesma.

Como fazer com que o inquilino se sinta em casa: a não esquecer

Para garantir que tem inquilinos felizes, esforce-se para ter a certeza de que é o melhor senhorio e de que a propriedade é o local onde o seu inquilino deseja ficar.

  • Defina a renda a um valor de mercado justo e razoável.
  • Seja amigável e prestativo e vá mais além, enviando um postal de Boas Festas ou oferecendo um presente de boas vindas.
  • Uma boa manutenção é importante para que as avarias sejam corrigidas rapidamente e os seus inquilinos não fiquem incomodados e se sintam valorizados.
  • Use o bom senso ao selecionar os inquilinos e tente escolher inquilinos com maior probabilidade de ficarem por muito tempo, de pagarem bem e de cuidarem bem do seu imóvel.
  • Verifique a propriedade anualmente ou semestralmente. Mais do que isso, irá irritar os seus inquilinos.
  • Permita que os seus inquilinos adaptem a sua propriedade ao gosto deles. Será mais provável que permaneçam por mais tempo.
  • Ajude os seus inquilinos a fazerem as mudanças e, se precisarem de uma mesa ou cama extra, ajude-os em relação a isso.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS