O futuro do arrendamento

Há dez anos, ninguém poderia prever a evolução do mercado de arrendamento nos últimos anos. Mas neste momento, temos mais informações do que nunca sobre o futuro do arrendamento e as inovações que estão a revolucionar a gestão imobiliária em Portugal e as políticas que os inquilinos estão a adotar para o futuro.

Desde arrendamentos flexíveis a comodidades digitais, estão a surgir várias tendências e inovações no mercado de arrendamento, algumas delas impulsionadas pelas finanças dos inquilinos e outras simplesmente por um mundo em mudança.


Neste guia, partilharemos a nossa visão sobre o futuro do arrendamento: resumiremos as últimas tendências e inovações a que assistimos atualmente no mercado de arrendamento e partilharemos o que estas poderão significar para os senhorios na era moderna.

Tendências emergentes no mercado de arrendamento: o que há de novo e o que é tendência?

As reformas governamentais em curso (e outras que estão para vir), juntamente com as mudanças nas preferências dos inquilinos, alteraram o mercado de arrendamento.

Atualmente, assistimos a movimentos no sentido de arrendamentos flexíveis (em vez de arrendamentos de longa duração), a uma ênfase na eficiência energética e a mudanças no sentido de uma maior automatização da gestão de propriedades.

Assiste-se também a um aumento dos arrendamentos para este fim (como os programas de arrendamento com opção de compra) e dos espaços de convivência. Leia abaixo cada elemento em pormenor.

1. Maior oferta de arrendamentos flexíveis

No mundo dos inquilinos, são propostos prazos de arrendamento cada vez mais curtos e mais adaptáveis para responder às mudanças de estilo de vida em curso, desde a mudança de emprego até às novas necessidades de trabalho à distância.

2. Foco na eficiência energética e na sustentabilidade

Não é só o governo que se está a concentrar na eficiência energética, mas também os inquilinos.

O aumento dos custos da energia, associado a uma maior consciência ambiental, está a fazer com que os inquilinos se sintam mais atraídos por propriedades com melhores classificações de desempenho energético.

Estudos recentes destacam algumas ideias particularmente interessantes para os proprietários considerarem, entre elas:

  • 57% dos inquilinos à procura de habitação em 2024 consideram que conhecer ou pedir o certificado energético é “importante” ou “muito importante”.

  • Cerca de 40% dos potenciais inquilinos preferem habitações com a máxima eficiência energética (classe A ou B).

  • Relatórios indicam que melhorar uma habitação da classe E para a classe C pode reduzir o consumo energético entre 25% e 40%, aumentando o valor do imóvel no mercado.

3. Avanços tecnológicos na gestão imobiliária

Os avanços tecnológicos estagnaram para as empresas durante esta década, até aos últimos anos, altura em que tudo mudou. Desde a pandemia de COVID-19 de 2020, a situação mudou tanto para os proprietários como para os inquilinos.

As visitas virtuais estão a expandir o acesso dos inquilinos às propriedades em todo o país, enquanto a realidade aumentada permite que os senhorios mostrem as propriedades em remodelação antes de estarem concluídas.

Os contratos de arrendamento digitais, os serviços de cobrança de rendas em linha e os sistemas de seleção de inquilinos baseados na inteligência artificial estão a transformar a forma como os senhorios e os inquilinos interagem, poupando frequentemente tempo e dinheiro aos senhorios.

Até mesmo a tecnologia de casas inteligentes está a chegar aos imóveis para arrendamento. Desde termóstatos inteligentes a melhores sistemas de segurança, os proprietários estão a ganhar um maior controlo sobre os arrendamentos com tudo incluído e a gerir melhor os riscos de segurança.

4. Crescimento dos arrendamentos “build-to-suit” (ou “build-to-rent”)

Os empreendimentos construídos para arrendamento (BTR) estão a ganhar popularidade. Estes empreendimentos oferecem gestão profissional, serviços partilhados e vida em comunidade. Com uma variedade de tamanhos de habitação no local, os inquilinos podem alternar facilmente entre propriedades mais pequenas e maiores.

5. Aumento dos espaços de convivência

As soluções de habitação partilhada são atrativas para os jovens profissionais e estudantes que procuram opções de habitação social e económica.

Com o aumento dos custos em tudo, desde a renda às contas de energia, os inquilinos estão a descobrir que a habitação partilhada lhes permite continuar a viver nas grandes cidades.

Inovações que moldam a experiência de arrendamento: como estão os senhorios a inovar?

Centrando-nos nas inovações que estão a moldar a experiência de arrendamento, há uma série de novas formas promissoras de gerir um imóvel para arrendamento. Estas novas tecnologias são particularmente benéficas para os senhorios, mas também podem oferecer uma experiência melhor e mais procurada pelos inquilinos.

As principais inovações incluem:

  • Integração da tecnologia inteligente em casa: Caraterísticas como fechaduras inteligentes, termóstatos e sistemas de monitorização de energia estão a tornar-se fatores-chave para os arrendamentos modernos. Os inquilinos gostam da comodidade e do controlo que oferecem, e alguns estão mesmo dispostos a pagar uma renda mais elevada por isso.
  • Administração de propriedades digital: as plataformas online estão a simplificar processos como a cobrança de rendas, os pedidos de manutenção e o cumprimento legal , facilitando a vida aos senhorios e proporcionando aos inquilinos ocupados as conveniências digitais que desejam.
  • Visitas virtuais e de realidade aumentada: As visitas virtuais às propriedades estão a ganhar popularidade, especialmente entre os inquilinos de longa distância, tornando o processo de arrendamento mais conveniente, e muitos senhorios apreciam a facilidade e o ritmo da digitalização.

Alterações nas preferências dos inquilinos: O que esperam os inquilinos dos senhorios?

Nada permanece igual, e as preferências dos inquilinos não são diferentes. Algumas mudanças devem-se a fatores externos e económicos, enquanto outras se devem apenas a alterações nas preferências pessoais.

Os principais aspetos que os inquilinos esperam dos senhorios incluem:

  • Propriedades que permitem trabalhar de casa: Os imóveis com espaços de trabalho dedicados, boa ligação à Internet e ambientes tranquilos são mais procurados, em especial os que têm acesso a espaços exteriores.
  • Serviços e caraterísticas da comunidade: Os inquilinos estão a dar prioridade a imóveis com ginásios, espaços verdes e áreas comuns para uma melhor qualidade de vida e uma solução de habitação completa.
  • Comunicações digitais: O tempo é precioso para os inquilinos e a digitalização dos pagamentos de rendas, dos lembretes gerais e do acompanhamento da manutenção de inventários e os relatórios de problemas facilitam a vida.
  • Arrendamentos que permitam animais de estimação: À medida que a posse de animais de estimação aumenta, os senhorios que oferecem alojamento amigo dos animais destacam-se no mercado.
  • Eficiência: Desde as faturas de energia aos custos de vida em geral, os inquilinos querem eficiência, o que leva a um interesse crescente em espaços e edifícios energeticamente eficientes que possam reduzir os custos mensais.

Oportunidades para os proprietários: para onde vão a partir de agora?

Nem todas as mudanças podem ser bem recebidas pela comunidade de proprietários, mas a mudança traz consigo oportunidades. Os proprietários podem responder às tendências emergentes de várias formas:

  • Diferenciar-se através de ofertas únicas: fornecendo soluções personalizadas, como arrendamento flexível, unidades mobiladas, caraterísticas inteligentes ou atualizações de eficiência energética para atrair grupos específicos de inquilinos.
  • Adopte soluções proptech: adopte um software de administração de propriedades e automatização da manutenção para se manter competitivo, poupar tempo e estabelecer contacto com os inquilinos da forma que estes pretendem cada vez mais.
  • Antecipe-se às alterações regulamentares: as coisas estão a mudar e os senhorios precisam de se manter informados sobre a legislação futura para garantir a conformidade e evitar potenciais multas ou litígios.

O futuro do arrendamento: Perguntas frequentes

Porque é que os proprietários têm dificuldades?

Nem todos os senhorios estão em dificuldades, mas as alterações obrigatórias e o aumento dos custos são a principal causa de perturbação no mercado de arrendamento, o que está a levar alguns senhorios a mudar de estratégia, a reajustar-se para satisfazer as necessidades atuais ou a sair completamente do mercado.

Em particular, o aumento das taxas de juro das hipotecas, o aumento dos custos de investimento (nomeadamente para financiar a nova regulamentação) e os elevados custos de manutenção dos imóveis estão a afetar os resultados financeiros de muitos senhorios.

Como é que os proprietários podem lidar com as mudanças?

A adaptação é fundamental. Os proprietários têm mais responsabilidades, pelo que simplificar os procedimentos e gerir o tempo de forma eficiente é algo a que muitos dão prioridade para se manterem bem sucedidos.

A digitalização dos serviços através do software de gestão imobiliária poupa tempo e ajuda os proprietários a planear com antecedência. Até as alterações fiscais podem ser geridas através da tecnologia imobiliária, com um fácil acompanhamento e comunicação de rendimentos, receitas e despesas.

Responder aos desejos dos inquilinos também pode ajudar, desde a oferta de sistemas domésticos mais inteligentes até à criação de flexibilidade em ambientes de habitação de longa duração, através de coisas como alugueres flexíveis e políticas personalizadas.

Ainda vale a pena ser senhorio hoje em dia?

Todos os proprietários de imóveis, tal como todos os empresários, têm de analisar continuamente os resultados e tomar decisões comerciais sobre os próximos passos a dar.

Para alguns proprietários, abandonar o mercado imobiliário é a melhor decisão, enquanto que para outros, o melhor é adaptar-se. Alguns proprietários não são de todo afetados pelas mudanças recentes e futuras e podem simplesmente continuar o seu caminho de sucesso.

Ser proprietário tem os seus prós e contras, mas muitos números continuam a indicar uma procura crescente de arrendamento nos próximos anos, juntamente com o aumento dos custos de arrendamento que pode ajudar os proprietários a manterem-se rentáveis.

Leia o nosso guia pormenorizado sobre se a compra para arrendamento continua a ser um bom investimento em 2025.

O futuro do arrendamento: A não esquecer

  • As tendências emergentes no mercado de arrendamento incluem uma maior procura de arrendamentos flexíveis, uma ênfase na eficiência energética e na tecnologia, e um aumento dos arrendamentos e espaços de habitação especialmente concebidos.
  • Algumas tendências dependem do local (como o desenvolvimento crescente da habitação para arrendamento), enquanto outras são nacionais (como as preferências crescentes pela digitalização), o que significa que nem todas as mudanças exigem adaptação.
  • A utilização da tecnologia está a tornar-se potencialmente uma necessidade e muitos proprietários consideram-na crucial para a gestão das propriedades, enquanto os inquilinos tomam decisões de aluguer com base nas conveniências tecnológicas.
  • As necessidades dos inquilinos estão a mudar e a tornar-se mais claras, com uma maior ênfase nas políticas que aceitam animais de estimação, nas competências em casa, na acessibilidade à comunidade e na eficiência em todos os aspetos do arrendamento.
  • Os proprietários que possam beneficiar de uma mudança de direção podem considerar diferenciar-se para se destacarem, adotando soluções de tecnologia imobiliária e mantendo-se à frente das novas exigências governamentais.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS