Assinatura digital do Inventário

Para iniciar o procedimento de assinatura, aceda ao formulário de criação/modificação do arrendamento, e à guia Signatários.

Antes de começar, certifique-se de inserir corretamente os emails e números de telemóvel de todos os signatários.

Pode assinar o documento online em apenas alguns simples passos.

  1. O senhorio pode iniciar o procedimento clicando no botão Iniciar procedimento de assinatura.
  2. Uma janela pop-up será aberta para desenhar a assinatura. Em seguida, o utilizador deverá solicitar e inserir um código de verificação enviado por SMS. Assim que o procedimento de assinatura for iniciado, o documento será bloqueado e marcado como Pendente de assinatura.
  3.  Será enviado um convite por email a todos os inquilinos e fiadores.
  4. Os locatários e os fiadores podem clicar no link do convite e assinar. Tal como o senhorio, os signatários terão que desenhar a sua assinatura e solicitar e digitar o código de verificação enviado por SMS.

Assim que o documento for assinado, este será bloqueado. O proprietário, os inquilinos e os fiadores podem fazer o download do mesmo em formato PDF.

Importante!

Existem três tipos diferentes de assinatura eletrónica: simples, avançada e qualificada. E apesar de todos os três serem legalmente admissíveis, apenas a assinatura eletrónica qualificada beneficia da presunção de fiabilidade.

A assinatura eletrónica simples é atualmente o tipo de assinatura mais usado. Hoje, a esmagadora maioria das assinaturas eletrónicas no mercado são as chamadas assinaturas “simples”, por serem mais adequadas e fáceis de usar.

A assinatura eletrónica simples corresponde ao primeiro nível de segurança e reconhecimento legal da assinatura de um documento. O seu processo pode, entretanto, ser fortalecido e adquirir maior valor legal se uma camada extra de autenticação for adicionada. Nós usamos um sistema de dupla autenticação para assinar os documentos:

  • Verificação de um endereço de email válido do signatário ao abrir uma conta Rentila,
  • Verificação de um número de telemóvel válido, enviando um SMS de verificação no momento da assinatura.

Para comprovar a fiabilidade da nossa assinatura simples, registamos o endereço de email do signatário, o seu número de telemóvel, o endereço IP do dispositivo utilizado para assinar o documento, etc. O objetivo desta prova é dar aos advogados, em caso de disputa, a capacidade de rastrear facilmente as diferentes etapas de uma transação, passo a passo.

A assinatura eletrónica pode ser executada a partir de um computador ou dispositivo móvel. Para assinar eletronicamente, cada signatário precisará de um endereço de email válido e de um número de telemóvel pessoal.