Comprar uma propriedade

Ao comprar uma propriedade, está a fazer um investimento significativo que pode ser o “ou vai ou racha” do seu negócio de compra para arrendamento. Por isso, ao ver um imóvel, é tempo de colocar de lado aquele hábito britânico de não dizer nada por medo de ser intrometido ou mal-educado.

Porque precisa de saber tudo o que puder. Os vendedores estarão à espera de algumas possíveis perguntas que prefeririam não responder – por isso, não tenha receio. No entanto, porque não direcionar as suas perguntas para o agente imobiliário, se preferir? Eles podem ajudá-lo a obter as informações de que precisa e talvez até mesmo ajudá-lo a conseguir uma venda pelo preço certo para si.

Continue a ler e vamos lá então ver quais são as perguntas mais importantes que todos os compradores devem fazer.

Porque é que o dono está a vender?

Esta é uma pergunta suficientemente inocente, mas pode revelar algumas respostas muito úteis. A maioria das pessoas está a querer mudar para uma casa maior ou menor ou mudar-se geograficamente. No entanto, isso pode revelar algo negativo sobre a zona ou os vizinhos. Em alternativa, pode descobrir que o proprietário precisa de uma venda rápida por motivos pessoais, o que lhe pode dar uma vantagem para conseguir uma pechincha.

Há quanto tempo é que a propriedade está no mercado?

Embora a venda de um imóvel possa demorar um pouco, é possível avaliar o nível atual de interesse. Se o imóvel estiver no mercado há mais de três meses, pergunte ao agente imobiliário qual o interesse que tem havido. E, se houve pouco ou nada de interesse, pergunte ao agente imobiliário o que ele acha sobre esse facto. Se não houver outros problemas, o agente pode concluir que a propriedade está demasiado cara e, mais uma vez, você está em posição de fazer uma oferta mais baixa que tem uma hipótese razoável de ser aceite.

Vai comprar uma propriedade que mudou de dono recentemente?

Muitas pessoas compram um imóvel apenas para descobrir que as suas finanças mudaram e que se querem mudar novamente. No entanto, se isso continuar a acontecer ou se houver uma rápida mudança de proprietários, poderá ter uns vizinhos infernais, que transformam a propriedade dos seus sonhos num pesadelo vivo. Descobrir se é esse o caso irá ajudá-lo a evitar várias noites sem dormir.

Qual é o preço mínimo que o vendedor aceitaria?

Essa pode ser uma pergunta surpreendente, e pode não haver uma resposta para isso, mas também poderá haver. Afinal, quando se faz essa pergunta, é um “sinal de compra” que os agentes imobiliários estarão à procura. A maioria dos agentes imobiliários não ganha nada numa propriedade não vendida, mas a sua comissão de uma propriedade vendida a 90.000 €, em vez de 100.000 € será muito semelhante. É, portanto, do interesse deles nutrir uma venda e, por isso, podem fornecer-lhe as informações necessárias para que possa fazer um investimento sólido e lucrativo.

O vendedor encontrou uma nova casa?

Algumas perguntas sobre as circunstâncias de um vendedor podem ajudá-lo a avaliar o seu desejo de vender o imóvel rapidamente (e, portanto, a um preço mais baixo). Quando faz uma oferta sobre uma propriedade, geralmente está sujeito à venda da sua e, consequentemente, pode ocorrer uma cadeia de um vendedor para outro. A única maneira de a parar é quando um comprador consegue concluir a venda sem necessidade de vender um imóvel.

Se não conseguir vender a sua casa, mas, ainda assim, resolver comprar uma nova casa, vai possuir efetivamente duas propriedades e empréstimos-ponte. E estes, mesmo que seja apenas por alguns meses, são extremamente caros ou indisponíveis para muitas pessoas. Se o seu vendedor encontrou a casa dos seus sonhos, está em uma ótima posição para fazer uma oferta mais baixa, que seja aceite. Especialmente se estiver a comprar diretamente para o seu negócio de arrendamento e puder encerrar a cadeia.

Como é que é a zona? Há alguns planos que possam afetar a propriedade?

Ao comprar um imóvel em que os inquilinos ficarão felizes e irão permanecer, convém saber se a área é adequada. Pode perguntar ao agente imobiliário acerca de escolas locais, lojas, ligações de transportes e taxa de criminalidade. Também é importante saber se existem grandes planos para construir em campos locais que possam transformar um belo e tranquilo lugar num local de obras barulhento.

Antes de comprar uma propriedade: tem vizinhos barulhentos?

Tal como dissemos — uma pergunta muito direta. Se perguntar ao proprietário ou ao agente imobiliário, estes podem querer desviar quaisquer problemas, se houver alguns. Eles terão possivelmente comprado a propriedade sem que ninguém tenha sido honesto com eles acerca dos vizinhos desagradáveis, mas enquanto evitam dizer-lhe, deve procurar sinais de hesitação e possíveis mentiras.

Se algum desses problemas aumentou, os proprietários podem ter pensado que estavam a fazer a coisa certa ao entrar em contacto com a câmara ou a polícia. No entanto, caso tenham feito alguma reclamação formal, devem detalhá-la legalmente e fornecer informações importantes aos compradores.

Quantos anos têm o telhado, a caldeira, os ralos e as caleiras?

Estas coisas são caros de arranjar, portanto, antes de comprar uma propriedade e antes que surja qualquer problema no relatório de um construtor, faça a pergunta.

O que está incluído na propriedade?

É essencial descobrir o que está incluído na venda, pois isso pode afetar significativamente o valor do que está a comprar. Se os proprietários se estão a mudar para o estrangeiro, podem eventualmente deixar ficar tudo, incluindo aquecedores, utensílios de cozinha, combinados, fornos, máquinas de lavar, lava-louças e cortinados. Alternativamente, também podem levar tudo.

Podem explicar o Certificado Energético?

O certificado de desempenho energético detalha a eficiência com que a casa funciona. Isso será afetado por coisas como o isolamento e os vidros duplos. Certifique-se também de descobrir quando é que essas atualizações foram feitas.

A não esquecer: Vai comprar uma propriedade? 10 questões a ver

Com muito para assimilar, aqui está um resumo rápido:

  • As perguntas sobre as circunstâncias de um vendedor que o podem ajudar a negociar um preço mais baixo incluem perguntar porque é que o proprietário está a vender e se encontrou uma nova casa para comprar.
  • Há outras questões que o podem ajudar a obter um preço mais baixo são perguntar há quanto tempo é que o imóvel está no mercado e qual é o menor preço que o vendedor aceitará.
  • Perguntar se a propriedade mudou de dono recentemente pode ajudá-lo a descobrir um possível problema, tal como a propriedade não ser bem conhecida dos proprietários anteriores na altura da venda e ter, por exemplo, vizinhos infernais. Antes de comprar uma propriedade, também deve questionar diretamente ao vendedor se há vizinhos barulhentos.
  • Não se esqueça de fazer perguntas sobre a zona, bem como quaisquer planos de construção próximos da propriedade que possam diminuir o valor da propriedade e/ou tornar-se um problema ao longo do tempo.
  • Outras perguntas sobre a propriedade incluem perguntar o que está incluído no preço de venda, tais como equipamentos e acessórios. Deve também perguntar sobre a idade do telhado, da caldeira, das caleiras, dos vidros duplos, do isolamento do sótão e do desempenho energético.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS