Mitos populares sobre os investidores

Tornar-se num investidor a sério é o sonho de muita gente. Muitos de nós esperamos ter dinheiro para investir numa propriedade para recebermos uma segunda fonte de rendimento e, potencialmente, termos bens para deixar como herança para os entes queridos. No entanto, uma série de mitos populares sobre os investidores impede imensas pessoas de transformarem os seus sonhos em realidade. Então, tendo isso em mente, este curto artigo pretende diferenciar os mitos da verdade. E pode ser o pontapé de saída para se tornar um investidor imobiliário. Então, vamos ver.

O 1º dos mitos populares sobre os investidores: Precisa de investir muito dinheiro

Então, precisa de muito dinheiro para investir? Sim e não. A maioria das pessoas começa por baixo, com um apartamento ou uma casa pequena com terraço, avaliada em cerca de 80.000€ ou menos. A entrada mínima para uma hipoteca de compra para arrendamento é geralmente de 25%, o que significa que provavelmente irá precisar de cerca de 20.000€. Apesar de não ser dinheiro que se tenha no bolso, pode ser uma quantia que se pode poupar ao longo do tempo ou que talvez provenha de uma herança considerável. E não é uma quantia alucinante, considerando que o pode colocar a caminho da riqueza financeira e de uma nova carreira na qual será o seu próprio chefe.

O crescimento do capital é o mais importante

Muitas pessoas preocupam-se apenas com a forma como a propriedade irá aumentar de valor todos os anos. Mas nunca se deve considerar isso como sendo o mais importante, especialmente porque não se vende o imóvel anualmente. Pode verificar as avaliações e acreditar que a sua propriedade aumentou 10.000 euros nos últimos 12 meses. Mas, não realizou os 10.000 euros e ainda não está 10.000 euros mais rico! Imagine que investe numa empresa que não obteve lucro durante 15 a 25 anos. Perde o interesse.

Assim, deve garantir que a propriedade lhe proporcione um rendimento passivo constante todos os meses. Claro que haverá um mês anormal em que um eletrodoméstico precisa de ser substituído ou tem que se fazer alguma reparação, mas, no geral, deve gerar uma renda pequena, mas útil, tosos os meses.

Os danos no imóvel podem arruinar-me

Teria razão ao pensar que os danos à propriedade são um fator de risco no investimento imobiliário. Se alugar a sua casa a inquilinos que nunca lhe pagam e há um grande dano intencional na altura do despejo, pode estar diante de um desastre suficientemente significativo para arruinar os seus sonhos de investimento. No entanto, a maioria das coisas na vida pode ser atenuada.

Desde que tenha feito as devidas diligências na pesquisa inicial, tirando referências dos seus inquilinos e assegurando-se, ainda poderá estar coberto pelo seguro, mesmo que estes queimem a propriedade. Muitos bancos irão querer vender-lhe seguros e serão o seu braço direito no caso de ter de lidar com cenários desagradáveis, como despejar inquilinos incumpridores, quaisquer que sejam as circunstâncias.

Corro o risco de apropriação

A resposta simples é: sim, corre. Mas se for cuidadoso e fizer um seguro, pode ajudar a evitar esse cenário. Se está nervoso com o cenário do arrendamento, há novos investidores preferem vender imóveis, onde a propriedade é renovada e vendida com lucro a um novo comprador. Em alternativa, também pode tentar arrendar casas com vários ocupantes (HMOs). Essa opção maximiza o fluxo de caixa mensalmente e ajuda a evitar dificuldades financeiras.

Ser investidor de imóveis é fácil

Todos nós sonhamos em estar a bordo de um navio de cruzeiro enquanto o dinheiro chega, mas a renda passiva raramente é totalmente passiva. Com o tempo, pode ir delegando algum trabalho do seu império imobiliário, mas até que o possa fazer, há muito trabalho a ser feito!

Os imóveis têm que ser cuidadosamente pesquisados antes de os comprar. E as propriedades para arrendar devem ter certificados de manutenção regular para coisas como a caldeira a gás e os eletrodomésticos, além de detetores de fumo e monóxido de carbono. A papelada deve ser gerida e devem ser pagos os impostos sobre o rendimento. E as preocupações dos seus inquilinos também devem ser resolvidas prontamente. E, quanto mais propriedades tiver, mais isso poderá ser um trabalho a tempo integral.

O investimento em imóveis traz liberdade

Se está preso num trabalho das 9 às 5 que odeia, o investimento imobiliário pode ajudá-lo a tornar-se o seu próprio chefe. No entanto, irá precisar de uma carteira de imóveis de tamanho considerável para cobrir o salário do qual está a prescindir.

Investir no clima atual é arriscado

É verdade que o clima económico atual não é bom. No entanto, com as ações a tornarem-se cada vez mais arriscadas, o mercado imobiliário em Portugal ainda oferece retornos estáveis. Estima-se que Portugal continue a precisar de muitas casas novas por ano, e apenas cerca de um terço das mesmas são construídas. Isso significa que a procura está sempre a superar a oferta e que os preços irão continuar a subir nesse mercado lucrativo.

O aumento dos juros dos empréstimos vai adicionar mais custos

É verdade que devido às pressões inflacionárias pós-pandemia e à guerra na Ucrânia, o Banco de Portugal foi forçado a aumentar a taxa básica. Assim, as hipotecas estão a ficar mais caras. No entanto, a taxa básica foi tão baixa durante tanto tempo que esses pequenos aumentos não irão mudar significativamente as coisas. Os provedores de hipotecas ainda estão a oferecer taxas mais baixas do que há 15 anos atrás.

É difícil vender uma propriedade e sair do mercado

Se quiser arrecadar o lucro e sair do mercado por qualquer motivo, não é difícil vender o seu imóvel. Claro que terá que informar o seu inquilino e mandar-lhe um aviso por escrito, mas com a procura por imóveis sempre elevada na zona certa, não deverá ter problemas em vender o seu imóvel. Terá que pagar o imposto sobre as mais valias, mas isso é semelhante a qualquer outro negócio.

Mitos populares sobre os investidores: A não esquecer

Havendo muito para absorver, aqui está um resumo rápido.

  • O valor que precisa de investir é cerca de 25% de uma propriedade barata que pode arrendar ou vender, o que pode chegar a 20.000 euros.
  • Tanto os danos à propriedade como a apropriação são riscos, portanto, certifique-se de os mitigar, referenciando os inquilinos e fazendo um seguro contra os riscos.
  • É crucial que entenda que construir um portefólio de imóveis para arrendar leva tempo e energia. E que há várias coisas que deve fazer para proteger os seus inquilinos e a si mesmo legalmente.
  • No entanto, se reinvestir regularmente no seu portefólio, ser um verdadeiro investidor é uma ótima maneira de construir riqueza. O investimento imobiliário também lhe pode devolver a liberdade que não teria num emprego.
  • Embora possa estar preocupado com o clima económico atual, se tiver dinheiro disponível para investir, o mercado imobiliário em Portugal ainda é uma boa opção. E o aumento dos custos das taxas de hipoteca provavelmente será mínimo. Também é fácil sair do mercado, se for essa a sua escolha.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS