O que o senhorio pode descontar da caução?

Mudar de casa já é estressante o suficiente sem pensar sequer no que o senhorio pode descontar da caução. Os senhorios descontam a caução por vários motivos. Mas já se foram os dias de proprietários cruéis que retêm a sua caução de arrendamento, aconteça o que acontecer. No entanto, o inquilino tem que garantir que a propriedade esteja em boas condições para que o proprietário deduza o valor correto ou devolva o valor total da caução.

Mas também não faz sentido solicitar uma devolução total da caução se houver problemas com a propriedade. O seu senhorio pode deduzir dinheiro da sua caução por várias razões. Neste breve guia, detalhamos o que o seu senhorio pode ou não descontar da caução que pagou inicialmente.

Rendas e contas não pagas

A dedução mais óbvia é a renda não paga. Por exemplo, se você se atrasou com os pagamentos da renda, o seu proprietário pode retirar esse valor da caução. Se precisar de sair do imóvel de repente e houver uma fatura para pagar, é recomendável fazer uma anotação e uma fotografia datada das leituras do contador. Assim, poderá garantir que o seu proprietário deduz o valor correto da caução.

Redecoração

Gosta de passar os tempos livres a fazer decoração? Está tudo muito bem. Mas é improvável que o seu senhorio lhe agradeça pelo seu trabalho nas paredes dele. Por isso, se quiser receber a sua caução de volta na íntegra, terá de repintar as paredes todas novamente, para ficarem como estavam inicialmente. A menos que o seu senhorio tenha solicitado ou encomendado esse seu trabalho!

Da mesma forma, se danificar as paredes fazendo furos para pendurar as suas próprias fotos ou quadros, quando o seu senhorio descontar a sua caução, irá saberá o porquê. No entanto, pode rebocar ou estucar novamente o furo, mas certifique-se de fazer um bom trabalho. Assim, será melhor se não fizer furos com berbequim e buchas. Porque se o fizer, corre o risco de atingir um cano de água, um cano de gás ou, pior ainda, você pode atingir um fio de eletricidade com a broca de metal.

Limpeza

A maioria das propriedades é escrupulosamente limpa antes que os inquilinos se mudem. Afinal, o seu proprietário está a tentar arrendar a propriedade e uma aparência suja nunca é boa. Por isso, no final, deverá limpar a propriedade dentro do mesmo padrão de limpeza no qual encontrou a casa quando se mudou. Se for bom a limpar, aproveite e tire algum tempo para o fazer, o que será ótimo. Caso contrário, poupe-se ao aborrecimento e chame profissionais de limpeza. Poderá obter uma casa com um quarto limpa por cerca de 50 euros.

O preço da limpeza no final de um arrendamento começa em cerca de 14 euros por hora, portanto o custo total dependerá da sujidade da propriedade. Por exemplo, se você possui animais de estimação, a sua casa precisará de uma limpeza adicional para eliminar os odores. Verá que muitas empresas de limpeza também oferecem outros serviços, tais como limpeza de colchões, cortinados, estofos e fornos.

Se não limpou o imóvel, pode contar que o proprietário ligue para esses serviços e faça essas deduções da caução que pagou no início do arrendamento. Portanto, a escolha mais sábia será fazer a limpeza você mesmo, para que lhe seja devolvida a caução pelo valor integral. Para além disso, ninguém quer o constrangimento de deixar uma casa suja. Adicionalmente, se você quiser uma boa referência para um arrendamento futuro, deixe o imóvel limpo e em boas condições.

É bom saber

Pode acontecer que esteja a desrespeitar o seu contrato de arrendamento por ter fumado na propriedade ou por ter um animal de estimação sem autorização. Então, é  aqui que entra a limpeza profissional. Desde que remova todos os vestígios e que o seu senhorio não sofra perdas financeiras, eles não poderão deduzir nenhum valor por violação do contrato.

Jardinagem

Se a propriedade tiver um jardim, é provável que o seu senhorio tenha adicionado uma cláusula ao contrato de arrendamento que estipula que o inquilino tem que o manter. Mas isso não significa que precise de plantar orquídeas. No entanto, precisa de garantir que o jardim não fique coberto de ervas, por exemplo.

Espere pagar ou que o proprietário lhe desconte cerca de 10-25 euros por cada hora que um jardineiro precisar de limpar o jardim. E isso pode levar um dia inteiro ou mais, dependendo do tamanho do jardim. Então, calce as luvas de jardinagem e junte alguns amigos para o ajudarem a tratar de um jardim cheio de ervas daninhas no final de um arrendamento.

É bom saber

Nem todos temos tempo ou habilidade para executar certas tarefas, o que pode ser estressante. Mas existem sites, tais como o Simplicasa, que abrangem toda uma gama de serviços para inquilinos que entram e saem de propriedades. Eles prestam serviços desde limpeza e jardinagem, até pequenas obras, reparação de móveis ou até mudanças de casa. Pode também contratar freelancers independentes para limpar, cuidar do jardim e ajudá-lo a se mudar, em plataformas como o OLX

O que o senhorio pode descontar da caução ou não – Desgaste por uso

Se mora numa propriedade há cinco anos, por exemplo, é natural que as coisas desapareçam, se desgastem, parem de trabalhar e se tornem velhas. O seu senhorio não pode deduzir da caução os tapetes, estofos e cortinados usados.

Também é provável que produtos de linha branca baratos, como chaleiras e torradeiras, se tenham avariado há muito tempo. Microondas, frigoríficos, máquinas de lavar roupa ou loiça baratas, que já não eram novas antes de você se mudar, também provavelmente não sobreviverão. É improvável que tenha chamado o seu senhorio quando a torradeira avariou. Mas a culpa não é sua. E se o seu senhorio lhe descontar isso quando terminar o arrendamento, poderá contestar isso.

De qualquer forma, lave as paredes. Mas também é de se esperar que as paredes tenham pequenos arranhões após um arrendamento mais longo. Você não é responsável por dar às paredes um novo toque de tinta. Pintar uma casa inteira pode sair-lhe caro e se o seu senhorio deduzir isso da caução, você definitivamente deve resistir.

Como recuperar a caução paga?

Após o término do arrendamento, solicite a caução de volta ao proprietário. O seu senhorio tem o número de dias estabelecido no contrato para devolver a sua caução ou entrar em contacto consigo sobre quaisquer deduções. Se o seu senhorio deduzir alguma coisa, este deverá detalhar o que está a descontar. Se você concordar, tudo bem. Caso contrário, comece a discutir o assunto com o senhorio de uma maneira calma e profissional. Entretanto, o proprietário deverá devolver a parte indiscutível da caução. 

Lista do Inquilino – A não esquecer

Ao deixar um imóvel em bom estado, você poderá recuperar a sua caução, para além de poder obter também referências favoráveis dos proprietários.

Aqui está uma lista de verificação para garantir que obtém o que é seu por direito:

  • Fazer um inventário – Pode parecer uma tarefa cansativa e algo pedante, mas documentar as condições da propriedade pode fornecer evidências vitais. 
  • Pagar as rendas e/ou outras contas em falta. 
  • fazer uma prova documentada das leituras do contador antes de sair.
  • Fazer pequenas reparações tais como trocar lâmpadas fundidas ou tapar buracos das paredes. 
  • Certificar-se que o jardim se encontra dentro dos mesmos padrões de quando você se mudou para o imóvel.
  • Desodorizar o cheiro a tabaco e os odores de eventuais animais de estimação. 
  • Limpar todo o lixo e retirar tudo o que for seu. 
  • Entender o que é desgaste razoável e o que é dano.
  • Em caso de disputa, permanecer calmo e razoável é sempre a melhor solução. 

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS