Gérer seul ou déléguer la gestion de son bien locatif

Como locador, existem 2 soluções disponíveis para a gestão do arrendamento dos seus ativos imobiliários: delegar todo o trabalho ou parte deste a um gestor ou a uma agência ou então fazer tudo sozinho diretamente com o inquilino. Nos dois casos, existem certas vantagens e desvantagens. Gerir sozinho ou delegar a gestão da sua propriedade arrendada?

Gerir diretamente o seu imóvel

O ponto mais importante na gestão dos seus próprios investimentos arrendados é evitar o custo desse serviço se for delegado e esse impacto no desempenho do arrendamento. Normalmente, um arrendamento é cobrado pelas agências em cerca de 7 a 8% do rendimento anual do imóvel. Isso significa um custo entre 400 € e 5000 € de renda. Mais um mês de renda perdido com cada mudança de inquilino … E se adicionarmos a gestão de arrendamentos, então, o custo poderá ir muito além, dependendo do nível de delegação solicitado.

Porquê gerir sozinho? Porque você ganha em rentabilidade ao reduzir custos, mas também porque nenhum profissional imobiliário tem tanto cuidado como o proprietário.

Por outro lado, quando você gere a sua propriedade diretamente, está a gerir parte dos seus ativos. É o seu dinheiro que está em jogo. Mas o gestor externo não tem essa sensibilidade. Portanto, estaremos muito mais atentos a todos os detalhes, como a escolha do inquilino e o realizar todos os esforços de forma a minimizar as férias do arrendamento, incluindo o que é essencial para a lucratividade. (Se uma agência leva um mês ou mais para encontrar um inquilino, isso é indiferente para a mesma, porque esta irá cobrar a mesma comissão!).

Nunca se está melhor servido do que sozinho e também é o caso da administração de arrendamentos.

Não há perguntas a fazer sobre a escolha do intermediário, o administrador é você e você sabe que faz as coisas da melhor maneira possível.

Também é interessante poder acompanhar regularmente a evolução do estado do seu bem, assim como cada mudança de inquilino em particular. Eventualmente, decida fazer algumas pequenas reparações, um pouco de manutenção para manter o valor do seu investimento. Além disso, também é reconfortante poder observar regularmente o estado de parte do seu património e visitar fisicamente a sua propriedade. Porque o imóvel não é apenas uma linha na sua contabilidade, é algo concreto.

E, por fim, para quem tem tempo livre, especialmente na aposentadoria, gerir os seus próprios imóveis pode ser um hobby deveras gratificante!

Vantagens de gerir sozinho

  • preservar a lucratividade do arrendamento da sua propriedade, economizando nos custos de gestão através de uma empresa de gestão de arrendamentos,
  • os seus inquilinos são selecionados por si.

Inconvenientes de gerir sozinho

  • deve seguir a legislação atual,
  • escrever as atas, fazer as visitas, gerir o trabalho, lidar com os não pagos … E para serem efetivamente apoiados, os riscos ao longo do arrendamento exigem disponibilidade e proximidade geográfica do proprietário.

Bom plano !

O Rentila oferece todas as ferramentas necessárias para garantir a gestão da sua propriedade. Já tem uma conta connosco ?

Delegar a gestão do arrendamento a um profissional

Podem ser delegados 2 tipos de serviços, a pesquisa do inquilino e tudo o que gira em torno deste objetivo, através de um mandato de contratação e a gestão corrente (percepção das rendas, pequenas reparações, gestão dos contenciosos …) através um mandato de gestão.

Tenha em conta !

Você pode muito bem confiar a pesquisa do inquilino a uma agência ou site intermediário e, em seguida, tratar da administração da sua propriedade.

O primeiro ponto evidente a ter em conta ao passar a administração para um intermediário é se o seu imóvel arrendado está localizado relativamente longe da sua residência. E também se alguém à sua volta, ou alguém em quem você confie, o poderá substituir em caso de emergência.

Por outro lado, a parte “administrativa” pode desmotivá-lo. Porque, mesmo que, com um mínimo de informações, seja possível que alguém tome todas as medidas necessárias, você pode sentir-se mais seguro, pelo menos inicialmente, se usar um gestor experiente com quem também possa aprender e depois, então, tornar-se independente após alguns meses.

Para além disso, o tempo também é um fator-chave que o pode guiar para uma gestão delegada. E esse é especialmente o caso se possuir várias propriedades para arrendamento. Dito isto, não pense que tudo será fácil para si, pois o gestor falará consigo regularmente se houver um problema um pouco mais importante. E o mais importante de tudo: o tempo que não dedicar diretamente aos seus inquilinos, será provavelmente dedicado em parte para controlar se o seu intermediário está a fazer um bom trabalho, com toda a honestidade para consigo, com a melhor otimização possível, etc. … Tudo dependerá da confiança que tiver no seu gestor.

Vantagens de ter um gestor

  • ganhar em tranquilidade de espírito: a empresa de gestão de arrendamentos lida diariamente com o aspeto administrativo da gestão da sua propriedade,
  • este também cuida dos inquilinos, da sua seleção, das visitas, da cobrança de rendas, etc.

Inconvenientes de ter um gestor

  • esses serviços têm um custo: cerca de 7-8% da renda anual arrecadada. Verifique o contrato com a empresa de gestão. Todos os serviços que esta se compromete a executar devem ser incluídos, bem como o seu custo (geralmente podem haver custos ocultos e cobrança adicional em caso de obras …).

Poderá ler o nosso arquivo completo sobre o procedimento e as consequências do término do mandato de gestão.

Em caso de litígio com o gestor !

No caso de uma disputa com o gestor, você pode exigir uma prova por escrito das etapas que ele realizou. Para além disso, você pode levar o caso a tribunal para receber uma indemnização pela falha cometida pelo gestor.

Conclusão: Gerir sozinho ou delegar a gestão do arrendamento ?

Dependendo da sua situação, cabe-lhe a si fazer a escolha certa, sabendo que hoje em dia existem soluções cada vez mais simples e eficazes para gerir as suas próprias propriedades de arrendamento, especialmente com as ferramentas de gestão de propriedades online, como o Rentila !

Você pode cuidar do arrendamento da sua propriedade do princípio ao fim. Otimize o rendimento dos seus arrendamentos e não tenha despesas desnecessárias!

Em conclusão, gerir a sua propriedade sozinho é a solução mais económica e o Rentila fornece-lhe todas as ferramentas necessárias para o ajudar a simplificar e otimizar a sua gestão de arrendamentos. Por exemplo, monitorização dos arrendamentos e pagamentos, recebimento das rendas, reservas, acompanhamento de cobranças, lembretes, assistência com a declaração de rendimentos da propriedade, seguro das rendas não pagas … As várias etapas da vida do arrendamento são cobertas pelo nosso site.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS