How to be a Better Landlord ?

Como em tudo na vida, também podemos ser melhores em algo do que apenas sobreviver. Assim, poderá ser um senhorio melhor se seguir algumas etapas simples. Ao ser um senhorio melhor, os seus inquilinos ficarão mais felizes e provavelmente ficarão mais tempo. E não é só isso: seguindo etapas simples, facilitará a sua vida.

Algumas destas dicas para ser um senhorio melhor são senso comum e outras talvez você não tenha ainda considerado.

Dicas para ser um senhorio melhor: Cobertura extra

Se o seu imóvel se localiza numa zona sujeita a inundações, por exemplo, então poderá querer ser um senhorio melhor e exceder as expectativas do seu inquilino.

No caso do seu imóvel arrendado se tornar inabitável por causa de uma inundação, você não terá nenhuma responsabilidade legal de realocar os seus inquilinos. Se a sua propriedade arrendada for inundada, pode levar semanas até que a inundação desapareça e se possa lidar com os danos. Enquanto isso, os seus inquilinos precisarão de encontrar acomodações alternativas. Isso pode custar algumas noites ou semanas caras para os inquilinos terem que ficar num hotel. Depois disso, os seus inquilinos podem enfrentar dificuldades financeiras e ficar com os pagamentos de renda atrasados.

Mas poderá eventualmente adicionar uma cobertura extra ao seu seguro de senhorio por pouco mais do que o preço normal. E ofereça ao inquilino esse benefício valioso e agregado ao arrendamento.

Manutenção e reparações


Independentemente das despesas, deverá manter o seu imóvel arrendado em boas condições. Não seja um proprietário infernal que ignora os seus inquilinos quando eles o informam sobre uma reparação necessária. Se o seu inquilino o informar de que a máquina de lavar está avariada, trate da reparação imediata da mesma. Você não gostaria de morar numa casa sem máquina de lavar roupa, portanto não convide os seus inquilinos para tal.

Da mesma forma, se o seu inquilino o informar de que há um pouco de humidade, verifique este facto imediatamente. Se o deixar por mais tempo, estará a sujeitar o seu inquilino a condições de vida inseguras, além de arriscar o seu investimento.

Se não fizer as reparações necessárias, em determinadas circunstâncias, o seu inquilino poderá solicitar que um contratado faça as reparações e deduzir esse custo do valor da renda.

Mas poderá ser um senhorio melhor e facilitar a sua vida, tendo à mão uma lista de profissionais bons e acessíveis, em caso de emergência. No mínimo, verifique se tem um eletricista e um canalizador em quem possa confiar e que seja rápido a responder.

Se estiver a fornecer uma propriedade totalmente mobilada, isso significa que os seus inquilinos irão mudar-se com pouco mais do que uma mala, um laptop e eles próprios. Portanto, faz sentido deixar um pequeno kit de ferramentas no imóvel. Dessa forma, eles mesmos podem fazer pequenas reparações, como por exemplo trocar um fusível.

Para além disso, se estiver a arrendar a estudantes ou inquilinos principiantes, não pense que eles sabem os básicos de morar numa propriedade. Você pode ser um proprietário melhor perdendo um pouco de tempo dizendo-lhes onde fica a caixa de fusíveis, se a energia falhar. E deixe-os saber onde fechar a água no caso de um cano roto.

Inspecionar o seu imóvel

É o seu imóvel e você tem o direito de verificar o seu investimento periodicamente. Mas isso é de tempos a tempos. Você pode verificar a sua propriedade uma a quatro vezes por ano. Mais do que isso, estará essencialmente a incomodar. Ainda é a sua propriedade, mas também é a casa do seu inquilino e eles têm direito à sua privacidade. Se você aparecer a toda a hora, verá que os seus inquilinos não vão querer viver com essa intrusão regular e mudar-se-ão.

Quando agendar a inspeção periódica de gás, é uma boa altura para contactar o engenheiro e pedir-lhe para verificar a propriedade. Lembre-se sempre de que não tem o direito de aparecer sem aviso prévio e deve avisar o inquilino pelo menos 24 horas antes.

Manter a escrita em ordem

Você precisa de manter os detalhes do inquilino para poder entrar em contacto com o mesmo. Mas deverá, por lei, manter esses dados armazenados em segurança. Se armazenar os detalhes do seu inquilino no seu telemóvel ou computador, estes deverão ser protegidos por palavra-passe.

Ao arrendar o imóvel, tire fotos datadas de eletrodomésticos e móveis para os seus registos. Já não é possível deduzir 10% dos seus lucros tributáveis ​​pelo desgaste. O que pode fazer, no entanto, é reivindicar todos os aparelhos e móveis que substituir ou reparar devido ao desgaste. Mas, para fazer isso, precisará de manter os recibos.

É também um requisito legal manter a caução do seu inquilino seguro num local seguro. Também deve comunicar aos seus inquilinos dentro de 30 dias após a mudança, onde o depósito será mantido. Se não fizer isso, o seu inquilino poderá agir contra si. E isso pode incorrer numa multa. E, provavelmente, também terá inquilinos muito insatisfeitos, que poderão sair muito rapidamente após terem entrado.

Inventários

Não estará sendo demasiado detalhista ao listar todos os detalhes do mobiliário no seu imóvel para arrendar. É importante ser honesto sobre a idade e condição do mobiliário ao detalhar o inventário para os seus inquilinos assinarem. Escreva tudo ao pormenor, para que todos estejam a par dos factos e para que tenha um documento legal que poderá ajudá-lo em caso de disputa.

É importante que também especifique que manutenção espera que os seus inquilinos realizem. Se o seu imóvel para arrendar tiver um jardim com um relvado, não é razoável esperar que eles cortem a relva se não lhes fornecer um corta-relva. Ou que retirem ervas daninhas sem ferramentas. Mas também precisa de documentar e comunicar o que é esperado deles no contrato de arrendamento.

Mantenha os seus inquilinos seguros

É simplesmente respeitoso garantir que os seus inquilinos estejam seguros. Também é a lei. Você precisa de garantir que todos os aparelhos elétricos têm a marcação CE. Verifique se a caldeira a gás, os fornos e a placa são verificados anualmente e mantenha o seu certificado, arquivado onde saiba que está.

Além disso, também deve garantir que todos os andares da propriedade tenham um alarme de fumos. Também deve haver um detetor de monóxido de carbono em todas as divisões onde possa haver um incêndio. Também deve garantir que os seus inquilinos entrem em contacto consigo se houver algum problema com qualquer um dos alarmes a disparar. É ilegal os inquilinos desligarem os alarmes e retirarem as baterias.

Se comprou propriedades para arrendar mais baratas numa área central da cidade que é popular entre estudantes e passageiros, é mais provável que tenha uma taxa de criminalidade mais elevada. Troque as portas exteriores frágeis e instale boas fechaduras, menos atraentes para os criminosos.

Lista de verificação para ser um senhorio melhor: Coisas importantes a reter

Ser um senhorio melhor é fácil se seguir os passos básicos e seguir estas dicas. Terá inquilinos satisfeitos, que ficarão mais tempo. Portanto, evite redecorar, remodelar e anunciar a cada seis meses.

  • É natural querer verificar o seu investimento de tempos a tempos, mas não exagere e avise sempre os seus inquilinos com 24 horas de antecedência.
  • Mantenha a sua propriedade em bom estado de conservação e responda aos seus inquilinos quando eles disserem que há algum problema.
  • Se quiser ir mais além, obtenha um seguro para instalar os seus inquilinos num hotel em caso de emergência.
  • Mantenha bons registos e recibos. E mantenha os dados do seu inquilino seguros e protegidos por palavra-passe.
  • Garanta que os seus inquilinos estejam seguros, testando todos os aparelhos a gás e elétricos. E também se a propriedade possui os alarmes de fumos e de monóxido de carbono necessários.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS