Esta seção permite sincronizar e importar uma conta bancária.
Sincronização automática de contas bancárias
Você pode configurar uma sincronização automática com sua conta bancária.
Aqui está como fazê-lo:
- Vá para a seção Finanças, Importação Bancária. Clique no botão Nova importação, Nova sincronização.
- Selecione o proprietário, o banco e o período de sincronização (30, 60 ou 90 dias).
- Você será redirecionado para uma nova página para inserir seus dados bancários e fazer login na sua conta.
- Siga as instruções e selecione as contas que deseja sincronizar e validar.
Você pode gerenciar as contas conectadas na seção Contas.
O sistema sincroniza as transações diariamente. Você os encontrará na seção Transações.
- Se houver uma correspondência com um registro existente nas Finanças, você verá um indicador à direita com o número de correspondências. Um indicador em verde 1 para correspondências exatas e laranja 1 para correspondências parciais. Uma correspondência exata é quando o valor, as datas e a palavra-chave da transação importada correspondem a uma linha na seção Finanças.
- Quando você processa e confirma uma transação, um indicador Já adicionado é exibido.
Após a importação, você pode identificar os registros manualmente e adicioná-los na seção Finanças.
Reconciliar receitas
O software faz uma correspondência automática de transações e pagamentos de receitas, cujo valor corresponde a um registro na seção Finanças. Se houver uma correspondência exata para um registro do tipo Renda, o sistema marca essa receita como Pago e envia um e-mail de notificação.
Você também pode vincular uma transação manualmente, associá-la a uma receita existente ou adicioná-la como um novo registro. Duas opções são oferecidas:
- Adicionar novo registro;
- Registre um pagamento para um registro existente.
Reconciliar despesas
O software corresponde automaticamente às transações de despesas, cujo valor corresponde a um registro na seção Finanças.
Você também pode vincular uma transação manualmente e associá-la a uma despesa existente ou adicioná-la como uma nova despesa.
Contas desconectadas
Ocasionalmente acontece que a sincronização não ocorre mais. As contas aparecem como desconectadas. Por motivos de segurança, pode ser necessário se identificar novamente e reconectar sua conta a cada três meses. A validade do período de conexão pode ser diferente para cada instituição bancária.
Você também pode excluir as contas e conectá-las novamente.
Desconexões frequentes
Às vezes, desconexões de contas frequentes podem ocorrer. Com alguns bancos, é possível modificar as configurações de autenticação forte em sua interface de banco online. Deve ser definido para pelo menos “90 dias”.
Se houver uma autenticação forte sistemática e sua conta se desconectar a cada poucos dias, você deve perguntar ao seu banco, se possível, para desativá-la.
Excluir uma conta sincronizada
Você pode excluir contas conectadas na seção Contas. Use as ações à direita.
Quando você exclui uma conta, o sistema também exclui todas as transações.
Importação manual
Esta seção permite importar um extrato bancário no formato QIF, OFX e fazer uma reconciliação.
- Baixe o arquivo fornecido pelo seu banco (formato QIF ou OFX).
- Clique no botão Nova importação, Nova importação manual.
- Importe-o para Rentila.
Após a importação, você pode corresponder e reconciliar as transações. Você só terá que verificar os dados, escolher o tipo de registro se necessário e validar.
- As transações com valor e data equivalentes a uma transação já inserida são marcadas em verde. Você só precisa clicar no botão validar à direita.
- Você pode criar operações diretamente das linhas não reconciliadas, em vermelho.