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  1. Índice
  2. Sincronização automática de contas bancárias
  3. Registo de transações
  4. Conta desconectada
  5. Apagar uma conta sincronizada
  6. Importação manual

Reconciliação bancária e importação de transações de conta

Esta seção permite sincronizar e importar uma conta bancária.

Sincronização automática de contas bancárias

Esta secção do software oferece-lhe a possibilidade de sincronizar e importar automaticamente uma conta bancária e transações.

Eis como proceder:

  1. Vá até à secção Finanças, Importação Bancária. Clique no botão Nova importação ou Nova sincronização.
  2. Selecione o proprietário, o banco e o período de sincronização (30, 60 ou 90 dias).
  3. Será redirecionado para uma nova página para inserir seus dados bancários e fazer login na sua conta.
  4. Siga as instruções e selecione as contas que deseja sincronizar e validar.
  5. Pode gerir as contas conectadas na secção Contas.
  6. As transações das contas ligadas são importadas para a secção “Transações”.

Registo de transações

O site recupera diariamente as transações, que poderá encontrar na secção “Transações”.

Em caso de correspondência, verá um indicador à direita com o número de correspondências.

  • Um indicador verde 1 para correspondências exatas.
  • Um indicador laranja 1 para correspondências parciais.
  • Um indicador cinzento 0 se não houver correspondência.

Uma correspondência é considerada exata quando o montante, as datas e uma palavra-chave da transação importada correspondem a uma linha existente nas Finanças.

Reconciliação manual

Após a importação, é possível reconciliar manualmente as entradas e adicioná-las à secção Finanças, executando um dos seguintes procedimentos:

  • Registar um pagamento para uma linha existente;
  • Adicionar uma nova linha em “Finanças”.

Quando se confirma e adiciona uma transação nas Finanças, aparece um indicador Já adicionado. Em caso de erro, tem a possibilidade de anular as transações que já foram reconciliadas, para as refazer.

Reconciliação automática

Quando é encontrada uma correspondência exata para a renda não paga, o sistema associa automaticamente a transação e marca a renda como paga. Por exemplo, se a renda de janeiro do Rui, no valor de 500 euros, não tiver sido paga e importar uma transação de 5 de janeiro no valor de 500 euros com a descrição “PAGAMENTO RUI SINTRA”, a renda será automaticamente considerada como paga e a transação associada a essa mesma renda.

Quando a renda é automaticamente reconciliada e registada como paga, o software também envia uma notificação por e-mail ao senhorio.

Conta desconectada

Ocasionalmente, a sincronização pode parar.

Por razões de segurança, pode ser necessário identificar-se novamente e voltar a ligar a sua conta de três em três meses. Isto depende do banco.

Também pode apagar as contas e a ligação e depois voltar a criá-las.

Desconexões de conta frequentes!

Em alguns bancos, é possível alterar a frequência da autenticação forte no espaço bancário. Basta defini-lo para “90 dias”.

Se for necessária uma autenticação forte sistemática, é aconselhável verificar com o seu banco se esta pode ser desativada.

Apagar uma conta sincronizada

Pode eliminar contas ligadas a partir da secção “Contas” utilizando as ações à direita.

Quando se elimina uma conta, o sistema elimina também as transações.

Importação manual

Esta secção permite-lhe importar um extrato bancário em formato QIF ou OFX e proceder à reconciliação.

  1. Descarregue o ficheiro fornecido pelo seu banco (em formato QIF ou OFX).
  2. Clique no botão “Nova importação” ou “Nova importação manual”.
  3. Importe o ficheiro para o Rentila.

Após a importação, é possível reconciliar as entradas. É necessário verificar os dados, selecionar o tipo de entrada, se necessário, e validar.

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