Reconciliação bancária e importação de transações de conta

Esta seção permite sincronizar e importar uma conta bancária.

Sincronização automática de contas bancárias

Você pode configurar uma sincronização automática com sua conta bancária.

Aqui está como fazê-lo:

  • Vá para a seção Finanças, Importação Bancária. Clique no botão Nova importação, Nova sincronização.
  • Selecione o proprietário, o banco e o período de sincronização (30, 60 ou 90 dias).
  • Você será redirecionado para uma nova página para inserir seus dados bancários e fazer login na sua conta.
  • Siga as instruções e selecione as contas que deseja sincronizar e validar.

Você pode gerenciar as contas conectadas na seção Contas.

O sistema sincroniza as transações diariamente. Você os encontrará na seção Transações.

  • Se houver uma correspondência com um registro existente nas Finanças, você verá um indicador à direita com o número de correspondências. Um indicador em verde 1 para correspondências exatas e laranja 1 para correspondências parciais. Uma correspondência exata é quando o valor, as datas e a palavra-chave da transação importada correspondem a uma linha na seção Finanças.
  • Quando você processa e confirma uma transação, um indicador Já adicionado é exibido.

Após a importação, você pode identificar os registros manualmente e adicioná-los na seção Finanças.

Reconciliar receitas

O software faz uma correspondência automática de transações e pagamentos de receitas, cujo valor corresponde a um registro na seção Finanças. Se houver uma correspondência exata para um registro do tipo Renda, o sistema marca essa receita como Pago e envia um e-mail de notificação.

Você também pode vincular uma transação manualmente, associá-la a uma receita existente ou adicioná-la como um novo registro. Duas opções são oferecidas:

  • Adicionar novo registro;
  • Registre um pagamento para um registro existente.

Reconciliar despesas

O software corresponde automaticamente às transações de despesas, cujo valor corresponde a um registro na seção Finanças.

Você também pode vincular uma transação manualmente e associá-la a uma despesa existente ou adicioná-la como uma nova despesa.

Importante!

Contas desconectadas

Ocasionalmente acontece que a sincronização não ocorre mais. As contas aparecem como desconectadas. Por motivos de segurança, pode ser necessário se identificar novamente e reconectar sua conta a cada três meses. A validade do período de conexão pode ser diferente para cada instituição bancária.

Você também pode excluir as contas e conectá-las novamente.

Desconexões frequentes

Às vezes, desconexões de contas frequentes podem ocorrer. Com alguns bancos, é possível modificar as configurações de autenticação forte em sua interface de banco online. Deve ser definido para pelo menos “90 dias”.

Se houver uma autenticação forte sistemática e sua conta se desconectar a cada poucos dias, você deve perguntar ao seu banco, se possível, para desativá-la.

Excluir uma conta sincronizada

Você pode excluir contas conectadas na seção Contas. Use as ações à direita.

Quando você exclui uma conta, o sistema também exclui todas as transações.

Importação manual

Esta seção permite importar um extrato bancário no formato QIF, OFX e fazer uma reconciliação.

  • Baixe o arquivo fornecido pelo seu banco (formato QIF ou OFX).
  • Clique no botão Nova importação, Nova importação manual.
  • Importe-o para Rentila.

Após a importação, você pode corresponder e reconciliar as transações. Você só terá que verificar os dados, escolher o tipo de registro se necessário e validar.

  • As transações com valor e data equivalentes a uma transação já inserida são marcadas em verde. Você só precisa clicar no botão validar à direita.
  • Você pode criar operações diretamente das linhas não reconciliadas, em vermelho.