Reconciliação de despesas do inquilino

O inquilino é normalmente responsável por cumprir todas as disposições de um contrato de arrendamento. Isso geralmente inclui as contas dos serviços públicos e as despesas de manutenção.
A nossa ferramenta de reconciliação ajuda-o a comparar o que o inquilino lhe pagou com o que você pagou em nome do mesmo, e verificar se as taxas que o inquilino pagou cobrem todas as despesas.

Após a reconciliação, o sistema gera uma entrada na secção Finanças que pode ser (dependendo do resultado):

  • Uma Receita, se o inquilino pagou menos (pode pedir a diferença),
  • Uma Despesa, se as despesas forem inferiores ao montante antecipado pelos inquilinos.

Criar as suas despesas

Em primeiro lugar, deve inserir as suas despesas na secção Finanças. Alguns tipos de despesas são considerados recuperáveis. Existe um campo especial chamado “Valor recuperável do locatário“, no qual você pode preencher o valor que deseja repassar ao locatário.

Para cada uma dessas despesas, precisa de especificar o valor recuperável e o período a que se refere.

Aqui está uma lista de despesas que os senhorios costumam apresentar aos inquilinos:

  • Contas de serviços públicos
  • Manutenção geral
  • Manutenção de área comum
  • Paisagismo
  • Facilidades
  • Segurança

Para executar uma reconciliação, vá a Ferramentas, Reconciliação de despesas (menu principal à esquerda). Também pode usar a ação apropriada à direita na secção Arrendamentos. Selecione o arrendamento, insira o período e clique em Guardar. Uma visualização do valor e do modelo de carta será exibida para que possa confirmar. Depois de confirmado, o valor será guardado no banco de dados e exibido na secção Finanças.

O site tem em consideração e compara os encargos pagos pelo inquilino com a sua renda (que você especificou para o arrendamento) para o período selecionado e as despesas recuperáveis ​​que você criou em Finanças. De seguida, calcula a diferença e cria uma receita ou uma despesa, dependendo do resultado.

Importante!

Para poder conciliar as despesas corretamente, certifique-se de que as despesas são registadas corretamente: estas devem ser do tipo “recuperável”. Deve verificar o valor, o período, a propriedade e o arrendamento em questão.

Exemplo

O inquilino paga 50 euros de encargos mensais; valor total para 2019 (12 meses x 50 euros) de despesas = 600 euros.

Para 2019, em Finanças, você criou uma despesa recuperável de 700 euros.

Assim, o site calcula a diferença entre as despesas pagas pelo locatário e as despesas reais pagas em 2019 pelo locador e vai somar uma receita de 100 euros (a ser paga pelo locatário).

Para editar o valor em caso de erro ou outro, clique no ícone “Editar” na secção Finanças e corrija o valor.

Em caso de erro, apague a linha gerada em Finanças e repita os cálculos.