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  1. Índice
  2. Rendimentos do tipo Rendas
  3. Rendimentos do tipo cauções

Adicionar uma receita

Para adicionar rendimentos, siga estes passos simples: Vá à secção “Finanças” e clique em “Nova transação”, “Adicionar rendimento”.

Para cada rendimento, pode introduzir as seguintes informações:

  • Propriedade,
  • Tipo,
  • Data,
  • Pagador,
  • Montante,
  • Valor do IVA.

Além dessas informações, também pode inserir:

  • Contrato de arrendamento,
  • Descrição,
  • Os documentos associados.

Os rendimentos podem resumir-se em alguns tipos principais:

  • Rendimento tributável,
  • Cauções
  • Reembolsos e créditos (não tributáveis)
  • Outros rendimentos (não tributáveis)

Rendimentos do tipo Rendas

Na prática, quase nunca é necessário adicionar manualmente um rendimento do tipo renda, uma vez que estes são gerados automaticamente na data indicada no contrato de arrendamento (consultar a configuração da data da fatura e da data de geração do pagamento). No entanto, se desejar adicionar uma renda manualmente (por exemplo, para completar o histórico do contrato de arrendamento ou para adicionar uma renda excecional), tem a opção de o fazer.

Pode criar uma renda manualmente através da secção “Finanças”, escolhendo a opção “Adicionar renda” do tipo “Renda” (ou duplicando um contrato de arrendamento antigo).

Os rendimentos de tipo renda geram documentos em função do estado de pagamento. No caso de uma renda não paga, o documento gerado é um “Aviso de renda vencida”. Para rendas parcialmente pagas, o documento gerado é um “Recibo”. Por outro lado, para as rendas totalmente pagas, o documento gerado é um “Recibo de renda”.

Rendimentos do tipo cauções

Quando cria um contrato de arrendamento, o montante da caução indicado no contrato de arrendamento será registado como uma linha de rendimento na secção “Finanças”.

Para registar uma caução recebida, vá à secção “Finanças” e acrescente um rendimento do tipo “Caução”. Isto irá gerar automaticamente um recibo para esta entrada.

Uma vez terminado o contrato de arrendamento e devolvida a caução, pode registar uma despesa sob o título “Reembolso da caução”. Será criado um documento correspondente para esta linha, refletindo os detalhes do reembolso.

Tanto para as receitas como para as despesas do tipo “Caução”, tem a opção de marcar a caixa “Montante apenas para referência”. Se assinalar esta opção, o montante não será incluído nos cálculos e no saldo da secção “Finanças”.

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