Imóveis de investimento

Neste guia, analisamos se vale a pena comprar imóveis de investimento para depois arrendar. Em termos de juros bancários, uma das melhores ofertas que poderá obter é de cerca de 2% numa conta fixa a longo prazo, sem ter acesso ao seu dinheiro. Enquanto isso, em abril, a taxa de inflação provavelmente irá atingir os 6%, o que significa que está a perder dinheiro. Portanto, se deseja construir um pé-de-meia, talvez deva considerar investir em imóveis.

O que é um imóvel de investimento?

Um imóvel de investimento é basicamente isso. É uma propriedade que se compra sem a intenção de ir para lá morar, mas sim para a arrendar a outras pessoas. Mas ao procurar um banco para uma hipoteca, precisa de explicar ao credor que a propriedade que deseja comprar é um investimento para arrendar. Isso acontece porque se aplicam diferentes regras, condições e taxas nestes casos.

Uma visão geral das oportunidades de investimento

Propriedades

Os imóveis sempre foram uma excelente opção para as pessoas que procuram criar um rendimento para a sua aposentação. Mas os boomers que ficaram com uma casa sem hipotecas no valor de centenas de milhares ainda têm uma opção desafiadora. Claro, se não se importar de sair de uma grande casa de família e desbloquear o investimento, ótimo. Mas se não quiser deixar uma casa de família cheia de memórias, fica com uma herança robusta como presente, mas sem rendimento de aposentação.

Imóvel de investimento

No entanto, se também investiu em imóveis para comprar, potencialmente tem uma renda de aposentação muito agradável. Se você tivesse investido num imóvel em 2005, no valor de 150.000 euros, este agora valeria em média cerca de 250.000 euros, o que é um aumento bastante considerável.

É importante saber que a maioria das hipotecas de compra para arrendamento são apenas juros. Ou seja, não está a pagar o seu empréstimo de 150.000 euros. Está a pagar apenas os juros do empréstimo. No final do prazo, ainda deve os150.000. No entanto, ao vender simplesmente a sua propriedade por 250.000 euros, pode pagar o empréstimo e recolher o lucro.

Poupança

Desde a crise financeira de 2008, aqueles que procuram uma maneira sem riscos e sem complicações de lucrar com os juros têm poucas opções. Isto devido a uma taxa de juro básica colada abaixo de 1% há mais de uma década.

Mesmo que a taxa suba, como explicámos, é uma loucura fazer poupanças quando a inflação está acima da taxa de juro que poderá obter.

Títulos e ações

Os títulos de investimento e as ações são uma opção, mas se não souber o que está a fazer, também pode levar o seu dinheiro para o casino e esperar por uma vitória. É claro que muitas pessoas fazem fortuna dessa forma, apostando em novas startups e cripto-moedas. Mas também é uma estratégia altamente arriscada, e até pode perder tudo.

Ouro

E por fim temos o ouro. Se tivesse comprado 30g de ouro há 15 anos atrás por cerca de 300 euros, agora você poderia obter cerca de 1300 euros por ele. O ouro é quase sempre um bom investimento a longo prazo, mas não há muito o que fazer com ele, a não ser guardá-lo com segurança extra. Apenas a Raínha de Inglaterra pode usar uma coroa com 250g de ouro! Usar grandes quantidades de ouro não é prático nem seguro. E se mantiver o ouro em casa, este precisa de ser armazenado com segurança, e a discrição é essencial, para não atrair um eventual assalto à casa.

Com estes principais concorrentes mencionados, os imóveis de investimento parecem ser uma oportunidade muito promissora. Além do lucro final após a venda do seu imóvel para arrendar, se fizer um investimento cuidadoso, também pode esperar uma renda pelo tempo de arrendamento do imóvel.

Porque é que os imóveis de investimento são uma boa opção para 2022?

Agora é um excelente momento para garantir uma hipoteca de taxa fixa baixa para um imóvel adequado, antes que mais aumentos das taxas de juro ocorram, para alívio da inflação.

Os preços das casas também têm vindo a aumentar desde 2020, por isso também é uma boa oportunidade para comprar agora e, com sorte, aproveitar alguma pechincha antes que os preços subam ainda mais.

O que procurar

No entanto, se procura ter um rendimento passivo ou investir em ouro, tornar-se proprietário de imóveis de investimento é diferente. Ser proprietário dá muito mais trabalho do que muitas pessoas esperam. Além disso, existem várias regras e regulamentos que precisa de seguir. Caso contrário, pode acabar com problemas legais ou até mesmo na prisão. Algumas das coisas que DEVE fazer como proprietário incluem o seguinte:

  • Verifique se o seu inquilino tem o direito de arrendar
  • Instale alarmes de fumos e de monóxido de carbono
  • Teste todos os aparelhos elétricos
  • Obtenha um certificado anual de gás por um profissional qualificado

Também precisa de fazer as suas contas e certificar-se de que tem uma certa quantia guardada para o desgaste da propriedade. E irá precisará de alguma margem de manobra para o caso de o pagamento mensal da hipoteca aumentar.

Além disso, qualquer lucro que obtenha com o seu imóvel arrendado está sujeito a imposto de renda, podendo ser de 20 a 40%, dependendo do seu rendimento.

Maximizar o negócio de um imóvel de investimento

Pode maximizar o seu investimento de várias maneiras. Procure imóveis que estejam no mercado há algum tempo, onde o vendedor tenha reduzido o preço para vender mais rapidamente.

Pode tirar proveito de um mercado fraco, onde os preços estão a atingir o valor mais baixo. Ou, se se sentir mais seguro, quando os preços das casas aumentarem gradualmente após uma queda, como em 2022.

Ao estudar o mercado imobiliário, pode identificar locais com maior crescimento e procurar comprar imóveis nesse local. No entanto, se a propriedade estiver longe de si, provavelmente terá que levar em consideração o custo de um gestor de imóveis.

Além disso, lembre-se de que o seu cálculo deve incluir um valor significativo para o desgaste da propriedade. Mas se escolher um inquilino com cuidado, poderá evitar grandes custos. A seleção cuidadosa de um inquilino também pode diminuir a probabilidade de não pagamento das rendas e evitar ter que pagar por despejos desagradáveis e dispendiosos.

É melhor entrar em contacto com um especialista na área antes de fazer qualquer investimento considerável.

Organização dos imóveis de investimento

A organização é crucial na maioria dos negócios. Pode sentir que há pouco para organizar tendo apenas uma propriedade, mas se o seu objetivo é ter um portefólio, as coisas sairão facilmente de controle se não tiver sistemas.

Precisará principalmente de organizar as contas e os detalhes para cada propriedade, assim como todas as informações necessárias. No fim do ano, tem que garantir que todos os recibos estão disponíveis e são fáceis de localizar. Pode usar aplicações de smartphone, tais como o TinyScanner, que tira cópias dos recibos e contratos que podem ser facilmente armazenados no seu Google Drive.

Em alternativa, aproveite o software de gestão de propriedades baseado na nuvem do Rentila, para gerir os seus arrendamentos. Tem muitos recursos excelentes, incluindo sistemas de reservas, arquivos digitais para documentos, fotos e recibos. Ajuda-o também a gerir as reparações dos imóveis e tem até um fórum, onde pode fazer perguntas a outros proprietários.

Imóveis de investimento: a não esquecer

Eis um breve resumo do nosso guia de compra para arrendamento:

  • Os imóveis de investimento são propriedades comprada para arrendar e são considerados um investimento, ao contrário de uma casa que se compra para ocupar e viver nela.
  • Comprar para arrendar pode ser um excelente investimento e é preferível em muitos aspectos à poupança, títulos, ações e ouro.
  • Tornar-se um senhorio não é um rendimento passivo, e tem que cuidar da propriedade e do seu inquilino, aderindo a vários regulamentos rígidos. O não cumprimento pode torná-lo criminalmente responsável.
  • Compreender as suas obrigações fiscais também é vital para ter a certeza de que não está a cometer uma infração
  • 2022 pode ser um ótimo ano para investir, antes que os Banco de Portugal aumente a taxa de juro básica, conforme esperado, para aliviar a inflação.
  • Certifique-se de maximizar a sua renda, escolhendo o local, a propriedade e o inquilino com sabedoria.
  • E, finalmente, procure sempre aconselhamento profissional antes de investir.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS