propriedade ideal para rentabilizar

Está tudo muito bem se decidir que gostava de se tornar um senhorio. Mas, claramente, encontrar as propriedades certas que os inquilinos lhe queiram arrendar e com as quais poderá lucrar – é a chave para o seu sucesso. Este guia fornecer-lhe-á 10 dicas importantes para que encontrar a propriedade ideal para rentabilizar seja algo muito menos assustador.

1. Localização da propriedade ideal para rentabilizar

Parece um clichê, mas a localização ainda está no topo da lista na altura de escolher um imóvel, mesmo que seja para alugar. Mesmo que você não esteja a morar lá, o seu inquilino está. Então, se for uma casa familiar, ter escolas locais e um jardim na casa serão sempre fatores super importantes para os inquilinos. Enquanto que um jovem profissional provavelmente iria preferir não ter que manter um jardim e estaria mais interessado em acessos a transportes rápidos e convenientes, a lojas e a restaurantes locais. Considere o que o seu potencial inquilino gostaria de ter, e que este pode preferir algo mais urbano e com maior valor do que você.

Além de escolher um local atraente para o seu inquilino, deverá certificar-se de que essa zona está a ter ou que se espera que venha a ter um aumento dos preços das casas. E de que você estará suficientemente perto para atender as possíveis necessidades da propriedade.

2. Veja quanto pode pagar

A menos que tenha a sorte de ter uma poupança significativa ou um lucro inesperado, a maioria das pessoas irá tentar comprar a propriedade ideal para rentabilizar com uma hipoteca. Porque irá ser mais fácil, a longo prazo, ter as suas finanças em ordem, para que um banco lhe possa oferecer uma hipoteca, desde que encontre a propriedade certa. Assim, pelo menos, tem um orçamento para começar a procurar. Porque, se não fizer isso primeiro, tal como acontece com qualquer compra na vida que você não possa pagar, há uma grande hipótese de desperdiçar o seu tempo e o dos outros. Além de potencialmente se tornar infeliz ao ver algo que adora, mas que simplesmente não pode ter.

3. Considere desejos e necessidades

Considere o essencial e o que gostaria de obter do imóvel arrendado. Pode começar por fazer algumas  anotações como o número de quartos e casas de banho, uma área específica, a distância entre as ligações e as condições do imóvel. Da lista de desejos, divida depois esses pontos entre obrigatórios e agradáveis. Isso poderá ajudá-lo a eliminar e classificar os imóveis que está a considerar comprar.

4. Planeie a longo prazo

É de suma importância que, ao escolher um imóvel para rentabilizar arrendando, saiba qual é o seu plano a longo prazo. Porque se a propriedade vai ser passada como herança, há menos em que pensar. Mas se quiser vender o imóvel para ter um pé-de-meia na aposentação, tem que garantir que o prazo da hipoteca termine no momento que mais lhe convier. Então, isso pode significar que um prazo de hipoteca de 15 anos é o que precisará se estiver a planear aposentar-se mais cedo. Pense com cuidado sobre isso, pois terá uma influência significativa sobre o quanto pode ter de empréstimo mensal.

5. Comece a procurar a sua propriedade ideal para rentabilizar

A melhor forma de pesquisar pela maioria das coisas hoje em dia é através da internet. Porque muitos sites, como o Idealista têm milhões de propriedades, que podem facilmente ser exploradas por zonas.

Ou então vá pelo caminho mais tradicional, contactando agências imobiliárias locais. Também poderá dar umas voltas de carro pela zona onde gostaria de investir e procurar placas de venda no exterior das propriedades.

6. Faça um esforço financeiro

Embora seja importante considerar o quanto pode pagar, pode querer considerar esticar inicialmente o orçamento, se achar que tem um futuro estável e que provavelmente terá lucros futuros mais elevados, como é o caso da maioria das pessoas. Porque depois de fazer as renovações iniciais, é provável que depois disso só tenha que fazer melhorias pontuais.

7. Pense num bom negócio

Considere fazer um bom negócio num imóvel para arrendar se estiver com um orçamento apertado. Por exemplo, uma propriedade perto de uma estrada barulhenta será mais barata se for menos atraente. Mas, se uns vidros triplos resolverem isso, então pode ser uma boa opção. Da mesma forma, os imóveis próximas das escolas também são barulhentos durante o tempo de aulas. No entanto, se o arrendar a profissionais que raramente estejam em casa durante o dia, pode conseguir uma pechincha.

8. Foque-se no essencial

Ao ver uma propriedade que possa precisar de alguma ajuda em termos de gosto e estilo, verifique se é uma propriedade terrivelmente projetada ou apenas uma propriedade muito mal decorada.

Isto porque as lareiras feias e os esquemas de cores berrantes podem ser alterados de forma relativamente económica. Até numa cozinha se pode colocar portas novas nos armários e substituir as superfícies sem que haja um grande golpe no seu orçamento. Porque o que é muito mais difícil de mudar são os corredores e os quartos estreitos. Também verifique se há espaço, se quiser aumentar o imóvel mais tarde. E tenha em mente que uma extensão de um apartamento é a maneira mais barata de criar mais espaço.

9. Saiba tudo o que puder sobre um imóvel

É surpreendente como algumas pessoas fazem poucas perguntas ao vendedor ou seu representante. Costuma-se fazer perguntas triviais ou muito poucas. Há tantas perguntas importantes que se podem fazer, que vale a pena fazer um guia sobre isso.

Enquanto tem o tempo do vendedor durante uma visita, descarte algumas dessas perguntas muito importantes. Algumas perguntas podem alertá-lo sobre possíveis problemas ou poderá até encontrar algum detalhe de informação que o pode ajudar a obter um preço melhor.

  • Porque é que o proprietário está a vender?
  • O que está incluído no preço?
  • Há quanto tempo os proprietários moram aqui?
  • Tem vizinhos barulhentos?
  • Há quanto tempo o imóvel está no mercado?
  • Qual é a idade do imóvel?
  • Quando é que a caldeira foi instalada?
  • Quando foi a última vez que a caleira teve manutenção?
  • Quanto é o IMI?
  • Qual é a classificação de desempenho energético?
  • Os vendedores fazem parte de uma cadeia empresarial?
  • Os vendedores têm um preço mínimo de aceitação?

10. Comprar a propriedade ideal para rentabilizar: Seja paciente

Lembre-se de que fazer um investimento tão importante provavelmente não irá acontecer da noite para o dia, por isso, tenha paciência com o processo.

Encontrar a propriedade ideal para arrendar em 10 passos: A não esquecer

Então aqui está um resumo rápido de nossas dicas:

  • Nunca se esqueça da importância de um local atraente para o seu potencial inquilino, sejam ligações locais aos transportes públicos ou comodidades locais, tais como lojas e escolas, se quiser alugar a casa a uma família.
  • Antes de começar a pesquisar, obtenha uma simulação de hipoteca de um banco, para que saiba qual é o seu orçamento antes de começar a procurar.
  • Considere as coisas essenciais que a sua propriedade ideal para rentabilizar deverá ter, assim como as menos necessárias, para pesquisar com mais eficiência.
  • Considere os objetivos a longo prazo para a sua propriedade ideal para rentabilizar. Isso é vital para qualquer investimento e permitir-lhe-á escolher um prazo e um orçamento de hipoteca alinhados com os seus planos futuros.
  • Pesquise na Internet ou visite agentes imobiliários locais ou ainda, se tiver uma determinada zona em mente, dê uma volta para ver as potenciais propriedades à venda que gostaria de ver.
  • Considere apertar o cinto nos primeiros anos do seu investimento.
  • Poderá obter uma pechincha se escolher com cuidado. Procure propriedades mais baratas devido a uma desvantagem com a qual os seus inquilinos provavelmente não se incomodarão.
  • Ao visitar uma propriedade, considere as coisas que poderá mudar de forma rápida e barata e as coisas que não pode mudar.
  • Ao visitar um imóvel, veja as nossas principais perguntas que deve fazer ao vendedor.
  • Tenha um pouco de paciência. Esta é uma grande decisão e um investimento significativo.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS