Comprar casa para arrendar - Guia para 2023

Este guia sobre comprar casa para arrendar irá explicar-lhe tudo o que há para saber sobre este tipo de investimento, incluindo o que é a compra de propriedades para arrendamento, as suas vantagens, e como começar. Se está a considerar juntar-se aos muitos investidores de casas para arrendar, deve ter uma boa noção do que se está a propor fazer.

O mercado imobiliário de arrendamento em Portugal continua a apresentar oportunidades, tanto para os novos proprietários como para os proprietários já experientes. Devido à geração de rendimentos consistentes, continua a ser uma oportunidade de investimento atrativa.

No entanto, se quiser investir numa propriedade, isso vem com a sua justa quota-parte de desafios, especialmente se o governo criar novas leis ou alterar o sistema fiscal.

O que é a compra para arrendamento?

A compra para arrendamento ou Buy-to-let (BTL) é um tipo popular de investimento imobiliário em que um investidor compra um imóvel residencial com o objetivo de o arrendar.

Para a maioria das transações de casas para arrendar, o proprietário pode exigir uma hipoteca buy-to-let, um tipo de hipoteca para este fim específico. No caso de uma conversão de habitacional para licença turística, o emprestador da hipoteca deve estar ciente desta mudança.

Quais são as vantagens de comprar casa para arrendar?

Há alguns aspetos positivos que vêm com o investimento numa propriedade para arrendar, e os mais importantes são mencionados abaixo:

  • Fonte de rendimento estável: Os investimentos em casas para arrendamento são um dos mais simples e com mais procura. Uma vez que a habitação é uma necessidade básica e é frequente as pessoas não terem dinheiro para comprar uma casa, é mais fácil encontrar inquilinos, cujas rendas servirão de rendimento e pagarão a hipoteca do imóvel.
  • Múltiplas fontes de rendimento: Um investimento imobiliário permite-lhe ganhar de múltiplas formas. O rendimento consistente do arrendamento que obtém dos inquilinos é uma das principais formas. Outra é a valorização do capital investido.
  • Oportunidade a longo prazo: Comprar casa para arrendar é relativamente seguro a longo prazo. Embora os preços possam flutuar devido a diferentes fatores, deverá ainda assim haver uma valorização monetária ao longo de um período de tempo.

Como começar a investir em imóveis para arrendamento?

Se já decidiu comprar casa para arrendar, mas não sabe como começar, não se preocupe. Vamos explicar-lhe o que precisa de considerar e preparar enquanto se aventura num investimento imobiliário buy-to-let.

Localização da propriedade 

A localização da casa para arrendar é essencial e deve-se considerar o rendimento esperado, potenciais inquilinos, e estilo de gestão.

Alguns locais irão, em princípio, gerar mais rendimentos do que outros, mas tenha em mente que os preços dos imóveis também serão diferentes segundo a sua localização.

Se pretende gerir o imóvel por conta própria, a casa deve ser perto do local onde vive. Isto pode, contudo, não ser uma preocupação, se entregar o imóvel a uma empresa de gestão de imóveis.

Potenciais tipos de inquilino

Também é uma boa ideia considerar arrendar a um grupo específico de inquilinos, e isto acabará por afetar a sua localização e tipo de propriedade. Isto porque cada tipo de inquilino tem necessidades particulares que poderá ter de satisfazer se os visar.

Por exemplo, visar estudantes requer que se obtenha uma propriedade mais próxima das instituições de ensino, enquanto que o arrendamento a famílias exigirá um tipo de propriedade com um espaço mais amplo. Os profissionais jovens podem preferir a estética ao espaço.

Tipo de casa para arrendar

Dependendo do seu orçamento, tempo e outras metas, deverá escolher um tipo de propriedade que o ajude a atingir os seus objetivos. Relativamente ao rendimento do arrendamento, as casas com licença de ocupação múltipla (HMOs) são as mais lucrativas para os senhorios.

As HMOs são propriedades onde os inquilinos podem partilhar os mesmos espaços, tais como cozinhas, casas de banho e salas de estar, mesmo que não se conheçam previamente. Estes imóveis geram mais rendimentos do que outros tipos de propriedades, mas requerem uma maior gestão e são especialmente regulamentados.

Pode consultar o site oficial do governo para saber mais sobre licenças e outras coisas que precisa de tratar.

Comprar a propriedade como empresa

Devido aos benefícios fiscais que acompanham, mais investidores estão a optar pela compra de propriedades como empresas. 

Se criasse uma empresa de responsabilidade limitada para comprar o seu imóvel BTL, teria de pagar apenas o imposto sobre os lucros de 21%, em vez de pagar 14,5% a 48%, dependendo do seu escalão de IRS.

Se não constituir empresa, terá de declarar os seus rendimentos provenientes do arrendamento num relatório fiscal de autoavaliação.

Quais são as taxas e impostos ao comprar casas para arrendar?

Os proprietários das casas compradas para arrendar têm de pagar determinados impostos e taxas. Incluem o imposto sobre o arrendamento, embora possam deduzir taxas de agentes, faturas de serviços públicos, IMI, taxas de seguros de edifícios, certos custos de manutenção, etc.

Então, vale a pena comprar casa para arrendar em Portugal?

A resposta curta é sim. As propriedades para arrendar serão sempre procuradas. De facto, um inquérito revelou que será esse o caso durante muito tempo.

O investimento em imóveis para posterior arrendamento continua a valer a pena porque ainda apresenta uma fonte de rendimento consistente para os proprietários de casas. Pode também reduzir os seus impostos através da criação de uma sociedade limitada, entre outros métodos.

Comprar casa para arrendar – Guia para 2023: A não esquecer

Deve ter em conta que, como senhorio, há certas responsabilidades que deve assumir. Algumas delas são os requisitos essenciais do governo, enquanto outras envolvem garantir que a sua propriedade é segura para os inquilinos.

  • Desde que cumpra todos os regulamentos importantes, não deverá ter problemas em obter rendimentos consistentes do seu investimento imobiliário desde a compra até à venda.
  • A localização do investimento imobiliário buy-to-let é essencial, e deve-se considerar o rendimento esperado, os potenciais inquilinos, e o estilo de gestão, assim como os potenciais tipos de inquilinos.
  • Dependendo do seu orçamento, tempo e outras metas, deverá escolher um tipo de propriedade que o ajude a atingir os seus objetivos.
  • Devido aos benefícios fiscais, cada vez mais investidores estão a optar pela compra de propriedades como empresa.
  • Os proprietários de casas para arrendar têm de pagar determinados impostos e taxas.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS