Senhorio de sucesso e suas características

Esperamos que, se já leu blogs anteriores, saiba que ser um senhorio de sucesso é muito mais do que fazer um bom negócio de hipoteca, encontrar um inquilino e sentar-se a contar o dinheiro ao fim do mês.

É um negócio como outro qualquer, mas acarreta significativamente mais riscos do que a maioria das empresas. Se der problemas, ficará numa situação difícil e possivelmente com várias propriedades vazias, sendo responsável por pagar várias hipotecas. E se violar os regulamentos, poderá acabar legalmente em maus lençóis. Portanto, há muito mais oportunidades que têm consequências menos sérias.


Os proprietários bem sucedidos têm várias características que os tornam eficazes na gestão de um portefólio de propriedades. Mesmo que esteja apenas a começar com a sua primeira propriedade, são coisas que pode aprender e que lhe serão úteis no futuro.

Profissionalismo

É uma ótima ideia cultivar relacionamentos amigáveis com os clientes. Mas lembre-se de que eles não são seus amigos – eles são seus clientes. Se um inquilino pensa que vocês são amigos, é muito mais provável que se aproveite disso e se torne negligente com o pagamento da renda.

Respeito

Também é importante manter sempre o respeito. Pode ter inquilinos mais jovens, que não o tratam com respeito. Estes podem ligar com uma voz irritada porque a máquina de lavar avariou, comportando-se como se você tivesse ido pessoalmente estragar o eletrodoméstico, sabendo que o uniforme escolar do filho dele estava lá dentro. Se eles forem desrespeitosos, não retribua essa falta de respeito.

Ao comportar-se com respeito, entender e lidar com a questão, significa que da próxima vez eles perceberão que a sua irritação não fez sentido. Quando as pessoas são gentis perante o desrespeito, a parte desrespeitosa muitas vezes se sente profundamente envergonhada do seu comportamento. Embora isto seja uma lição de vida para todos nós, certamente é muito aplicável para ser um senhorio de sucesso.

Integridade

É fácil ser um mau proprietário. Pode, por exemplo, enganar os inquilinos ao mudar de casa e nunca mais responder a uma solicitação de reparação. Afinal, você pode economizar tempo e dinheiro, então porque não?

No entanto, se não gostaria de ser tratado dessa forma e ter um mínimo de integridade, irá tratar bem os seus inquilinos. Se mostrar pouca consideração por um inquilino, eles farão o mesmo consigo. Vão mudar-se, entrar possivelmente em contacto com as autoridades locais, parar de pagar a renda e provavelmente mostrar pouco respeito pela sua propriedade também. Se você não mostrar integridade para com os seus inquilinos e o seu negócio de forma eficaz, embora possa economizar a curto prazo, estará sempre a ter uma elevada rotatividade de inquilinos, o que fará com que perca dinheiro a ongo prazo.

Comunicação clara

Uma comunicação clara é fácil de conseguir. Mas se não comunicar de forma clara e agradável, corre o risco de afastar os seus inquilinos e eles se irem embora. Se os seus inquilinos lhe ligarem com alguma preocupação, certifique-se de responder em tempo útil.

Além disso, se estiver a planear fazer uma inspeção ou uma reparação, certifique-se de enviar um e-mail, ligar ou enviar uma mensagem de texto. O simples envio de um e-mail sem resposta não é um indicador de que os seus inquilinos receberam e leram a comunicação. Aparecer, sem o conhecimento deles, provavelmente levará a problemas, porque seria, no mínimo, irritante para os seus inquilinos.

Compreensão

Ser compreensivo é essencial se quiser criar contratos de arrendamento duradouros. Isso é particularmente importante se o mercado escolhido for o arrendamento de propriedades a pessoas solteiras e/ou com um rendimento mais baixo.

A vida nunca é perfeita. As coisas dão errado e as pessoas têm dificuldades financeiras de vez em quando. Se um inquilino estiver com dificuldades, permitir que ele pague mais tarde e arranjar um plano de pagamento poderá poupá-lo do trabalho caro e desagradável de despejar alguém ou uma família inteira.

O segredo aqui é estabelecer um limite para a sua paciência e compreensão. Nunca permita que o seu inquilino fique mais de um mês sem fazer o pagamento parcial e nunca deixe que os atrasos ultrapassem a marca dos dois meses. Se permitir que os seus inquilinos acumulem dívidas, pode ser muito mais fácil e tentador para eles simplesmente seguir em frente e começar do zero sem as dívidas que têm consigo.

Capacidade de priorizar

Embora muitas pessoas acreditem que um portefólio de propriedades é o caminho para ter um rendimento residual, a menos que tenha um gestor de propriedades, descobrirá que há tantas tarefas para fazer, que precisa de as organizar e estabelecer a ordem pela qual vai tratar das mesmas. Então, a maneira mais fácil de fazer isso é decidir qual a ação que terá o impacto mais desejável e mais importante para si.

Então, que tarefa é a mais extensa e a mais necessária? Ou qual me trará o maior ganho a longo prazo? E qual é o custo de oportunidade perdida em comparação com as outras tarefas? Se puder responder a essas perguntas, saberá qual a tarefa a realizar a seguir.

Organização

A organização é crucial na maioria dos negócios. Poderá achar que há pouco para organizar se tiver apenas uma propriedade. Mas, se o seu objetivo é ter um portefólio de vários imóveis, as coisas sairão facilmente de controle se não tiver sistemas em vigor.

Então, primeiro, precisa das contas e detalhes de cada propriedade e de todas as informações necessárias. No final do ano, precisa de ter certeza de que todos os seus recibos estão disponíveis e fáceis de localizar. Ideias que pode implementar são aplicações para o smartphone como o TinyScanner, que fará cópias de recibos e acordos, que podem então ser facilmente armazenados no seu Google Drive.

Como alternativa, aproveite as vantagens do software de gestão de propriedades baseado na nuvem do Rentila para gerir os seus contratos de arrendamento. tem muitos recursos excelentes, incluindo sistemas de reserva, arquivos digitais para documentos, fotos e recibos. Tem também ajuda para gerir as reparações dos imóveis e até um fórum, onde você fazer perguntas a outros proprietários.

Características de um senhorio de sucesso: a não esquecer

Estas características são úteis para qualquer pessoa na vida ou nos negócios. Mas adote-as no seu negócio imobiliário e tornará a sua vida mais fácil. E terá mais sucesso também.

Então, lembre-se do seguinte:

  • Profissionalismo é o caminho a seguir, portanto, construa um relacionamento, mas nunca perca de vista o facto de que os inquilinos são seus clientes, não seus amigos.
  • Por mais desrespeitosos que sejam os inquilinos, não responda da mesma forma e mantenha a moral mais elevada. Ter discussões é uma má ideia para qualquer pessoa, e você não quer um “inimigo” a viver na sua propriedade. Seja simpático, e com certeza terá um final melhor e será um senhorio de sucesso.
  • Ter integridade é essencial. Certifique-se sempre de tratar bem os seus inquilinos e de que a propriedade esteja sempre mantida de acordo com os padrões. Afinal, é a casa deles.
  • Uma comunicação clara é vital, portanto, certifique-se de usar e-mail, mensagens de SMS e o telefone para comunicar com os seus inquilinos. Desta forma, estarão sincronizados em termos de reparações e agendamentos.
  • Ser compreensivo pode ajudar a salvar os inquilinos se estes passarem por uma fase financeiramente difícil. Esta é uma maneira muito mais barata e melhor do que o despejo.
  • A sua capacidade de priorizar pode muito bem ser testada neste negócio. Pergunte-se a si mesmo um conjunto de perguntas se não tiver certeza do que fazer a seguir.
  • A organização nunca é fácil, mas pode usar aplicações inteligentes e o sistema de gestão na nuvem do Rentila para tornar este negócio muito mais fácil de gerir.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS