coisas que os inquilinos não podem fazer

Como senhorio de uma propriedade independente, tem de encontrar bons inquilinos, estabelecer regras justas e manter toda a gente satisfeita. No entanto, há 5 coisas que os inquilinos não podem fazer durante o arrendamento, e deve estar ciente delas para evitar potenciais dores de cabeça.

É essencial ser muito claro sobre as responsabilidades do inquilino e as atividades proibidas no contrato de arrendamento, para que não haja surpresas no futuro. A última coisa de que precisa é de uma chamada às 2 da manhã sobre canos rotos ou da polícia à porta por causa de uma queixa de ruído!

Continue a ler para se certificar de que cobre todas as bases do seu contrato de arrendamento e define as expetativas corretas. Os seus inquilinos apreciarão a clareza e, assim, evitará problemas no futuro.

Antes de entrarmos em pormenores, eis um breve resumo do que os inquilinos não podem fazer durante o arrendamento:

  1. Alterações ou danos não autorizados na propriedade;
  2. Subarrendar ou ceder o contrato de arrendamento sem consentimento;
  3. Não pagar a renda a tempo;
  4. Fazer barulho e incomodar os vizinhos;
  5. Atividades ilegais nas instalações do imóvel.

Alterações ou danos não autorizados no imóvel

Enquanto senhorio, há certas coisas que os inquilinos não podem fazer sem a sua autorização. As alterações ou danos não autorizados no imóvel estão no topo da lista.

Certamente não vai querer que os inquilinos deitem abaixo paredes ou removam pisos sem pedirem a sua autorização. Renovações significativas como estas podem desvalorizar a propriedade e reduzir o seu controlo sobre o espaço. Também levantam problemas de segurança se não forem efetuadas corretamente.

É melhor estabelecer regras claras no contrato de arrendamento em relação a pequenas alterações. Assim, coisas como pendurar quadros, pintar paredes ou reparações básicas devem exigir aviso prévio e aprovação. Deve especificar os limites do que é permitido, como o número de buracos nas paredes ou os tipos de cores de tinta.

Naturalmente, o desgaste normal é esperado, mas os inquilinos são responsáveis pelos danos causados por negligência. As marcas de queimaduras, os danos causados pela água ou a destruição por animais de estimação devem ser imputados ao inquilino em conformidade. É uma boa ideia fazer inspeções de rotina para verificar o estado do seu imóvel e garantir que tudo esteja bem conservado.

De um modo geral, a comunicação aberta é vital. Estabeleça políticas justas, documente tudo no contrato de arrendamento e resolva os problemas com antecedência. Além disso, facilite o acesso dos inquilinos às suas perguntas sobre o que podem ou não fazer. Se um inquilino ignorar conscientemente as regras, poderá ter de considerar se este é elegível para continuar a residir na sua propriedade.

Embora a gestão de propriedades e de inquilinos possa ser entediante, especialmente se tiver propriedades em vários locais, o nosso software gratuito de gestão de propriedades simplifica as suas tarefas, por isso não deixe de o experimentar.

Subarrendar ou ceder o contrato de arrendamento sem consentimento

Uma das maiores dores de cabeça enquanto senhorio é quando os inquilinos subarrendam ou cedem o seu contrato de arrendamento sem o seu consentimento. Esta é uma das principais causas de preocupação quando se trata de coisas que os inquilinos não podem fazer enquanto arrendam.

O subarrendamento ocorre quando os inquilinos arrendam a sua propriedade a outra parte durante parte do período restante do contrato de arrendamento. Por outro lado, ceder um contrato de arrendamento significa transferir todo o período restante do contrato para outro inquilino. De qualquer modo, estas ações são proibidas, a menos que estejam claramente indicadas no contrato de arrendamento e que o arrendatário as aprove por escrito.

Mas porque é que o consentimento é tão importante?

Em primeiro lugar, deve examinar os novos inquilinos para se certificar de que estes cumprem os seus critérios. Também vai querer inquilinos que cuidem do seu imóvel de forma responsável. Além disso, existem implicações legais, como a garantia de que são assinados os contratos corretos.

É também essencial que esteja ciente de quem está a ocupar a sua propriedade. Um inquilino não autorizado pode recusar-se a pagar a renda ou pode danificar a propriedade, deixando-o com poucos recursos legais.

Se descobrir que os seus inquilinos subarrendaram ou cederam o contrato de arrendamento sem o seu consentimento, tome medidas imediatamente. Envie uma carta formal a explicar que violaram o contrato de arrendamento e que têm de despejar os inquilinos não autorizados ou serão eles próprios despejados. Também pode emitir um aviso de despejo, seguido de uma ordem judicial para recuperar a posse.

Qual é a moral da história?

Examine cuidadosamente os seus inquilinos com antecedência e certifique-se de que o seu contrato de arrendamento proíbe o subarrendamento ou a cessão do contrato sem o consentimento escrito do senhorio. Esteja atento e não hesite em tomar as medidas adequadas se necessário – a sua propriedade e o seu investimento dependem disso!

A Rentila oferece uma forma perfeita de avaliar os inquilinos. Ou seja, a secção Candidatos permite-lhe receber candidaturas para os seus anúncios de imóveis para arrendamento, permitindo um processo de procura de inquilinos mais simplificado.

Não pagar a renda a tempo

O não pagamento atempado da renda é um dos problemas mais comuns enfrentados pelos senhorios. Como senhorio independente, é essencial ter políticas claras que indiquem que esta é uma das coisas que os seus inquilinos não podem fazer durante o arrendamento.

Em seguida, descrevem-se as diferentes medidas que os senhorios podem tomar para evitar que os inquilinos não paguem a renda.

Encargos por atraso de pagamento

Cobrar taxas de atraso razoáveis para desencorajar os inquilinos de lhe pagarem os custos atrasados e com juros. Geralmente, uma taxa de 5% a 10% da renda mensal para pagamentos com mais de 5 a 7 dias de atraso é a norma. Certifique-se de que as taxas de atraso estão claramente indicadas no contrato de arrendamento para que não haja surpresas.

Por vezes, os inquilinos passam por momentos difíceis sem culpa própria. Se um inquilino o abordar com uma explicação razoável do motivo pelo qual se vai atrasar no pagamento da renda e com um plano para a pagar, considere a possibilidade de renunciar à taxa de atraso como cortesia, especialmente para inquilinos de longa duração com um bom historial de pagamentos. No entanto, se os atrasos de pagamento se tornarem um padrão, não hesite em cobrar taxas de atraso para reduzir esse comportamento.

É também uma boa ideia encorajar os inquilinos a estabelecerem uma ordem de transferência bancária permanente para que o pagamento da renda seja automaticamente debitado da conta destes todos os meses, numa data específica. Isto irá ajudar a tranquilizar ambas as partes.

Aviso para pagar ou sair

Se a renda não for paga num determinado número de dias após a data de vencimento (geralmente 5 a 15 dias), emita um aviso formal exigindo o pagamento. Este aviso deve indicar que o inquilino tem 3 a 5 dias para pagar o montante total devido ou sair do imóvel. Poderá ser necessário consultar um advogado para se certificar de que o aviso está em conformidade com os requisitos legais da sua zona.

Despejo

Como último recurso, poderá ter de dar início a um despejo para retirar os inquilinos do imóvel por não pagarem a renda. Este pode ser um processo legal moroso, pelo que deve tentar resolver os problemas de pagamento antes de iniciar o despejo. No entanto, se os inquilinos continuarem a não pagar depois de receberem avisos, poderá ser necessário despejá-los para evitar a perda da renda e danos no imóvel.

A aplicação de taxas de atraso, avisos e, se necessário, o despejo por falta de pagamento da renda ajuda a definir expetativas claras para os seus inquilinos. Embora seja desagradável, tomar as medidas adequadas irá garantir que pode continuar a fornecer habitação aos inquilinos que pagam a tempo. A Rentila oferece-lhe a possibilidade de monitorizar as rendas vencidas ou atrasadas, garantindo que está sempre atento aos incumpridores.

Fazer barulho e incomodar os vizinhos

Como senhorio, uma das queixas mais comuns que pode receber acerca dos seus inquilinos é o barulho para os vizinhos. Música alta, cães a ladrar e sons de renovação são os fatores mais frequentes. Assim, é essencial estabelecer regras claras sobre os níveis e períodos de ruído aceitáveis no seu contrato de arrendamento.

Especifique as horas em que os inquilinos devem reduzir o ruído ao mínimo, como, por exemplo, depois das 22 horas nos dias úteis e à meia-noite nos fins-de-semana. O barulho excessivo durante estas alturas pode perturbar os outros inquilinos e prejudicar o usufruto do seu espaço.

Informe os seus inquilinos de que estas são coisas que os inquilinos não podem fazer durante o arrendamento e que várias queixas de ruído podem resultar em sanções como multas ou até mesmo o despejo para infratores reincidentes ou incomodativos.

Eis algumas abordagens que pode adotar como proprietário de uma casa para reduzir várias formas de ruído:

  1. Música alta: peça educadamente aos inquilinos que baixem o volume das colunas, rádios e outros aparelhos se o volume for audível nos apartamentos vizinhos.
  2. Cães a ladrar: emita um aviso se um cão ladrar durante longos períodos de tempo, especialmente à noite, quando a maioria das pessoas está a dormir. Peça ao inquilino para reduzir o ladrar excessivo antes de ser necessário tomar outras medidas.
  3. Ruído de renovação: Estabeleça limites de tempo para a realização de trabalhos, especialmente para projetos que envolvam ferramentas ou outras atividades ruidosas. Peça aos inquilinos que o informem a si e aos seus vizinhos com antecedência sobre as obras de renovação.

Atividades ilegais nas instalações do imóvel

Há coisas ilegais que os inquilinos não podem fazer durante o arrendamento. O não cumprimento destas restrições pode causar-lhe problemas legais ou afetar negativamente o seu rendimento.

A maioria das atividades ilegais dos inquilinos enquadra-se numa destas duas categorias:

Substâncias ilegais

Os inquilinos não devem, em circunstância alguma, participar em nenhuma das seguintes ações:

  1. Cultivar, fabricar ou vender drogas ilegais nas instalações. Isto inclui cannabis, mesmo que tenha sido legalizada na sua área;
  2. Gerir uma operação de produção de drogas ilegais. Os riscos para a saúde e a segurança são enormes;
  3. Vender medicamentos sujeitos a receita médica ou permitir que sejam utilizadas instalações para os comprar/vender ilegalmente.

Atividades perigosas

Algumas outras atividades que devem ser proibidas no contrato de arrendamento incluem as seguintes:

  1. Armazenar armas de fogo, explosivos ou quaisquer outras armas perigosas na propriedade. Isto representa um risco óbvio para a segurança.
  2. Jogos de azar, prostituição ou qualquer outra atividade criminosa. Não permita que os inquilinos utilizem o arrendamento para fins comerciais ou recreativos ilegais.
  3. Criação de animais de combate, como cães. Isso é ilegal e desumano.
  4. Despejar materiais perigosos, lixo ou outros resíduos na propriedade. Isto pode criar infrações ao código sanitário e problemas legais.

Deixe claro no seu contrato de arrendamento que qualquer atividade ilegal nas instalações resultará em despejo imediato e possível ação judicial. Efetue inspeções regulares para verificar se existem sinais de comportamento ilegal e esteja atento a quaisquer queixas dos vizinhos ou de outras pessoas.

A segurança, a proteção e a utilização legal do seu imóvel arrendado devem ser as principais prioridades. A não prevenção de atividades ilegais pode prejudicar a sua reputação como senhorio e prejudicar o seu negócio.

5 Coisas que os inquilinos não podem fazer: A não esquecer

Aqui tem, uma lista útil de coisas que os inquilinos não podem fazer durante o aluguer. Como senhorio, é essencial estabelecer regras e limites claros para proteger a sua propriedade de investimento. No entanto, tente também manter uma linha de comunicação aberta com os seus inquilinos e abordar quaisquer preocupações de forma direta e respeitosa.

Mantenha-se a par da manutenção da propriedade, resolva os problemas prontamente e pague as rendas a tempo. Faça a sua parte para ser um bom senhorio e, com sorte, os seus inquilinos seguirão o seu exemplo, sendo inquilinos exemplares. E não se esqueça de utilizar o nosso software proprietário para gerir as suas propriedades para facilitar a documentação e a conformidade. Registe-se hoje para começar.

.

Os comentários estão fechados.

Descubra o nosso software de gestão de propriedades online e junte-se à nossa grande comunidade de proprietários. Uma ferramenta simples mas poderosa, usada por milhares de proprietários!

OBTENHA A SUA CONTA    GRÁTIS