# Amortizações

Algumas despesas constituem encargos amortizáveis dedutíveis nos impostos. A amortização corresponde à perda de valor de um bem ao longo de um determinado período. Todos os anos é possível deduzir o valor dessa perda.

Para registar uma amortização, siga estes passos a partir da secção “Finanças”:

1. Clique em “Adicionar despesa”.
2. Escolha o tipo “Amortissements” (amortizações).
3. Selecione a duração da amortização.
4. Guarde as informações clicando em “Guardar”.

O Rentila utiliza o método da amortização linear. Este método distribui uniformemente o custo ao longo do período de amortização. A fórmula de cálculo é: Amortização anual = Valor da despesa / Duração da amortização.

<div class="alert alert-info">
<p><span class="lead">Exemplos de duração de utilização</span></p>
<p>Eis alguns exemplos de duração de utilização que pode aplicar às despesas amortizáveis:</p>
<ul>
<li>Estrutura: 75 anos</li>
<li>Fachada: 75 anos</li>
<li>Instalação elétrica: 30 anos</li>
<li>Estanquidade (janelas): 25 anos</li>
<li>Cobertura: 25 anos</li>
<li>Aquecimento: 20 anos</li>
<li>Canalização: 20 anos</li>
<li>Acabamentos interiores: 12 anos</li>
<li>Obras: 10 anos</li>
<li>Cozinha equipada: 10 anos</li>
<li>Eletrodomésticos: 5 anos</li>
<li>Mobiliário: 5 anos</li>
<li>Outros pequenos equipamentos: 5 anos</li>
</ul>
<p><span class="lead">Exemplos de cálculo</span></p>
<p>Para calcular a amortização de uma cozinha equipada de 10 000 € ao longo de um período de 10 anos, pode utilizar o método da amortização linear. Este método distribui uniformemente o custo ao longo do período de amortização. Eis como o pode calcular:</p>
<ul>
<li>Valor base da despesa: 10 000 €</li>
<li>Duração da amortização: 10 anos</li>
<li>Data de início da amortização: 15 de junho de 2021</li>
</ul>
<p>Para determinar a amortização anual, divida o valor total da despesa pela duração da amortização:</p>
<p>Amortização anual = Valor da despesa / Duração da amortização<br>Amortização anual = 10 000 € / 10 anos<br>Amortização anual = 1 000 € por ano</p>
<p>Assim, amortizará 1 000 € por ano durante os 10 anos seguintes a 15 de junho de 2021. Isto significa que, no ano de 2021 (ano de início), amortizará uma parte dos 1 000 €, calculada pro rata. A fórmula de cálculo para o primeiro ano é: Valor base x Taxa x (Tempo/360). No caso do exemplo: 1 000 € x 100 % x ((16 + 30 + 30 + 30 + 30 + 30 + 30) / 360) = 544,44 €</p>
<p>Em cada ano seguinte, até 2031, amortizará igualmente 1 000 €.</p>
</div>

---

https://www.rentila.pt/support/depreciation
